Fundraising 2011/Alan Letter/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to: navigation, search
Translation instructions
  • For pages marked "Missing" or "In progress", click the page title and start translating. When you are done, click "edit status" and change the status to proofreading.
  • For pages marked "Needs updating", compare the page to the source page and update the translation accordingly. When you are done, click "edit status" and change the status to proofreading.
  • It is important to have someone else proofread the translated page! If you have proofread a page and it is ready for publication, click "edit status" and change that page's status to ready.
  • If you are changing something that has already been published, change its status back to ready for it to be published again.

If you have any questions or feedback regarding the translation process, please post them here. Translation FAQ

Na Wikipédia, criei 2 463 artigos. Todos eles de graça.

Eu sou consultor de sistemas e trabalho com sistemas informáticos financeiros em grande escala. Se o tempo que passei na Wikipédia fosse convertido em dinheiro, teria ganho até centenas de milhares de dólares para mim.

Mas o dinheiro não é o incentivo neste caso. Você usa uma moeda diferente na Wikipédia. A informação é fornecida de bom grado por mim e milhares de outros editores que têm gosto em criá-la. Todos nós sabemos que o mundo está melhor porque essa informação está disponível livremente.

Claro que a infraestrutura de apoio a essa informação livre não é gratuita, e é por isso que uma vez por ano, pedimos donativos. Não há nenhum anúncio na Wikipédia, não há nada a piscar, não há nada na margem da página, não estamos a tentar vender nada. A Wikipédia não depende de transações comerciais.

Nós só precisamos do seu apoio, com $5, €10, ¥1000 ou o que você puder dar, para manter esta informação chegando até si.

A infraestrutura que suporta o nosso trabalho, alojada pela fundação sem fins lucrativos, Wikimedia, é tão básica quanto pode ser. O Google pode ter perto de um milhão de servidores. O Yahoo tem algo como 13 000 funcionários. Nós temos 679 servidores e 95 funcionários.

A Wikipédia é o quinto site mais visitado do mundo, e serve 470 milhões de pessoas diferentes todos os meses - com milhares de milhões visualizações de páginas!

Dada a forma como a economia está organizada, supomos que as pessoas só trabalham por dinheiro. De que outra forma se consegue que alguém apareça para trabalhar, se não receber um pagamento?

Na Wikipédia, a vontade de cooperar e melhorar o conhecimento tem sido aproveitada para criar um recurso inestimável. A cultura não está à venda pelo preço mais alto. Você recebe informação imparcial e precisa. Organizada de uma forma completa, bem documentada, bem referenciada e atualizada, sempre que desejar.

Isto parece-me ser uma grande pechincha.

Obrigado,

Alan Sohn

Autor Wikipédia