Princípios fundadores

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Founding principles and the translation is 88% complete.
Outdated translations are marked like this.

Os projetos Wikimedia partilham entre si determinados princípios fundadores. Estes princípios podem evoluir ou ser refinados ao longo do tempo, mas são considerados ideais imprescindíveis para a fundação de projetos Wikimedia – não confundir com a Fundação Wikimedia (que também surgiu a partir dos projetos Wikimedia). Mesmo que haja pessoas que discordem veemente dos princípios, espera-se que mesmo assim os respeitem enquanto colaboram, ou então que escolham outro site para editar. Aqueles que são incapazes ou não estão dispostos a seguir os princípios muitas vezes acabam por abandonar o projeto.

Estes princípios incluem:

  1. O ponto de vista neutro enquanto princípio editorial obrigatório.
  2. A capacidade de praticamente qualquer pessoa poder editar (a maioria dos) artigos sem se registar.
  3. O "processo wiki" enquanto mecanismo de tomada de decisão para todo conteúdo.
  4. A criação de um ambiente de edição acolhedor e colegial.
  5. Licenças livres de conteúdo; na prática definida por cada projeto como domínio público, GFDL, CC-BY-SA ou CC-BY.
  6. Dar espaço a que haja debate quando seja necessário resolver problemas particularmente difíceis. Na Wikipedia em Inglês, um Comité de Arbitragem tem autoridade para tomar certas decisões finais e vinculativas, como banir um editor. As restantes wikis determinaram políticas similares.

Exceções

Nem todos os projetos se regem por estes princípios.

  • Alguns não se assentam no princípio do ponto de vista neutro (Commons, o qual afirma que o "Commons não é uma enciclopédia, e os arquivos aqui carregados não são obrigados a respeitar o princípio do ponto de vista neutro"), ou possuem um princípio mais simples de 'justiça' (Wikivoyage, o qual estabelece que os "guias do Travel não devem ser escritos em observância a um ponto de vista neutro").
  • Alguns apresentam modelos de colaboração e tomada de decisões basicamente não-wikis (MediaWiki)
  • Alguns apresentam políticas locais de fair-use ou para a utilização de outras mídias que não possuem licença livre: Wikipédias em alguns idiomas específicos.

Ver também