Chamada aos Professores para o Programa Wikipédia no Ensino

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to: navigation, search
Wikipedia na Universidade.svg
Aos professores e professoras das universidades brasileiras:

"Imagine um mundo onde todos seres humanos compartilhem livremente a soma de todo o conhecimento."

Esse é o lema da Wikipédia, enciclopédia livre colaborativa e quinto site mais acessado no mundo. Compartilhar o conhecimento construído e transmitido nas universidades com o mundo além das salas de aula é sonho de muitos professores e professoras que se dedicam cotidianamente à educação. Para atingirmos esses objetivos, nós precisamos de sua ajuda.

A Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos responsável pela Wikipédia, está atuando no Brasil em parceria com universidades e as comunidades Wikimedia Brasil e Wikimedia Portugal para desenvolver o Projeto Wikipédia na Universidade, parte integrante do Programa Wikipédia no Ensino, uma iniciativa global que já acontece em países como Estados Unidos, Índia e Egito.

I. Apresentação do Projeto Wikipédia na Universidade[edit]

O projeto tem por objetivo ampliar o alcance do conhecimento produzido nas universidades por meio da melhoria e criação de verbetes da Wikipédia, uma enciclopédia colaborativa construida por voluntários do mundo todo, cujo conteúdo está disponível na Internet a toda e qualquer pessoa.

Ao longo do primeiro semestre de 2012, desenvolvemos um projeto piloto com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com professores das áreas de física, história, políticas públicas e ciências sociais. Tendo em vista a ampliação do programa no segundo semestre de 2012, a Wikimedia Foundation está publicando esta chamada a professores e professoras, para selecionar propostas que se adequem ao propósito do programa e às quais a Wikimedia Foundation poderá apoiar. [Nota 1]

II. Chamada pública[edit]

A presente chamada pública tem por objetivo divulgar o Projeto Wikipédia na Universidade e convidar professores universitários brasileiros a participarem da próxima fase do projeto no segundo semestre de 2012. O prazo para submissão de propostas é o dia 22 de julho de 2012.

A Wikimedia Foundation pretende estabelecer contato com professores e selecionar 8 novos cursos por meio do envio de propostas de interessados em integrar-se ao projeto.

Esta seleção não envolverá repasse de recursos financeiros entre instituições. A Wikimedia Foundation coordenará o programa como um todo, oferecerá apoio institucional e técnico para o desenvolvimento das atividades e atuará criando conexões entre as comunidades acadêmica e wikipedista.

III. Como funciona o projeto[edit]

O professor define um rol de atividades envolvendo a melhoria ou criação de verbetes enciclopédicos na Wikipédia em português para desenvolver com os estudantes em sala de aula. Essas atividades podem ser obrigatórias ou eletivas, mas devem estar inseridas organicamente na disciplina. O professor interessado será chamado a participar de reuniões com a equipe da Wikimedia Foundation no Brasil e de um treinamento que ocorrerá no começo do semestre letivo.

Deve-se ressaltar que verbetes enciclopédicos não devem se confundir com artigos acadêmicos, de natureza e linguagens diferenciadas. A Wikipédia, projeto colaborativo em que qualquer pessoa pode editar, possui regras e pilares. São eles:

  1. A Wikipédia é uma enciclopédia
  2. A Wikipédia rege-se pela imparcialidade
  3. A Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livre
  4. A Wikipédia possui normas de conduta
  5. A Wikipédia não possui regras fixas

A Wikimedia Foundation coordena o conjunto de ações para que o projeto tenha êxito. Ela recruta e capacita Embaixadores da Wikipédia, wikipedistas experientes e estudantes treinados para editar a Wikipédia, que darão suporte ao professores e estudantes presencialmente e online. Os embaixadores de campus ensinam os alunos a editarem a Wikipédia e acompanham seus esforços na universidade, em diálogo contante ao longo do semestre com os professores e estudantes, já os online tiram dúvidas e orientam os estudantes em suas atividades ao longo do processo de edição. O papel dos embaixadores é fundamental para a implementação do projeto, portanto se tiver estudantes de iniciação científica ou envolvidos em suas atividades de ensino e pesquisa, gostaríamos de contar com sua ajuda para o recrutamento de mais embaixadores que participarão de nosso treinamento.

IV. Dos critérios de seleção[edit]

A Wikimedia Foundation terá por critérios de seleção a adequação da proposta ao programa, a qualidade da proposta e as suas condições de prover o apoio necessário à sua execução. Por exemplo, propostas de alta qualidade, mas sem embaixadores de campus para auxiliar os professores e estudantes ou sem uma infraestrutura de informática adequada para os requisitos do Programa, poderão não ser selecionadas.

  1. Adequação aos objetivos do Programa: envolvimento dos estudantes na construção colaborativa de verbetes enciclopédicos;
  2. Qualidade da proposta: clareza, viabilidade e metas;
  3. Recursos: disponibilidade de recursos de apoio pela Wikimedia Foundation: o projeto não se restringe aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro por definição. No entanto, cabe observar que tais estados concentram mais colaboradores da Wikipédia, o que torna mais viável oferecer a estrutura necessária para o êxito do projeto.

A Wikimedia Foundation se reserva o direito de ampliar o número de selecionados caso julgue viável.

V. Do envio de propostas[edit]

Dúvidas?
Perguntas frequentes
Contato: educacao at wikimedia.org
Mais informações: http://educacao.wikimedia.org

O envio de propostas para o segundo semestre letivo de 2012 foi encerrado às 23h59 de 22 de julho de 2012[Nota 2].

VI. Da seleção[edit]

Dentre as 36 propostas enviadas, já estão confirmados 9 novos cursos para a primeira orientação que ocorrerá dia 11 de agosto em São Paulo. Além desses 8 cursos, avaliamos que poderemos trabalhar nesse semestre com outras 7 propostas de universidades afetadas pela greve, de modo que realizaremos a orientação no Rio de Janeiro em dia a ser definido.

Notas[edit]

  1. O apoio fornecido pela Wikimedia Foundation será de caráter técnico e institucional, por meio de capacitação de estudantes, integração com a comunidade já existente e compartilhamento de experiências dentro do programa global.
  2. Os dados submetidos serão mantidos privados e seguirão a política de privacidade. As propostas poderão ser submetidas a análise da Wikimedia Foundation e um comitê de voluntários, sempre mantendo o anonimato de quem submeteu a proposta.