Brazil Program/Education program/Communication/Brochure2012

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

CAPA: Programa Wikipédia no Ensino[edit]

Wikipédia: acesso ao conhecimento livre[edit]

A Wikipédia é uma enciclopédia repleta de conteúdo educativo que está disponível a todos de forma gratuita e livre de publicidade. O projeto começou em 2001 e rapidamente se tornou uma das dez páginas mais procuradas na Web. Trata-se da maior e mais popular obra de referência geral da Internet.

A Wikipédia é construída por uma comunidade global de voluntários estimulados pela missão de fornecer acesso livre à soma de todo o conhecimento humano. O projeto é operado pela Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos criada em 2003 por Jimmy Wales, o fundador da Wikipédia.

Por que a Wikipédia é tão importante para o Brasil?[edit]

Nos últimos anos, o Brasil apresentou avanços significativos na expansão do acesso à Internet e no uso de telefones celulares. O país abriga hoje a maior população de usuários da Internet na América Latina e a quinta maior do mundo.

No entanto, a quantidade de informação disponível na Wikipédia em português fica muito aquém de outras em diferentes idiomas. Cerca de 1.500 editores ativos contribuem com os 738.000 verbetes da Wikipédia em português para 290 milhões de pessoas que falam o idioma. Em comparação, os 278 milhões de pessoas que falam russo têm acesso a mais de 863.000 verbetes, mantidos por 4.300 editores ativos. A diferença é ainda maior quando se compara a Wikipédia em português com a em inglês, que tem 3,9 milhões de verbetes e 33.000 editores ativos.

O processo de planejamento estratégico da Wikimedia Foundation em 2010 identificou o Brasil como prioridade para ajudar a catalisar o crescimento do projeto e assumiu o compromisso de investir no Brasil ao longo do seu plano estratégico de cinco anos.

Desde 2010, a Wikimedia Foundation vem fazendo parcerias com universidades dos Estados Unidos, Índia, Canadá e Egito para incorporar a edição de verbetes da Wikipédia no currículo escolar. Em 2011, professores da UNIRIO e da UNESP começaram a trabalhar no programa e, em 2012, a Wikimedia Foundation o expandiu com um piloto envolvendo cinco professores da USP, da UNIRIO, da UFRJ e da UNESP, onde os alunos criaram verbetes de alta qualidade sobre temas relacionados a seus cursos para a Wikipédia em português. As turmas participantes contribuíram para melhorar o conhecimento acessível ao público na língua portuguesa sobre uma grande variedade de assuntos.

A ideia por trás do Programa Wikipédia no Ensino é poderosa e simples: os alunos escrevem verbetes para a Wikipédia em vez de trabalhos tradicionais de cada período. Dessa forma, os alunos atingem um grande público em todo o mundo, em vez de apenas uma pessoa (seu professor), o que lhes dá uma sensação maior de realização, já que o trabalho continuará acessível depois da conclusão do curso. A Wikimedia Foundation apoia os professores e os alunos e os “Embaixadores da Wikipédia” treinados estão disponíveis para ajudar os participantes do programa quando eles navegam pela primeira vez na Wikipédia para escrever seus verbetes.

Benefícios da participação no programa[edit]

(1) Melhorar a quantidade e a qualidade do conhecimento livre disponível em português

A ideia da Wikipédia é oferecer acesso livre à soma de todo o conhecimento humano a todas as pessoas no mundo todo, e seus alunos podem ajudar ainda mais essa missão, contribuindo com a Wikipédia em português. Os alunos do piloto no Brasil trabalharam em verbetes nas áreas de história, sociologia, física e política pública, o que significa que agora há mais informações sobre todas essas áreas disponíveis livremente.

(2)  Impacto do trabalho dos alunos

O trabalho dos seus alunos será lido pelos milhares de falantes de português no mundo todo. Quando as pessoas pesquisarem na Internet para obter informações sobre suas áreas, o trabalho de seus alunos será um dos primeiros resultados, uma vez que eles estão contribuindo para a Wikipédia.

(3) Melhores habilidades de pesquisa e redação para os alunos

Sabemos que o uso da Wikipédia como ferramenta de ensino oferece uma série de oportunidades aos alunos. Eles aperfeiçoam suas habilidades de pesquisa, melhoram suas habilidades de redação e aprendem a trabalhar em colaboração usando o software Wiki, uma ferramenta com o uso crescente em ambientes educacionais e empresariais. Nas tarefas de tradução, os alunos escrevem textos com um impacto real no mundo. Esses fatores tornam muito atraente para as instituições de ensino explorar o uso da Wikipédia como uma ferramenta de ensino.

(4) Alunos mais motivados e mais participativos

As universidades e faculdades que participarem deste programa irão motivar o interesse dos alunos na sala de aula. Os alunos que editam a Wikipédia relatam maior envolvimento com as atividades. Eles se empolgam com o público global que terá acesso ao seu trabalho e se sentem motivados com a possibilidade de criar um recurso de conhecimento público que será útil para outras pessoas e que irá durar muito além do seu período escolar.

(5) Recursos educacionais abertos

Os materiais impressos (por exemplo, modelos de planos de aula, atividades de aprendizagem, guias de edição da Wikipédia), on-line e em vídeo apoiam as atividades de ensino atuais e estão disponíveis para reutilização, com ou sem modificação, em aulas futuras. A Wikimedia Foundation fornece todos esses materiais livremente.

(6) Comunidade internacional

Os alunos farão parte da grande comunidade Wikimedia, com seus voluntários de dezenas de países e mais de 200 idiomas ao redor do mundo. Esta é uma grande oportunidade para os alunos interagirem com uma comunidade global. A comunidade Wikimedia organiza diversos eventos internacionais e regionais, como a Wikimania, que reúne, cada ano numa nova cidade, centenas de voluntários vindos de todo o mundo, para trocar informações sobre seus projetos e seu entusiasmo pelo conhecimento livre!

Citações[edit]

“Torna-se cada vez mais evidente o papel da Wikipédia nos dias de hoje como elemento de difusão do conhecimento. Além disso, o processo de edição da enciclopédia por estudantes universitários nos moldes do Programa Wikipédia no Ensino pode levar o processo de avaliação, que ao menos em disciplinas de Exatas tende, quase invariavelmente, a testar tão somente a capacidade do aluno em fazer cálculos, a outro patamar, mais profundo e efetivo. Ao editar um verbete em formato enciclopédico, exige-se do estudante a habilidade adicional de expor ideias de forma clara e apresentar conceitos de maneira estruturada.”

—  Edivaldo Moura Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

“De longe, aprender a interpretar textos e escrever de forma clara e concisa com suas próprias palavras, com referências, foi o aspecto mais positivo da atividade. A Wikipédia ajudou os alunos a compreender o quão difícil e importante é processar a informação como texto claro e objetivo, corretamente referenciada e apresentada.”

—  Juliana Bastos Marques, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Contato[edit]

Se estiver interessado em participar do nosso programa, envie um e-mail para educacao@wikimedia.org. Para obter mais informações, acesse: http://educacao.wikimedia.org