Banimentos globais

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Global bans and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.

Um banimento global é uma revogação formal dos privilégios de acesso à edição ou outras ações (uso de "Especial:Contatar usuário" por exemplo) em todos os projetos da Wikimedia. O propósito do banimento global é prevenir danos aos projetos da Wikimedia quando um problema não pode ser gerido pela comunidade através de meios menos restritivos e, como consequência, é geralmente permanente. Um banimento global não é um método de punição, nem foi pensado como uma forma de possibilitar um período de afastamento para "esfriar os ânimos". Um banimento global reflete um consenso abrangente e claro da comunidade.

Banimentos globais são "exclusivamente" aplicados quando múltiplas comunidades independentes decidiram previamente banir um utilizador devido a um padrão de abusos. Projetos da Wikimedia são plenamente autogovernados. Tipicamente, a boa fé é presumida quando um utilizador decide tornar-se membro de uma comunidade, independentemente de seu historial em outros projetos. Como resultado, banimentos globais não são factíveis quando um utilizador está apenas temporariamente bloqueado ou banido em um único projeto. Por favor, lembre-se de que banimentos globais são intencionalmente pouco usuais.

Banimentos globais não devem ser confundidos com bloqueios globais, um mecanismo técnico para evitar que endereços ou faixas de IPs editem qualquer projeto da Wikimedia, com a exceção do Meta-Wiki.

Critérios para banimentos globais

Banimentos globais devem ser considerados apenas quando todos os critérios seguintes forem satisfeitos:

  1. O utilizador demonstra um padrão em curso de abuso em várias wikis, que não é meramente vandalismo ou propaganda. Nenhum banimento global é requerido para casos não controversos de vandalismo ou spam em múltiplas wikis; estes devem ser resolvidos com um "bloqueio" ou "travamento" da conta (que podem ser feitos por um steward, sem necessidade de discussão). Veja: Steward requests/Global.
  2. O utilizador foi cuidadosamente informado sobre uma participação apropriada nos projetos e teve oportunidade justa para retificar quaisquer problemas. Estes projetos devem ter demonstrado uma tentativa de boa fé para explicar práticas e comportamentos aceitáveis que são coerentes com suas missões e objetivos. Este critério é para mostrar que usuários sabem razoavelmente o que é esperado, tiveram oportunidade ampla para recorrer sobre suas queixas, e escolheu não participar apropriadamente em projetos.
  3. O utilizador está permanentemente bloqueado ou banido em dois ou mais projetos. Estes projetos devem ter demonstrado amplo suporte para os bloqueios ou banimentos através de um processo proeminente de discussão da comunidade; claras explicações e considerações para regras locais e práticas devem ser evidentes, decisões devem ser independentes de um bloqueio ou banimento em outro projeto e os bloqueios ou banimentos devem ter o objetivo claro de serem permanentes.

Um banimento global não se faz necessário unicamente por contemplar os critérios mínimos supracitados. Fatos pregressos que podem motivar um banimento global incluem:

  • Colaboradores assediantes ou ameaçadores aos projetos, em ações dentro ou fora das wikis.
  • Fraudes graves cometidas nas wikis ou roubo de identidade (não limitada ao abuso de contas múltiplas).
  • Uso inapropriado de direitos de utilizador com acesso a informações privadas, como CheckUser ou Oversight.
  • Violações da política de privacidade ou outras políticas oficias da Wikimedia.
  • Persistente violação de direitos autorais cross-wiki

Relação com as políticas locais

Esta política tem o objectivo de complementar as políticas e procedimentos para todos os projectos e não deve ser entendida como uma substituição destes. Todo o processo de resolução de disputas continua sendo responsabilidade de cada comunidade, e este processo não é lugar para requisitar o banimento ou bloqueio de um usuário em um único projecto.

Relação com os Termos de Uso

As Condições de uso da Wikimedia, que se aplicam por igual a todos os usuários dos projetos, se referem especificamente a esta política e prevê o banimento dos usuários que violem tanto as condições mesmas como as políticas e diretrizes obrigatórias da comunidade. Como o provedor de serviços dos websites Wikimedia, a Fundação deve-se e segue apoiando ao consenso da comunidade em relação às decisões de bloqueio e banimento.

Obtendo consenso para um banimento global

Um fluxograma simplificado.

O consenso para um banimento global desempenha-se através do processo de solicitações de comentários a Meta. Uma solicitação de banimento global só se tem de aceitar quando um usuário apresenta um perigo claro e atual para todas as comunidades da Wikimedia; uma decisão está apoiada por um consenso amplo e muito claro que represente a grande maioria dos projetos da Wikimedia, e quando uma cuidadosa consideração dos assuntos e possíveis consequências são evidentes na decisão. Para iniciar um debate sobre se o dano a todas as comunidades é evidente e merece um banimento global, por favor, faça o seguinte:

  1. Confirme que o usuário satisfaz a todos os critérios para banimentos globais antes de abrir uma solicitação de comentários.
  2. Preencha uma nova solicitação de comentários a Meta. O título tem de ter o nome do usuário nomeado para um banimento global. O apresentador tem de documentar imparcialmente as incidências significativas que satisfaçam todos os critérios para banimentos globais. O apresentador também tem de tentar mostrar que a decisão do usuário de não participar apropriadamente representa um perigo real para todas as comunidades da Wikimedia.
  3. Informe o usuário sobre a discussão a todos os wikis onde seja ativo. Se o usuário proposto para um banimento global está bloqueado a Meta, um desbloqueio temporário pode ser considerado por permitir a participação na discussão.
  4. Informe a comunidade em todos os wikis onde o usuário editou sobre a discussão através de um local público destacado. Assegurai-vos de permanecer neutro nas vossas comunicações e evitai qualquer comentário difamatório, inexato ou exagerado.

Uma nomeação que não siga corretamente estes passos não é válida e pode ser fechada de maneira antecipada. Além dos requisitos anteriores o solicitante deverá cumprir com os seguintes:

  1. Ter uma conta Wikimedia;
  2. Ser registrado por mais de seis meses de antiguidade antes de realizar a solicitação;
  3. Ter ao menos 500 edições globais (em todas as Wikimedias).

Uma vez que na solicitação de comentários se tenha chegado a um consenso, um supervisor não envolvido e imparcial podem fechar a discussão. Não há limite de tempo estabelecido nas solicitações de comentários. As solicitações frívolas podem fechar-se sem debate extenso. Também se podem clausurar se, depois de um amplo debate, não há indícios de que se vá chegar a um consenso.

Discussão sobre multilinguismo

Tenham em vista que a discussão pode e se tem de fazer na língua ou nas línguas pertinentes de todos os projetos onde o usuário foi ativo. Os projetos da Wikimedia existem em centenas de idiomas, e assim uma grande variedade de comunidades teriam de ter a possibilidade de participar nas discussões globais, independentemente da sua fluência em qualquer segunda língua. Em casos onde não haja nenhum tradutor humano disponível, a tradução automática pode funcionar como substituta para a comunicação entre comunidades.

Implementando um banimento global

Um banimento global remove alguns ou todos os privilégios de um usuário em todos os projetos Wikimedia, independentemente do fato de as contas estarem unificadas sob o sistema de login unificado. Qualquer tentativa de violação de um banimento global ativo constitui uma violação dos Termos de Uso, não importando qual a conta usada para tal. Stewards também podem banir globalmente qualquer conta comprovadamente usada por um utilizador que esteja globalmente banido.

Se o consenso requerer a ação de um supervisor, então um pedido deve ser feito aos supervisores. Por favor, inclua uma ligação para a discussão em seu pedido; do contrário, este será rejeitado por falta de consenso.

Revertendo um banimento global

A discussão para reverter uma decisão de banimento global de levar a cabo mediante o processo de solicitação de comentários no Meta, para incluir a maior audiência possível. A solicitação deve seguir o mesmo processo utilizado para pedir o bloqueio, descrito acima.

Ver também