Licensing update/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
A atualização de licenciamento foi executada..
Os resultados estão disponíveis aqui. Por favor, esteja ciente de que as páginas precisam ser atualizadas para refletir o resultado e que algumas informações podem estar obsoletas. Enquanto isso, a visualização da linha do tempo LU pode ser útil. Ajuda com traduções é de contínua apreciação.

O Conselho de Administração da Fundação Wikimedia convida a comunidade da Wikimedia a votar esta proposta para licenciar o material Wikipedia sob licença licencia Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-BY-SA), embora mantendo o duplo licenciamento com a Licença de Documentação Livre GNU. O Conselho avaliou as várias opções de licenciamento para o material Wikimedia e considera que esta proposta é o melhor caminho para alcançar a nossa meta colectiva de recolher, elaborar e divulgar material educativo, e torná-lo disponível para todos os povos, gratuitamente, para sempre.

Especificamente, a Fundação Wikimedia propõe alterar os termos da licença de todo o sítio e os termos de uso para todos os projetos da seguinte forma:

  1. Para tornar todos os conteúdos distribuídos atualmente sob Licença de Documentação Livre GNU (com a cláusula da "última versão") também disponível sob a licença CC-BY-SA 3.0, como explicitamente é permitido através da última versão da GFDL;
  2. requerer uma licença dupla para todas as edições futuras, permitindo conteúdos de terceiros unicamente sob licença CC-BY-SA;
  3. informar os utilizadores de que os conteúdos importados unicamente da licença CC-BY-SA não podem ser usados sob a licença GFDL.

De acordo com a política estabelecida e praticada, e, de acordo também com o modelo de licença CC-BY-SA, requere-se por parte dos autores e editores o seu consentimento para que sejam mencionados pelos utilizadores nos créditos; no mínimo, isto será feito por meio de uma hiperligação ou URL do artigo que estão a contribuir.

Por favor, consulte Atualização da Licença/Perguntas e Respostas para uma visão mais completa.

Motivação[edit]

Os principais motivos para esta proposta de alteração são os seguintes:

  • Atualmente não podemos partilhar texto (em nenhuma das direcções) com projetos sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike. As licenças da Creative Commons são utilizadas por centenas de milhares de autores em todo o mundo (ver as estatísticas), convertendo-se rapidamente no instrumento jurídico mais utilizado para a libertação de direitos sobre obras que não sejam software. Esta é uma barreira na interoperabilidade com outras organizações sem fins lucrativos e comunidades On-Line que partilham livremente o conhecimento, portanto, é contrária à missão da Wikimedia.
  • A GFDL inclui algumas disposições potencialmente onerosas, tal como a obrigação de incluir o texto da licença completa com cada cópia. Estes requisitos impedem a reutilização de texto e multimídia (versões impressas ou faladas dos artigos, as impressões das imagens, etc). Wikimedia comprometeu-se a divulgar amplamente o conceito do conhecimento livre. Se bem que as nossas condições de uso permitiram sempre a redução das barreiras da reutilização, a sua inconsistência com o texto da licença leva ao medo, incerteza e dúvida acerca do que é legal e do que não é. Isto coloca em vantagem os reutilizadores que podem pagar para ter aconselhamento jurídico sobre os que não podem. Isto é contrário à missão da Wikimedia.

A proposta de atualização da licença está construída para proporcionar uma maior interoperabilidade e uma maior reutilização do conhecimento livre em todo o mundo ao serviço de nossa visão: um mundo em que todo o ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento.

Processo de decisão[edit]

Convidamos todos os utilizadores de todos os projetos da Wikimedia que tenham pelo menos 25 edições em qualquer projeto antes de 15 de Março de 2009 a participar nesta decisão. O apuramento será feito através da implementação de software do Conselho de Votação e será administrado garantindo a maior segurança ao processo por terceiros.

O voto terá três opções:

  • Sim, estou a favor desta alteração
  • Não, estou contra esta alteração
  • Não teho opinião sobre esta alteração

Se menos de 50% dos votantes expressarem uma preferência a favor da alteração, não será implementada imediatamente e far-se-ão posteriormente novas consultas à comunidade e ao Board of Trustees seguinte.

Se 50% ou mais dos votantes expressarem uma preferência a favor da alteração, será referido ao Board of Trustees para sua aprovação. Dependendo dos resultados da votação e da natureza das objeções, o Board pode decidir continuar deliberando, modificar a proposta, ou implementá-la tal como está. Se o Board aprovar a proposta, será apresentada uma data específica para a sua implementação.

A votação está programada para se realizar em Abril de 2009. Uma proposta de calendário pode ser vista na Linha do Tempo.

Antes ou durante a votação, você pode fazer comentários na discussão.