Wikimedia Foundation elections/Board elections/2009/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
As eleições terminaram no dia 10 de agosto de 2009. Não serão aceitos mais votos.
Os resultados foram anunciados no dia 12 de agosto de 2009.
2009 board elections
Organização

As Eleições para a Board of Trustees de 2009 serão realizadas entre 28 de julho e 10 de agosto de 2009. Os membros da comunidade Wikimedia têm a oportunidade para eleger três candidatos para um mandato de dois anos, que terminará em 2011. O Board of Trustees é o principal corpo governante da Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos, estabelecida sob a provisão 501(c)(3) nos Estados Unidos. A Wikimedia Foundation mantem diversos projetos como a Wikipédia e Commons.

As eleições terão lugar, de maneira segura, nos servidores da Software in the Public Interest. Os votos serão secretos e apenas serão visíveis para poucas pessoas que têm o papel de fazer a auditoria e a contabilização de votos nas eleições. O votantes serão submetidos a um ranqueamento pelo numero de candidatos. Os votos serão escrutinados usando o método Schulze para classificar os candidatos baseados no número de votantes que preferir aquele candidato em relação aos outros candidatos.

O Comitê Eleitoral tem a intenção de anunciar os resultados até o dia 12 de agosto. Resultados detalhados serão disponibilizados. Todos os horários desta página referem-se às 00h00min (meia noite) UTC.

Informação para os votantes[edit]

Requisitos[edit]

Você pode votar a partir de qualquer conta registrada da qual seja dono(a) numa wiki da Wikimedia (só poderá votar uma única vez, indiferentemente de quantas contas possuir). Para se qualificar para votar, a conta deverá:

  • não estar bloqueada; e
  • não ser um bot; e
  • ter efetuado no mínimo 600 edições antes de 1 de junho de 2009 nas wikis da Wikimedia (edições em várias wikis podem ser combinadas se as suas contas estiverem unificadas numa conta global; e
  • ter efetuado pelo menos 50 edições entre 1 de janeiro e 1 de julho de 2009.

Exceções especiais: os seguintes poderão votar mesmo que não obedeçam aos requisitos acima indicados:

  • Administradores dos servidores da Wikimedia com acesso shell;
  • Trabalhadores assalariados da Wikimedia Foundation que tenham começado as suas funções nos escritórios antes de 1 de março de 2008;
  • Atuais ou anteriores membros do Board of Trustees.


Como votar[edit]

Se você for elegível para votar:

  1. Leia as apresentações dos candidatos e decida qual deles irá apoiar.
  2. Dirija-se à página "Special:Securepoll" existente numa wiki em que esteja qualificado para votar. Por exemplo, se for mais ativo em meta.wikimedia.org/, dirija-se à página meta.wikimedia.org/wiki/Special:Securepoll.
  3. Siga as instruções constantes nessa página.

Informação para os candidatos[edit]

Uma descrição detalhada das responsabilidades de um membro do Board of Trustees pode ser encontrado no Manual do Board of Trustees.

Responsibilidades como membro do Board[edit]

Ser membro do Board de uma organização pequena como é a Wikimedia Foundation, que enfrenta inúmeros desafios, pode consumir muito tempo. A posição é voluntária e não é paga. Não se espera que os membros do Board tragam dinheiro pessoal para a organização, mas a sua ajuda em angariar fundos é bem-vinda.

Espera-se que os membros do Board atendam três a quatro reuniões por ano, frequentem a Wikimania (a nossa conferência anual) e atendam outras reuniões e votações online planejadas. O Board comunica de forma intensiva via e-mail, wiki e IRC. Membros individuais participam ocasionalmente em reuniões estratégicas com outras organizações e companhias, relatando os resultados ao Board e pessoal.

Espera-se o envolvimento dos membros do Board em determinadas atividades (tais como angariação de fundos, Wikimania ou auditorias) e que ajudem na redação de políticas, contratos e resoluções em tais tópicos.

O Board of Trustees ideal é uma mistura de diferentes competências: é composto por líderes e pensadores que vejam o quadro global, veteranos de associações sem fins lucrativos com experiência em contabilidade ou experiência legal, peritos em angariações de fundos e figuras públicas. É culturamente diverso, espelhando a diversidade encontrada em comunidades dos projetos da fundação. Leva a sério a direção corporativa ao mesmo tempo que inspira o pessoal a aspirar a objetivos de longo prazo ambiciosos mas realísticos.

Porque os membros do Board têm deveres por consequência da sua posição, os candidatos que ocupem atualmente posições pagas pela Wikimedia Foundation terão de resignar a essas posições antes de poderem ser eleitos ao Board of Trustees. Isto serve para evitar potenciais conflitos de interesse.

Pré-requisitos para as candidaturas[edit]

Para ser elegível como candidato, você precisa:

  • ter feito pelo menos 600 edições antes de 1 de março de 2009 em qualquer uma conta registrada (edições em várias wikis poderão ser combinadas se estiverem unificadas numa conta global); e
  • ter feito pelo menos 50 edições entre 1 de janeiro e 1 de julho de 2009; e
  • divulgar publicamente seu nome real em sua apresentação de candidatura (porque as identidades dos membros da Board são uma questão de registro público, não sendo possível ter uma posição na Board of Trustees anonimamente ou sob um pseudônimo); e
  • ter mais de 18 anos de idade ou ter maioridade legal em seu país.


Exceções especiais: membros atuais do Board of Trustees podem ser candidatos, independentemente dos requisitos acima referidos.

Como submeter a candidatura[edit]

Se você for elegível, você pode submeter sua candidatura seguindo os seguintes procedimentos:

  1. Escreva um breve resumo de no máximo 1200 caracteres indicando o que você faria se fosse eleito para o Board of Trustees, as suas opiniões e experiências relevantes, e de qualquer outra coisa que você ache que é relevante. Você não pode usar o seu resumo de candidato para fazer link para listas de endosso ou outras páginas de plataforma, e não pode ser concorrer a votação em bloco com outros candidatos.
  2. Submeta seu resumo entre às 00h00 do dia 6 de julho de 2009 (UTC) e às 23h59 do dia 27 de julho de 2009 (UTC). Após o dia 27 de julho, ele não pode ser alterado com exceção de pequenas correções ou traduções. Quaisquer adições apresentadas após esse prazo serão marcadas e apresentadas separadamente do resumo original, e só serão apresentadas aos eleitores se eles forem traduzidos em todas as línguas do resumo original.
  3. Remeta as provas de sua identidade para Cary Bass (coordenador de voluntariado) antes de 27 de julho de 2009. Você será contactado de maneira privada por um membro do Comitê Eleitoral com mais informações sobre estas exigências quando você listar-se como um candidato.

Os candidatos que não cumprirem os requisitos e os prazos acima referidos serão desqualificados.

Organização[edit]

Cronograma[edit]

  • 01–30 de junho de 2009: fase primária de traduções; o subcomitê coordena e promove ativamente as traduções.
  • 06-27 de julho de 2009: submissão de candidaturas.
  • 27 de julho de 2009: prazo final para enviar provas de identidade (atraso ou falta de provas desclassificarão a candidatura).
  • 28 de julho de 2009 – 10 de agosto de 2009: eleições.
  • 10-12 de agosto de 2009: checagem dos votos.
  • 12 de agosto de 2009: publicação dos resultados.