Image filter referendum/FAQ/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
O referendo terminou em 30 de agosto de 2011. Não serão aceites mais votos.
O resultado foi anunciado em 1 de setembro de 2011.

Referendo

Organização

Esta é uma lista de perguntas frequentes e respostas. Questões individuais e outras discussões devem ser levadas a Talk:Image filter referendum.

O que é o recurso pessoal de ocultação de imagem?[edit]

O recurso pessoal de ocultação de imagem irá dar aos usuários anônimos e autenticados a capacidade de ocultar facilmente imagens que eles não gostariam de ver em projetos da Wikimedia.

Quais são os princípios por trás desta criação?[edit]

  1. Ela é uma funcionalidade apenas opt-in. Todo o conteúdo Wikimedia é carregado em todos os navegadores por padrão. O recurso é ativado somente após todo conteúdo ser carregado, e então ocultado somente quando especificamente solicitado pelo usuário.
  2. É um sistema pessoal. As decisões que você tomar afetarão apenas a si mesmo.
  3. Imagens não poderão ser eliminadas por este recurso, apenas serão meramente ocultadas. Um simples comando pode revelar qualquer imagem em qualquer momento.
  4. O recurso é para ser culturalmente neutro, and all-inclusive.
  5. O princípio da mínima surpresa é básico nesta criação.

O que é o princípio da mínima surpresa?[edit]

O princípio da mínima surpresa significa que os usuários nunca devem ser surpreendidos pelo conteúdo que eles não esperavam encontrar em sites Wikimedia. Se você clicar em um artigo sobre ciclismo, você não espera para ver imagens de ciclistas nus. Se você clicar em um artigo sobre prisões, você não espera para ver imagens gráficas de - por exemplo - a escravidão sexual. O recurso de esconder de imagem permite que você tome decisões por si mesmo que irá reduzir estas possibilidades.

Como é que o recurso funciona?[edit]

Usuários - tanto os autenticados quanto os anônimos - serão capazes de selecionar a partir de categorias pré-estabelecidas o tipo de imagens que desejam ser ocultados em páginas Wikimedia. Eles também podem ocultar imagens individuais nessas categorias quando eles vêm até ele. Estas decisões são reversíveis a qualquer momento. Imagens selecionadas para ocultação ainda poderão ser vistos por meio de um comando simples.

Quais imagens serão ocultáveis?[edit]

Imagens ocultáveis serão agrupados em categorias. A comunidade irá decidir a estrutura das categorias e determinará quais imagens devem ser colocados dentro dessas categorias.

Qual o contexto do ocultador pessoal de imagens?[edit]

O Conselho da Fundação Wikimedia solicitou à Fundação e a comunidade para elaborar e implementar esse recurso em maio passado para a inclusão em todos os projetos Wikimedia, como parte de sua resolução sobre conteúdo controverso

Essa resolução foi a resposta do Conselho de Diretivo para o Relatório sobre Conteúdo Controverso, que foi encomendado no ano passado para ajudar o Conselho e a comunidade a enfrentar questões que envolvem esse tipo de conteúdo em projetos Wikimedia, uma questão muito discutido no âmbito dos projetos. A introdução de um recurso como o ocultador pessoal de imagens foi uma das recomendações do referido relatório. A decisão de pesquisar a reação dos editores sobre o recurso por meio de um referendo foi da Fundação.

Como esse recurso afetar a forma como as decisões de conteúdo são feitas em projetos Wikimedia?[edit]

Ela não afeta em nada. O recurso não determina qual o conteúdo que aparece em sites Wikimedia. A comunidade Wikimedia, seguindo as atuais políticas e diretrizes, determina isso. A funcionalidade de ocultação pessoal de imagens permite meramente que leitores e usuários tenham a capacidade de optar por ver que o conteúdo de uma forma que se adapte às suas próprias preferências pessoais.

Por que isso está sendo implementado?[edit]

O recurso está sendo implementado para aumentar a escolha e os níveis de satisfação para aqueles que usam projetos Wikimedia. É, portanto, esperado que o recurso leve a um aumento do uso dos projetos da Wikimedia em todo o mundo. Como é um recurso que amplia a escolha de algumas pessoas, sem afetar negativamente as escolhas de qualquer outra pessoa, que nos permite servir os nossos leitores e outros usuários de uma forma mais ágil.

O recurso de ocultação pessoal de imagem é uma forma de censura?[edit]

Não. O recurso só afeta a experiência visual da pessoa que optar por usá-lo e apenas da maneira que escolher para si. Ela não afeta qualquer outro usuário. A ampla gama dos conteúdos Wikimedia estarão sempre disponível para qualquer usuário que deseja visualizá-los. Nenhum conteúdo é removido dos projetos Wikimedia por este recurso, mesmo para aqueles que ativá-lo. O conteúdo selecionado é apenas temporariamente ocultado de sua visualização.

Qual é a natureza das perguntas ser feitas neste referendo?[edit]

O projeto/design do filtro pessoal de ocultação de imagem é um de seus estágios iniciais. O trabalho preliminar sobre o recurso pode ser visto em mw:Personal image filter. Ele é baseado em certos princípios. Antes de avançar ainda mais no projeto, estamos interessados em obter a sua opinião quanto ao significado relativo desses princípios. E o feedback irá orientar o desenvolvimento do recurso, que ocorrerá com a participação de toda a comunidade.