Consenso

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Consensus and the translation is 100% complete.

A Wikimedia só funciona por meio da construção do consenso, haja vista que todos detêm poderes iguais (exceto para efetuar bloqueios, e eliminar e proteger páginas, funções restritas a administradores) e, portanto, podem desfazer qualquer alteração. Os editores constroem o consenso através de discussão civilizada e negociação.

Uma descrição sobre o que é o consenso, feita na lista de e-mail, é a seguinte:

Na verdade

Forma padrão do WP de operar é uma ilustração muito boa do que faz Quer dizer: uma mistura em toda a Comunidade daqueles que são amplamente acordado, alguns Quem discordar mas 'concordar em discordar' sem desamor, aqueles que não Concordo, mas dar baixa prioridade à determinada questão, aqueles que discordam fortemente Mas admite que há uma visão de comunidade e o respeito a esse nível, algumas pessoas não reconciliadas e vocais, alguns que operam 'fora da lei'. Você Descubra se você tem consenso, se não a unanimidade, quando você tenta compilar nele.

Observe que o consenso só pode funcionar entre editores sensatos que estão esforçando-se, de boa fé, para trabalharem em conjunto, a fim de descreverem apropriadamente e com precisão os diferentes pontos de vista sobre o assunto.

Especificar exatamente o que constitui uma posição razoável ou racional é difícil. Praticamente todo editor acredita que a sua posição é razoável; bons editores reconhecem que posições contrárias às suas também são razoáveis. Mas a prática de consenso na Wikimedia não justifica a insistência obstinada em uma posição excêntrica combinada com a recusa em considerar outros pontos de vista de boa fé. No que diz respeito a boa-fé, enquanto se envolver em edições tendenciosas, não haverá uma quantidade suficiente de afirmações de que você está editando de acordo com o ponto de vista neutro que poderá ocultar a natureza de suas atividades.

O consenso não deve sobrepor-se à política de ponto de vista neutro (ou qualquer outra política oficial). No entanto, um grupo de editores pode ser capaz de ocultar determinados fatos e pontos de vista por meio da persistência, do número de envolvidos e da sua organização. Este grupo de editores "não deve" concordar com uma versão do artigo que desrespeita o ponto de vista neutro, mas eventualmente vai fazê-lo de qualquer maneira. Isto é usualmente considerado algo ruim e deve ser evitado.

Ver também