Chamada aos Professores para o Programa Wikipédia no Ensino/Cursos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Lista de propostas aceitas[edit]

É com satisfação que anunciamos os cursos selecionados para contarem com apoio da Wikimedia Foundation no programa brasileiro Wikipédia na Universidade.

Recebemos 36 propostas e tivemos o desafio de selecionar as 9[nota 1] previstas e avaliar as condições para apoiar mais propostas. O desafio tornou-se ainda maior devido à greve nas universidades federais, o que afeta bastante nosso planejamento e calendário, dado que havíamos previsto realizar dois workshops de planejamento e treinamento no início de agosto, em São Paulo e no Rio.

Diante da situação dos cursos afetados pela greve, decidimos dividir o calendário em duas fases, apoiando oito propostas de universidades não afetadas pela greve a partir de agosto, e 7 propostas a partir de setembro/outubro para propostas de cursos afetados pela greve.

Ressaltamos que as propostas não selecionadas neste momento apresentam também qualidades e ofereceremos os materiais online para o desenvolvimento de atividades caso os professores se interessem por desenvolvê-los como colaboradores independentes. Infelizmente não temos condições neste momento de apoiar todas as propostas enviadas, mas esperamos que o programa cresça e se torne cada vez mais gerido de forma independente, em parceria com a comunidade e as universidades, com um futuro promissor para 2013.

Trata-se de um grande desafio para todos nós a expansão do programa neste segundo semestre de 2012. Além de ampliar significativamente o número de cursos envolvidos, vamos trabalhar com mais diversidade regional, temática e de perfis. Esperamos que os cursos apoiados contribuam fortemente não só para a melhoria da Wikipédia em português, como também para o desenvolvimento de práticas e sistematização do aprendizado em relação às metodologias.

Confira abaixo a lista de cursos avaliados pelo comitê de seleção que decidimos trabalhar nesse segundo semestre de 2012 - professores já responderam que podem participar da orientação presencial no dia 11 de agosto em São Paulo.

  1. A Cidade, o Imaginário e a Experiência Subjetiva no Mundo Contemporâneo (psicologia), Sandra Vichietti - USP (campus Cidade Universitária)
  2. Design Editorial (design) , Iara Camargo - FMU e Faculdades Integradas Rio Branco
  3. História da Comunicação (comunicação e jornalismo), Monica Prado - Centro de Ensino de Brasília (UniCEUB)
  4. Atividades Acadêmico-científico-culturais (biologia), Alessandra Bizerra - USP (campus Cidade Universitária)
  5. Química Geral e Tecnológica (química), Regina Santos - USP (São Carlos)
  6. Equações diferenciais e parciais para pós e Grupo de iniciação científica sobre cálculo fracionário (matemática), Rubens Camargo - UNESCP (Bauru e Botucatu)
  7. Sociologia da Educação (sociologia), Elie Júnior - USP (campus Cidade Universitária)
  8. Direito sanitário (direito e saúde), Felipe Dutra - FGV Rio
  9. Iniciação à Pesquisa e Elaboração de Monografias (metodologia e pesquisa), Maria Paula Muñoz - USP (Ribeirão Preto)

Nota[edit]

  1. Houve um engano na hora de passar as notas das propostas e o curso da professora Maria Paula Muñoz ficou abaixo da nota real - foi o único afetado. Conversamos com a professora e isso foi corrigido, acrescentando o nome dela na lista de docentes que trabalharemos.