Comitê de Disseminação de Fundos / Atualização sobre a Construção do Processo de Disseminação de Fundos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Funds Dissemination Committee/Update on the Funds Dissemination Design Process and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.


A Fundação Wikimedia pede a sua participação neste importante processo de tomada de decisão do movimento sobre a alocação de fundos e a formação do Comitê de Disseminação de Fundos

Ao final de 2011, a Fundação Wikimedia começou a considerar a criação do Comitê de Disseminação de Fundos (FDC) para ajudar a tomar decisões sobre como alocar recursos do movimento para atingir a missão, visão e a estratégia da Wikimedia. Esta iniciativa fazia parte de uma discussão mais ampla sobre captação e disseminação de recursos liderada por Sue Gardner, que resultou em recomendações que ela apresentou ao Conselho da Wikimedia em março de 2012. Durante a Wikimedia Conference 2012 em Berlim, o Conselhor decidiu criar o FDC como um órgão que iria aconselhá-los sobre como dividir e disseminar recursos do movimento entre os diversos grupos do movimento, incluindo a Fundação, sem prerrogativas de direito.

O Conselhor solicitou a Sue que apresente uma recomendação para a construção do Comitê de Disseminação de Fundos até 30 de Junho de 2012. Um Esboço desta Recomendção está atualmente sendo desenvolvido no Meta e tem ocorrido uma intensa conversa com diversos membros da comunidade Wikimedia. Pra guiar o desenvolvimento desta recomendação, foi criado um Grupo de Aconselhamento do FDC, composto por indivíduos da comunidade e também alguns especialistas externos. Complementarmente, the Bridgespan Group, uma consultoria sem finalidade lucrativa que apoiou o processo de planejamento estrat´´gico da Wikimedia, está ajudando na facilitação e na construção do processo.

O Esboço da Proposta que está surgindo da discussão no Meta inclui as seguintes recomendações[1]:

Papéis e Responsabilidades

  • O FDC será um Comitê do Conselho com a tarefa de revisar e fornecer recomendações sobre os pedidos de financiamento por entidades elegíveis no âmbito do movimento para alcançar a missão, visão e estratégia do movimento.
  • As recomendações do FDC sobre os pedidos de financiamento serão revistos e aprovados / negados pelo Conselho, que tem dever fiduciário final com os doadores do movimento.

O processo de financiamento

  • O FDC receberá do Conselho da Wikimedia uma dotação anual de fundos para difusão. Com esses recursos, o FDC vai atender pedidos de subvenção maiores do que US$ 50 mil recebidos de entidades Wikimedia formalmente reconhecidas, que estão em total conformidade e com histórico reconhecido de sucesso. Isto incluirá os pedidos de financiamento da Fundação Wikimedia que não são "centrais" para operar os sites da Wikimedia e a organização global.
  • Entidades não elegíveis ou que estejam solicitando doações menores que US$50mil prosseguirão solicitando fundos através de Programa de Doações da Fundação Wikimedia (com o apoio do Comitê Consultivo de Doações (GAC)) e / ou através de programas de subsídios de organizações temáticas e capítulos constituídos.
  • O FDC aceitará pedidos de fundos duas vezes por ano (provavelmente no outono e primavera nos EUA) através de um processo transparente de solicitação e tomada de decisão. Requisitos e cronograma para o processo de solicitação serão claramente definidos, com o objetivo de tornar o processo o mais amigável e simples possível.
  • O FDC vai se esforçar para ser um centro de excelência no movimento assegurando que entidades desenvolvam e implementem planos de alta qualidade e eficácia. Para tanto, o FDC vai avaliar os pedidos de subvenção com base no seu provável impacto no sentido de ajudar o movimento Wikimedia a alcançar as suas prioridades globais, conforme descrito no plano estratégico de 5 anos. Eles também irão supervisionar um processo de acompanhamento rigoroso, em que os fundos serão avaliados quanto ao sucesso em alcançar os resultados pretendidos. Uma das funções do FDC será destacar sucessos e compartilhar aprendizados com entidades do movimento para aumentar a eficácia na realização dos objectivos do movimento.

Apoio Prosissional

  • O FDC será apoiado por uma equipa da Fundação Wikimedia responsável por coordenar o processo de solicitação e a preparação de materiais informativos para o FDC com avaliações completas e objetivas, com base em critérios estabelecidos, das solicitações de fundos.

Composição

  • O FDC incluirá nove membros votantes, dos quais cinco serão eleitos pela comunidade, e quatro nomeados pelo Conselho. Adicionalmente, dois membros do Conselho da Wikimedia participarão como observadores sem direito a voto faznedo a ponte com o Conselho. Todos os esforços serão feitos para garantir que O FDC, como um todo, represente uma parcela do movimento com habilidades e competências necessárias para realizar eficazmente suas responsabilidades. Membros do FDC servirão mandatos de quatro anos; eleições para o FDC serão realizadas a cada dois anos, ao mesmo tempo que as eleições da comunidade para os membros do Conselho.
  • O FDC inaugural será nomeado pelo Conselho, com novos membros a serem adicionados na próxima rodada de eleições da comunidade para o Conselho. Uma lista preliminar de membros sugeridos para o primeiro FDC está sendo desenvolvida como o objetivo de ter este grupo formado até outubro de 2012.

Muitos outros detalhe sobre este processo estão descritos no Esboço que estásendo desenvolvido no Meta, e nós encorajamos você a participar na discussão e a compartilhar a sua opinião feedback e comentários na página de discussão. Um Esboço completo da Recomendação será desenvolvido até segunda-feira 4 de junho, em preparação para uma reunião do Grupo Consultivo em 09 e 10 de junho. O Grupo Consultivo continuará a colaborar com a Sue para que ela prepare uma recomendação completa para ser compartilhada com o Conselho até 30 de junho.

Infelizmente, dado o cronograma apertado para desenvolvimento da Recomendação, não temos a possibilidade de providenciar serviços de traduções aprofundadas. Assim, pedimos que compartilhe os seus comentários em Inglês. Caso isso seja muito complicado, favor entrar em contato com Meera Chary do The Bridgespan Group ou Asaf Bartov da Fundação e eles irão tomar as ações necessárias para você compartilhar a sua avaliação na sua língua de preferência. Caso tenha interesse em discutir esse tema em português, fique à vontade para entrar em contato com Thomas, membro do Grupo de Conselho do FDC.

Notes

  1. Essas recomendações ainda são apenas um esboço e não devem ser entendidas como a recomendação final que será apresentada por Sue ao Conselho em Junho.