Carta do Comitê de Afiliações

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Affiliations Committee Charter and the translation is 93% complete.

A versão em inglês foi aprovada por um WMF Board Resolução em 20 de agosto de 2012. Quaisquer traduções são fornecidas apenas para fins informativos.

Propósito do Comitê de Afiliações

O objetivo do Comitê de afiliações ("Committee") é aconselhar e fazer recomendações para a Wikimedia Foundation Board of Trustees ("Board") sobre o reconhecimento e a existência de Capítulos nacionais e subnacionais, organizações temáticas e usuário Grupos (doravante conjuntamente referidos como "Afiliadas").

Associação

  1. O Comité deve ser composto de pelo menos cinco e não mais de quinze membros votantes e um número indeterminado de conselheiros sem direito a voto.
  2. Um membro ou conselheiro será nomeado para um mandato com a duração de 2 anos, um período que pode ser prorrogado até que conclui o processo de seleção para a substituição de um membro.
  3. Membros e conselheiros são nomeados pelos membros do Comitê de sessão.

Não há nenhum número máximo de termos que um conselheiro ou membro é permitido para servir.

  1. Seleções para adesão e posições consultivos deverão ser realizadas a cada 12 meses.
  2. A Comissão deverá ser presidida por um Presidente, nomeado pela resolução do Comitê e deve servir para um mandato de um ano. Um vice presidente também é nomeado pelo Comité e deve servir para um mandato de um ano, para ficar no lugar do Presidente conforme necessário.
  3. As regras exatas na composição, processo de seleção e comprimento dos termos dos membros da Comissão devem ser definidas em seu Regras de procedimento.

Responsabilidades

O Comitê será responsável por fazer recomendações ao Conselho relativas ao reconhecimento e aprovação de novos afiliados, sob a resolução aprovada pelo Conselho de Curadores em 31 de março de 2012, bem como para facilitar a criação dessas organizações.

  1. Especificamente, as responsabilidades do Comitê devem incluir:
    1. Guiando emergentes afiliados através de seu processo de fundador, ajudando com a elaboração de leis e outros documentos internos;
    2. Fornecendo orientação e apresentações na resolução marca técnica, comum, administrativa e questões de construção da Comunidade, que possam surgir durante o processo de reconhecimento e incorporação;
    3. Aconselhando e emergentes associados em projetos de consultoria são planejamento e transferência de aprendizagem das outras filiais que tiveram programas similares;
    4. Solicitando do Board uma alocação de fundos como parte do processo de plano anual para cobrir suas despesas (incluindo bolsas de estudo) de funcionamento e bolsas sob sua responsabilidade em conformidade com os procedimentos estabelecidos abaixo;
    5. Respondendo perguntas sobre o que a Wikimedia Foundation espera das filiais e sobre o que as filiais podem esperar da Wikimedia Foundation;
    6. Fornecendo ajuda geral e conselhos para a melhor capacidade de membros da Comissão sobre qualquer questão decorrente não abrangido por uma das subalíneas acima;

O Comitê também será responsável por assegurar a representação em todo o mundo do movimento Wikimedia em estreita cooperação com os afiliados e para facilitar o fluxo de informações entre filiais e a Wikimedia Foundation; O Comitê será uma fonte de informações para qualquer indivíduo ou grupo interessado no lado organizacional do movimento Wikimedia; O comitê irá fornecer conselhos, quando solicitada, sobre questões relativas à filiais ou afiliadas futuras;

  1. O Comitê será, mediante informações ou provas recebidas, investigar o status das filiais e se necessário, recomendar uma mudança ou remoção do status da filial para o Board of Trustees.

Reuniões e Processo

  1. O comité reúne-se em tal vezes e coloca como ele determina, sob a forma de uma reunião regular ou outros significa (wiki, lista de discussão, etc.). A termo "a reunião" refere-se tanto para reuniões virtuais e físicas.
  2. As ações efetuadas pelo Comité geralmente assume a forma de uma resolução. Será considerada uma resolução adotada, uma vez que a maioria dos membros votantes do comitê votou a favor.
  3. A Comissão cumprirá as suas responsabilidades, especialmente seu papel na educação das comunidades Wikimedia sobre status de filial e mentores emergentes afiliadas, em tal lugar, incluindo mas não limitado a online, espaços, como o Comitê pode determinar.
  4. Comitê nos esforçaremos para melhoria contínua de seu trabalho, avaliando seus métodos e procedimentos anualmente, compilando um relatório anual de suas atividades e apresentar um orçamento solicitar que garante que a Comissão é capaz de cumprir as suas responsabilidades.
  5. As regras exatas de propor resoluções, tendo votos e outros aspectos de organização interna da Comissão devem ser definidas em seu Regimento.

Despesas, bolsas de estudo e subvenções de funcionamento

O Comitê deve seguir estes procedimentos com relação a suas despesas operacionais (incluindo bolsas de estudo) e a autorização de subvenções para atividades abrangidas no âmbito das suas responsabilidades:

O Comité pode solicitar uma alocação de recursos para cobrir suas despesas operacionais (incluindo bolsas de estudo) e subsídios para cair sob as suas responsabilidades como parte do processo de plano anual de atividades e, em caso afirmativo, deve apresentar um orçamento proposto para apoiar seu pedido ao Diretor Executivo da Wikimedia Foundation em um tempo determinado pelo Diretor Executivo.

  1. O Diretor executivo transmitirá o pedido do Comité como parte do plano anual de proposta da Wikimedia Foundation e podem fornecer comentários sobre o pedido e seu orçamento proposto, incluindo recomendações conforme apropriado.
  2. Baseia a pedido da Comissão e a apresentação do diretor executivo, o Conselho pretende autorizar o Diretor Executivo para fornecer determinado financiamento ao Comité para suas despesas operacionais (incluindo um seleto número de bolsas de estudo conforme apropriado) consistente com o plano anual aprovado e o orçamento.
  3. Com base na solicitação da Comissão e a apresentação do diretor executivo, o Conselho pretende fazer uma atribuição de financiamento a ser administrado pelo programa de bolsas de WMF de acordo com o processo de revisão regular do programa concede, duas diligências e procedimentos de tomada de decisão para apoiar bolsas para atividades sob a responsabilidade da Comissão, com estas condições: (1) não há limites mínimos no montante do financiamento solicitado serão instituídos pelo programa concede sob esta atribuição; (2) um limite máximo anual de US$5.000 deve estar em vigor em relação a qualquer pedido de financiamento por uma única entidade ou pessoa para o programa de subsídios sob esta atribuição; e (3) o programa de subvenções devem dar o respeito a qualquer pedido de financiamento sob esta atribuição que é endossado pelo Comitê.