Reversores globais

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Global rollback and the translation is 81% complete.
Outdated translations are marked like this.
Esta página descreve as normas e diretrizes relacionadas ao uso do estatuto de reversor global e outras permissões associadas a este grupo de utilizador.

Reversor global é um grupo de utilizador atribuído pelos stewards a editores confiáveis, de modo a possibilitar-lhes reverter de modo rápido, e em todas as wikis, edições que sejam visivelmente contraproducentes, como vandalismo e texto sem sentido.

Para a avaliação, os utilizadores devem ser consideravelmente ativos no combate ao vandalismo e a spam em múltiplas wikis (por exemplo, como membros ativos do Equipa de Monitorização de Wikis Pequenas ), com uso extensivo de reversões. O acesso pode ser solicitado na página Steward requests/Global permissions, com a apresentação de evidências desta atuação.

Os reversores globais que não tenham contribuído a qualquer projeto da Wikimedia ao longo dos últimos dois anos terão os seus direitos de reversor global removidos por inatividade.

Diretrizes

O uso do botão de reversão, e outras permissões incluídas neste grupo de utilizador, é primeiramente regulamentado pelas políticas locais de cada wiki nas quais estas existirem.

Global rollbackers are expected to be familiar and compliant with local policies where existing. In accordance with the global rights policy, any abuse of a global user right will result in the immediate removal of that right.

Geralmente, a ferramenta de reversão anula todas as modificações efetuadas por um utilizador registado ou anónimo, em uma determinada página, com um só clique. Esta ferramenta foi criada, a princípio, para facilitar a reversão de vandalismos. Embora, em teoria, possa ser empregada para desfazer qualquer tipo de alteração, o seu uso para a reversão de edições legítimas é considerado inadequado. Os utilizadores devem evitar, a todo custo, o uso da ferramenta em edições legítimas ou dúbias, e jamais a usar em guerras de edições.

Permissões

Direitos de utilizador atualmente atribuídos ao grupo global global-rollbacker
N Direito Descrição Notas
1 autoconfirmed Não ser afetado pelos limites de frequência de edição baseados em endereços IP geralmente parte do grupo de utilizador autoconfirmado
2 editsemiprotected Editar páginas protegidas com "Allow only autoconfirmed users"
3 ipinfo Obter informações sobre endereços IP relacionados com revisões ou entradas de registos
4 move Mover páginas
5 movestable Mover páginas publicadas
6 skipcaptcha Realizar operações desencadeadoras de verificações CAPTCHA sem ter de passar pelo CAPTCHA
7 abusefilter-log-detail Ver entradas detalhadas do registo de abusos gerenciado pelas políticas locais onde estas existirem; do contrário, parte do grupo de utilizador administrador
8 autopatrol Ter edições automaticamente marcadas como patrulhadas
9 autoreviewrestore Rever automaticamente ao reverter
10 patrolmarks Ver marcações de patrulhamento das mudanças recentes
11 rollback Reverter rapidamente as edições do último utilizador que editou uma página em particular
12 suppressredirect Não criar um redirecionamento do nome antigo quando uma página é movida
13 markbotedits Marcar edições revertidas como edições de robô normalmente parte dos grupos de utilizador administrador e robô
14 noratelimit Não ser afetado pelos limites de frequência de edição

Local policies

Utilizadores com o estatuto de reversor global

Ver também