Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Education Program/Job Positions/Coordination/Task/Phelps246

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Caros wikipedianos e wikipedianas,

Esta semana foi bastante intensa e me vi fascinado ao conhecer melhor o sistema wiki e ter a oportunidade de interagir com vários usuários. Fiz o meu melhor ao buscar informações que possam sustentar estratégias de ação para combater os desafios que hoje enfrentamos. Todos sabemos, contudo, que não há solução mágica para problemas complexos.

Como já dizia Henry Louis Mencken: "Para todo problema complexo, existe uma solução clara, simples e errada". Assim, conto com vocês para construirmos juntos estratégias. Acredito muito nesta causa e sei que temos todas as condições de enfrentar estes desafios.

Muito obrigado por toda atenção e pelo feedback que me deram. Este trabalho é nosso e espero que sirva para avançarmos conjuntamente!

Por que aumentar a comunidade de editores no Brasil é importante para atingir a missão da Wikimedia Foundation?[edit]

"Imagine um mundo onde todos seres humanos compartilhem livremente a soma de todo o conhecimento." - Jimmy Wales

A missão da Fundação Wikimedia é apoiar e engajar pessoas pelo mundo para coletar e desenvolver conteúdo educacional sob uma licença livre ou no domínio público, e para disseminá-lo efetivamente e globalmente.

No entanto, para entendermos a importância de aumentar a comunidade brasileira de editores, é necessário ir além da missão da Wikipedia. Devemos, antes de tudo, entender o papel estratégico que o Brasil tem hoje na sociedade internacional. O Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano1 ) e população (com mais de 193 milhões de habitantes).É o único país onde se fala majoritariamente a língua portuguesa na América e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados cantos do mundo.

A economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul, a sétima maior do mundo por PIB nominal e a sétima maior por paridade do poder de compra (PPC).Reformas econômicas deram ao país novo reconhecimento internacional, seja em âmbito regional ou global. O país é membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), G20, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União Latina, Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), além de ser um dos países BRIC. O Brasil também é o lar de uma diversidade de animais selvagens, ecossistemas e de vastos recursos naturais em uma grande variedade de habitats protegidos.[1]

Não obstante, em termos de produção de conhecimento, o Brasil ainda se encontra atrasado [2]. Analisando pesquisas feitas sobre a Wikipedia em língua portuguesa, observa-se que a língua portuguesa tem apenas 2,3% de participação no número global de editores. Além disso, embora o Português seja a sexta língua mais falada no mundo, com 370 milhões de falantes, a Wikipedia em Português está na 10ª posição em número de artigos, com 775,745 artigos

Ainda, se cruzarmos esses dados com o crescimento do acesso à Internet [3], ficará claro que ainda há um longo caminho pela frente para cumprir o Plano Estratégico da Wikipedia no Brasil. Isso pode ser feito não só através do aumento de produção de conteúdo em Português, mas também através do aumento do número de usuários, de editores e também da frequência de uso e de edição de cada usuário.

A análise destes dados aponta para um problema evidente: temos um número muito baixo de editores para o número de falantes de português como língua primária e secundária. Este fenômeno, contudo, faz parte de uma tendência mais geral de redução da participação de editores ativos e da retenção de novos editores, como podemos ver no gráfico:

Gráfico do Trends Study

O problema, contudo, também pode ser encarado como uma oportunidade. Podemos investigar suas causas, a partir da elaboração e do teste de hipóteses e propor estratégias para aumentar a participação de editores. Neste cenário, o Brasil é um país estratégico. Não só em função da influência cultural, econômica, política e geopolítica crescente. Mas também e principalmente em função do quanto podemos melhorar em termos de produção de conhecimento. Aumentar o número de editores, o número de leitores, as taxas de retenção de editores novos, a relação com a Academia são ações fundamentais para consolidar a presença da Wikipedia no Sul do hemisfério, um dos objetivos estratégicos da Wikimedia Foundation.

Como você vislumbra o seu trabalho com professores, estudantes e voluntários para atingir os objetivos do projeto?[edit]

De forma sumária, posso dizer que meu trabalho com professores, estudantes e voluntários será um trabalho de parceria, já que todos compartilhamos a crença na importância da educação. Meu trabalho, portanto, será o de mostrar como a WMF, através da Wikipedia e de outros projetos, contribui para a causa da educação, através da disseminação do conhecimento livre.

Seguramente, irei me deparar com alguns preconceitos de alguns professores ou estudantes mais tradicionais. Tratarei de explicar como funciona a Wikipedia e de dar exemplos de experimentos bem sucedidos através dela. Diria a estes professores que seus alunos já utilizam a wikipedia de qualquer forma e eles só teriam a contribuir para a melhoria de qualidade se estimulassem seu uso na sala de aula como ferramenta de suporte à aula e em casa, como ferramenta de estudo para os alunos. Testaríamos modelos de utilização da Wiki na sala e efetuaríamos mudanças quando necessário.

A interação funcionaria de maneira dialética entre coordenador, professores, estudantes e voluntários. A respeito deste último grupo, manteria uma postura de abertura total ao diálogo e buscaria construir soluções conjuntas. Para isso, terei de ter capacidade de mediar interesses diversos e ser capaz de facilitar a síntese de propostas. Seriam as estratégias construídas junto ao WMBr que seriam levadas a frente para atingirmos os objetivos do programa de educação.

Neste sentido e para pensar melhor em estratégias colaborativas de trabalho, adotarei uma metodologia dúplice para fazer uma análise. Farei, primeiro, uma análise macro da "conjuntura Wikipedia hoje", ou seja, como este trabalho colaborativo é conduzido, hoje, junto à professores, estudantes e voluntários; quais são os desafios; e quais são as possíveis soluções à nível macro.

Não obstante, como olhar para o todo às vezes faz com que negligenciemos o papel de cada grupo e sub-grupo, dentro da conjuntura, farei uso também de uma abordagem micro, buscando categorizar, com o maior nível de detalhes possível, grupos e subgrupos. O objetivo será tentar entender quais são os desafios enfrentados por cada grupo e subgrupo, o que motiva ou desmotiva cada um destes grupos a participar na Wiki para, enfim, podemos pensar em estratégias para contornar cada um destes problemas. Os resultados da análise micro serão compilados aqui.

Análise macro[edit]

A Wikipedia em Português é atualmente a nona maior Wikipedia do mundo, com cerca de 775.000 artigos, e a 8º Wikipedia mais acessados no mundo. Além disso, os brasileiros representam cerca de 80% dos editores ativos da Wikipedia em Português. No entanto, temos apenas cerca de 5 editores por milhão de falantes do português como língua primária e secundária. A título de comparação, para os italianos, essa relação é de 43 editores por milhão de falantes, para os alemães, de 36, para o Inglês, 22 e para o russo, 15.

Como o objetivo de aumentar a participação é uma das prioridades global da Wikimedia 2011-2015 Strategy e sabemos que a retenção de editores é um problema global da Wikipedia [4], uma das estratégias aqui adotadas será portanto a de entrar em contato com as outras comunidades Wiki, quando necessário, para compreender os problemas vivenciados por eles e que estratégias foram empregadas com sucesso para resolvê-los. O foco, aqui, deste contato será obviamente o de buscar as melhores práticas referentes aos Programas de Educação da Wikipedia nestes países.

Há ainda outro dado interessante e muito útil a nossa análise. Se, por um lado, os brasileiros interagem bastante nas redes sociais, por outro, ainda há poucos editores na Wikipedia. Apenas 3% dos leitores brasileiros são também editores [5] Tal dado exige pensarmos em como converter tantos leitores em editores. Poderíamos, por exemplo, utilizar as redes sociais para divulgar o programa Wikipedia nas Universidades, o que poderia ser feito através do compartilhamento de posts do blog wikimedia, do compartilhamento de notícias e vídeos que saíram na mídia sobre o programa de Educação.

Análise micro[edit]

"Simply having rules does not change the things that people want to do. You have to change incentives." -Jimmy Wales

O objetivo aqui é fazer a análise mais detalhada possível. Ao invés de propor soluções genéricas, buscaremos entender cada grupo, seus interesses, a que incentivo reagem e como pode ser o relacionamento com a comunidade Wiki. Buscaremos aproveitar o que já foi feito em diferentes iniciativas, tais como Wikipedia na Universidade, Wikipedia nas Escolas, Incubadora de Artigos na Universidade,Programa Wikipedia no Ensino

Professores[edit]

  • Professores de Ensino Fundamental e Médio

Os professores de Ensino Médio deverão atuar como aliados em prol da maior utilização da wiki. Caso eles mesmos já utilizem, poderão falar aos alunos a respeito da qualidade da informação. Podem também sugerir atividades de classe baseadas na Wikipedia. Um aluno individualmente ou um grupo de alunos poderá, após estudar determinado tema, conferir o artigo Wikipedia sobre ele e verificar se há algum erro de edição. Os alunos também poderão ser estimulados a participar no Wiki, através da edição ou criação de artigos sobre temas relacionados à matéria.O artigo seria criado ou a edição seria feita e então as informações seriam submetidas ao professor que avaliaria a qualidade do verbete criado ou da edição feita pelo(s) aluno(s) e lhe atribuiria uma nota. Com o crescimento da Internet, os professores tem de compreender que a educação está muito além das salas de aula. Os alunos do século XXI tem acesso a inúmeros recursos tecnológicos, como a Wikipedia. Seu uso já ocorre e é espraiado em escolas e universidades. Assim, é mais proveitoso que o professor utilize a Wikipedia a seu favor, como uma ferramenta tão importante quanto o conhecimento transmitido em sala de aula, para deixar suas aulas mais dinâmicas.

  • Professores de universidades e ensino técnico

Nas universidades, o ambiente acadêmico já se transforma um pouco, vez que estamos falando de conhecimento mais especializados. O conhecimento especializado é fundamental para qualquer enciclopédia, e não poderia ser diferente para a Wiki. Neste sentido, o professor universitário será um aliado fundamental na consecução da estratégia wiki. Aqui, não precisaremos reinventar a roda: o projeto piloto da Wikipedia nas Universidades já foi testado com sucesso. Desta forma, vê-se que é importante fechar mais parcerias com universidades e professores adeptos à filosofia Wiki. Novos modelos de parceria e projetos também devem ser pensados pela comunidade wiki, pelo professor universitário e pelos estudantes. Pensamos que os professores universitários poderão utilizar a Wikipedia para explicar conceitos para os alunos, problematizando a ideia de que a Wikipedia não é confiável ou é imprecisa. Um bom exemplo do professor que queremos é Rafael Pezzi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Quando perguntado sobre os motivos porque ele dá exercícios para seus estudantes melhorarem a Wikipédia como parte de seu curso de física, ele disse: “A Wikipédia torna explicito como o conhecimento é construído: um processo infinito e dinâmico, com opiniões confrontantes, em uma discussão vívida,” diz o professor Rafael Pezzi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul"

Os professores poderiam também estimular os alunos a revisar a matéria fazendo resumos e cruzando-os com verbetes da Wikipedia, caso já existam, ou criando seus verbetes. Após uma aula de Biologia sobre Fotossíntese e Respiração Celular, o aluno poderia entrar na wikipedia nesses verbetes e ver se eles coincidem com o que ele aprendeu ou possuem mais ou menos informação. O aluno poderia, então, levar dúvidas ao seu professor que o responderia e ajudaria a tornar o artigo wiki mais didático e completo, por exemplo.

  • Professores-pesquisadores

Na relação com os professores pesquisadores, devemos demonstrar a importância da disseminação da pesquisa e do conhecimento técnico. Devemos também argumentar que a Wiki conta com apoio de instituições que se dedicam à pesquisa, como a FIOCRUZ, por exemplo. Neste sentido, o pesquisador teria na Wiki a oportunidade de, através da revisão de verbetes ou edição de novos, compartilhar seu trabalho com todo o mundo. Teria, inclusive, a oportunidade de ter feedback em relação aos resultados da sua pesquisa de pesquisadores especialistas em sua área ao redor do mundo. Finalmente, deveríamos estimular que a Wikipedia fosse objeto de mais estudos em língua portuguesa(já há vários em inglês), já que é, de certa forma, um experimento social. É possível abordar o fenômeno wiki a partir da Sociologia, da Antropologia, da Economia, da Filosofia, das Relações Internacionais etc.

Devemos também buscar fechar parcerias com CNPQ, FAPERJ, FAPESP, CAPES para conseguir maior financiamento para projetos de pesquisa que se transformarão em verbetes ou melhorias em verbetes na wikipedia ou que tenham a própria wikipedia como objeto de estudo

Estudantes[edit]

  • Estudantes com baixo ou sem envolvimento acadêmico

A mensagem a estes estudantes seria a de 'navegar pelo oceano de conhecimento da wiki. A Wikipedia aqui seria um instrumento estratégico para um professor, por exemplo, aumentar o envolvimento acadêmico de um estudante (desinteressado na estrutura tradicional da sala de aula, p. ex). Em um primeiro momento este estudante seria estimulado a entender como se pesquisa com a wiki e encontraria suporte no Café dos Novatos, no qual tomaria contato com o sistema wiki e daria os primeiros passos para editar, na página de testes. Em um segundo momento, e com o suporte de seu tutor (v. necessidade de aumentar o programa de tutoria), editaria e criaria seus primeiros artigos.

  • Estudantes com envolvimento acadêmico

Os estudantes com envolvimento acadêmico são um grupo estratégico no reforço dos programas Wikipedia nas Universidades e Wikipedia nas Escolas. É importante converter estes estudantes em editores wiki, pois poderiam dar valiosas contribuições à Wikipedia. Porém, mais que isso, estes estudantes poderiam se tornar defensores da causa do conhecimento livre e agir como embaixadores em suas escolas e universidades. Teriam um relacionamento mais próximo com a comunidade Wiki e seriam responsáveis por disseminar a utilização da Wiki onde estivessem, bem como oferecer tutoria em como editar, aos que demonstrassem interesse. Por outro lado, os estudantes participantes de grupos ou projetos de pesquisa ou iniciação científica poderiam contribuir de forma inovadora para a edição ou criação de verbetes sobre sua área de estudo.

Comunidade wiki[edit]

  • Leitores

Este é o maior grupo de usuários da wiki e, portanto, um grupo altamente estratégico. Atualmente, contudo, as taxas de conversão de leitores para editores são muito baixas, se comparadas com as de outros países. A pergunta que devemos fazer, então, é: Por que pouquíssimos leitores se tornam editores? Há possíveis causas para este problema: os leitores podem considerar a edição muito difícil; achar que demanda um alto conhecimento técnico; podem simplesmente não ter interesse em participar; podem, apesar de leitores, desconfiar do conteúdo gerado de forma colaborativa e aberta. Por outro lado, há estratégias para lidar com cada um destes casos: podemos expandir o programa de tutoria, criar uma interface mais lúdica, explicar como funciona a wiki

  • Editores inativos

O grupo dos editores inativos pode ser composto de editores que já foram ativos ou de editores que sempre foram inativos. No primeiro caso, devemos criar incentivos para que o editor que já foi ativo e agora se encontra inativo volte a participar. Pelo que pude perceber em conversas com vários usuários, muitos editores que já foram ativos deixaram de contribuir devido a desgaste e brigas com outros usuários. Neste sentido, é necessário reduzir as hostilidades dentro da comunidade e estimulá-los a participar novamente.

  • Editores casuais

Os editores casuais muitas vezes não editam mais porque não tem tempo ou se veem insatisfeitos com as regras de reversão e/ou ambiente hostil da wiki. Assim, talvez seja interessante facilitar as regras de edição e aceitação de verbetes e ver qual o impacto que esta estratégia tem no número de editores casuais.

  • Editores ativos

Os editores ativos são a essência da produção de conteúdo da wiki. Devem assessorar novos usuários, através de programas de tutorias, ou mesmo do oferecimento de dicas sobre como funciona a wiki e como usá-la. Devem ser vistos como embaixadores da causa wiki e estar capacitados para promover a wikipedia e atrair novos editores.

Conclusões[edit]

  • Devemos aproveitar o bom trabalho já feito: isto significa expandir o programa Wikipedia na Universidade, expandindo a rede de universidades parceiras, estando em contato direto com grupos de pesquisa, professores, professores-pesquisadores e estudantes. Os que já são adeptos da wikipedia devem atuar como embaixadores da causa(respeitando as regras e diretrizes wiki), com o papel de divulgar a wiki, atrair, treinar e reter novos voluntários. Os que ainda não são, serão convidados a participar de workshops/seminários nos quais explicaremos a Wiki e como produzir o primeiro artigo, através de um vídeo tutorial.
  • Há poucas contribuições para a Wikipedia hoje, em termos de produção de conteúdo (novos verbetes e realizações de edições). Algumas possíveis causas (para as quais pensaremos em seguida estratégias) são: a sensação de falta de reconhecimento dos editores; a hostilidade da comunidade; a falta de conhecimento sobre a possibilidade de edição ou a ideia de que é altamente complexo fazê-lo.
  • A informação sobre o programa de educação está dispersa em diversas páginas e discussões da wiki. Tendo em vista a importância da iniciativa, centralizar ao menos as informações mais importantes, é central para a proposição de ações. Conforme bem resumiu o usuário Danilo. Mac, em debate: "A dispersão de conteúdo/informação está realmente atrapalhando a comunicação entre os grupos de editores e colaboradores de vários projetos, mas não existe um consenso sobre o que devemos fazer para resolver o problema. A importação de páginas do meta é uma possibilidade mas ainda são necessários outros debates em outros locais."
  • Existe uma riqueza de projetos incrível ao redor das wikis do mundo. No entanto, pouco deste conhecimento é compartilhado. Por outro lado, há uma necessidade de replicar boas práticas e gerar maior cooperação entre os diversos movimentos wiki.

Recomendações[edit]

Macro-estratégias[edit]

  • Aprofundar relação com países lusófonos

Com o crescimento do acesso a Internet e do número de computador/domicílio na África, aprofunda-se a necessidade e também oportunidade para o espraiamento do conhecimento no continente. Vale lembrar que a diversidade de opiniões é uma meta estratégica da wiki e o continente africano ainda é hoje é geograficamente subrepresentado. Neste sentido, seria estratégico aproximar o movimento wiki Brasil do movimento em Moçambique e Angola, tendo em vista que alguns projetos e práticas aplicados aqui com sucesso poderiam ser replicados nestes países (a comunidade wiki brasileira é mais madura). Além disso, poderíamos reduzir as distorções entre países lusófonos e começar a falar em uma Wikipedia em língua portuguesa.

  • Aprofundar a presença da Wikipedia em outros Estados do Brasil

Atualmente, grande parte da produção do conhecimento wiki se encontra restrito às regiões Sul e Sudeste do Brasil. Neste sentido, o conhecimento ainda não reflete a diversidade de culturas e tradições de nosso país. Portanto, seria estratégico para a WMF aumentar a rede de instituições parceiras, como universidades, ONGs e outros organismos da sociedade civil, que apoiam o projeto em outras regiões do Brasil. Isto seria feito através da realização de visitas a outros Estados, com a realização de reuniões com parceiros interessados e proposição de iniciativas conjuntas.

  • Criação do projeto Wikipedia Melhores Práticas (Wiki-MP)

Teríamos voluntários, falantes de outros idiomas, com o objetivo específico de interagir com outras comunidades wiki ao redor do mundo e recuperar projetos interessantes que tiveram sucesso em expandir a presença da wiki em escolas e universidades. Um bom exemplo seria revisar estratégias implementadas com sucesso no âmbito do Programa de Educação da Índia

Micro-estratégias[edit]

  • Expandir a iniciativa Wikipedia nas Universidades

Devemos aumentar as parcerias com universidades e professores, à semelhança do que foi feito no projeto piloto aplicado na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Agora que o projeto piloto já foi testado é hora de mostrar os resultados conquistados e expandir a rede de universidades parceiras, buscando atingir, também, a rede privada de ensino. É também o momento para arregimentar mais embaixadores de campus online e offlinee divulgar o potencial da Wikipedia como ferramente de suporte ao aprendizado.

Para expandir o programa, vale a pena usar como exemplo algumas iniciativas já coordenadas antes mesmo do Projeto Wikipédia na Universidade ser iniciado. Na área de Lógica, por exemplo, a supervisão de professores da área de Computação da UFRN e da UFPE deu origem a algo em torno de 200 verbetes, contribuindo intencionalmente à formação de algumas gerações de wikipedistas universitários

  • Oferecer seminários/workshops sobre o sistema wiki nas universidades.

A ideia seria quebrar alguns mitos, como o de que qualquer um pode postar qualquer coisa, que todos os artigos são imprecisos, que é muito difícil participar, que você precisa ser um especialista para contribuir. Em tais workshops/seminários, o sistema wiki seria explicado com seus 5 pilares, suas regras, critérios básicos, categoriais de editores. Demonstraríamos também como é possível criar uma conta de usuário e desde já, começar a contribuir

  • Oferecimento de cursos voltados à comunidade de não usuários da Wiki e de usuários que são apenas leitores e ainda não editam.

O curso poderia ser no formato "Wikipedia: The Basics and Beyond", devendo ser oferecido em português. Isso poderia ser feito através de parceriais com startups voltadas para educação tais como a Easyaula, KhanAcademy Brasil, entre outros. A parceria poderia ser formatada também como atividade/curso extracurricular de universidades e, assim, contar horas complementares ou créditos para o aluno que participasse.

  • Competições e Maratonas a serem feitas em universidades e escolas.

Através de parcerias com escolas e universidades, poderíamos pensar na criação de campeonatos e maratonas de edição de determinados verbetes. Grupos de 5 estudantes do 1 ano do Ensino Médio poderiam se reunir cada um sobre a supervisão de um professor para escrever sobre o verbete X na própria Wikipedia (considerando que eles passariam por uma palestra anteriormente na qual se explicaria como usar a wiki). Após 4 horas em que cada equipe trabalharia em sua edição, cada verbete iria para a avaliação de um painel composto por um ou dois representantes Wiki e de 2 a 3 professores da escola. Seria então feito o julgamento do melhor verbete, segundo os critérios wiki (reforçar a lógica dos pilares da Wikipedia nos alunos) e a equipe vencedora seria premiada, figurando na página da Wiki como os vencedores do desafio Wikipedia nas Escola, saindo na mídia (através da utilização de nossa rede de parceiros) e saindo na newsletter do mês subsequente.

  • Estar em contato e fechar parcerias com professores que acreditam na filosofia do conhecimento livre e estimulam seus alunos a aperfeiçoar verbetes

Caso uma ideia/conceito inovador seja desenvolvido, um novo verbete poderia ser criado ou um verbete já ultrapassado poderia ser editado. Esta iniciativa poderia estar dentro do guarda-chuva maior de iniciativas da Wikipedia voltadas para educação. Seria um projeto ao estilo "Wikipedia nas Escolas" para desde cedo estimular os jovens a consultar, ganhar experiência e editar na wiki.

Como exemplo, temos os alunos do 9º ano do ensino fundamental do colégio I.L. Peretz, na zona sul de São Paulo, que têm trabalhado para melhorar a qualidade e criar verbetes relacionados a obras literárias na Wikipédia. A iniciativa partiu do professor Jorge Makssoudian, que procurou no Brasil os representantes da Wikimedia Foundation, responsável pelo site colaborativo, para oferecer a parceria.[6]

  • Fechar parcerias com cursos de tecnologia/ciência e/ou professores e/ou alunos destes cursos.

É nestes cursos em que há o maior potencial de inovação, com a reformulação de conceitos, o desenvolvimento de tecnologias e métodos novos. Assim, atrair os que estão envolvidos com inovação em nosso país para participar do processo de compartilhamento livre do conhecimento, é uma estratégia chave para aumentar a produção de conteúdo inovador na Wiki.

  • Parceria com grupos de pesquisa.

Participei de grupos de pesquisa de Direito Internacional e de Política Latino-americana. No entanto, tudo que foi produzido nestes grupos ficou restrito ao ambiente acadêmico ou a debates. E se a Wikipedia celebrasse parcerias com estes grupos e os artigos sobre teorias já consolidadas que fossem produzidos no âmbito do grupo de pesquisa fossem transformados em verbetes wiki. Eles obteriam mais prestígio e estímulo através da interação com outros usuários.

  • Criação de fóruns ou páginas de discussão específicas entre especialistas.

Estes grupos poderiam se transformar em editores wiki com bastante expertise sobre um assunto específico, como por exemplo, Partidos Políticos na América Latina. Essa iniciativa traria maior nível de precisão e confiabilidade aos artigos wiki.

  • Dar maior reconhecimento a editores ativos e também a voluntários que propõe soluções interessantes.

Poderíamos fazer isso através da aplicação de técnicas de gamificação, como a distribuição de badgets para premiar comportamentos positivos. A premiação, o reconhecimento e o prestígios deles advindo motivaria o editores a seguir participando e também faria com que novos editores aumentassem sua participação para conquistar o reconhecimento da comunidade. Outra forma é contar a história de editores ativos apaixonados por um determinado tópico, de forma a mostrar as pessoas que fazem a Wiki

  • Seguir a estratégia de marcar presença em eventos de tecnologia, tais como a Campus Party. A presença nestes eventos é fundamental pois é um espaço de divulgação da Wikipedia, um local onde é possível fechar parcerias e pensar em novos projetos. Sem contar que os fãs de tecnologia são, geralmente, grandes fãs da Wikipedia, ou seja, estamos mantendo o contato com um público-alvo importante.
  • Criar um app Wiki através do qual se possa editar artigos.

O app normal da Wikipedia já é bastante usado e tem uma boa interface. A opção de editar, contudo, não existe. Uma equipe de desenvolvedores, que tivesse interesse, poderia propor o projeto de desenvolvimento de um app Wiki-edição para smartphones. Com o crescimento do mercado de smartphones no Brasil e a consolidação do uso da internet móvel, será uma estratégia interessante para atrair novos usuários, principalmente os mais jovens.

  • Reforçar a presença online e offline da Wiki em lugares subrepresentados do Brasil (favelas, por exemplo)

A ideia é alcançar maior diversidade e imparcialidade na produção de conteúdo. A ideia de um cursinho comunitário que se alinha claramente com esta filosofia já vinha sendo debatida anteriormente. A maior penetração nestes espaços será também central para o resgate e a preservação da cultura local.

  • Realização de mutirões junto à tradutores da wiki para verter artigos definidos estrategicamente como importantes

Um claro exemplo é o artigo a respeito da confiabilidade da wikipedia, questão normal levantada pelo senso comum. A tradução do artigo e seu posterior refinamento serviria como material de educação a respeito de Wiki, sendo utilizado como base para o treinamento de novos campus ambassadors.

  • Melhorias no Painel e outras páginas aqui nesta wiki devem ser feitas para tornar o ambiente mais convidativo

Temos que buscar formas de melhorar a comunicação interna do Wikimedia Brasil e a comunicação com a WMF para evitar os ruídos na comunicação que têm causado instabilidade em alguns projetos.

  • Alinhamento estratégico entre WMF e WMBr

Necessidade de reduzir a dispersão da informação, os ruídos de comunicação e acabar com o ambiente hostil para novos usuários. Devemos, portanto, realizar reuniões periódicas para chegar a um consenso a respeito das melhores formas de enfrentar o desafio da estagnação do número de editores.

  • Realização de wikiencontros

Criar um relacionamento mais pessoal entre contribuintes wiki de uma determinada cidade, Estado ou região. Seria uma oportunidade para troca de ideias e surgimento de novas propostas e projetos. Seria positivo também para reduzir as hostilidades entre usuários. Poderia ser conduzidos usando dinâmicas de conservação ao estilo World Cafe.

  • Integrar a wiki com redes sociais

Criar um algoritmo que permita que um usuário da wiki clique em uma opção para compartilhar algum verbete que achou interessante diretamente no Facebook, por exemplo

  • Obter o apoio de influenciadores de opinião

Como a bandeira da Wikipedia é conhecimento, colaboração e tecnologia, até as novelas da Globo podem mostrar um jovem consultado e falando de Wikipédia. Podemos ter também celebridades atuando como embaixadores(as) da causa. Qualquer intelectual famoso em um vídeo editando um verbete e dizendo que usa a Wikipedia seria uma eficiente forma de divulgação e captação de novos editores.

  • Explorar networking para aumentar o número de embaixadores de campus, a adesão de professores e parceria com universidades brasileiras e com outras organizações

Ao participar de programas como o Study of the United States Institutes (SUSI) for Brazilian Student Leaders on U.S. History and Government, estive em contato com 19 estudantes brasileiros das mais diversas áreas. Além disso, por ter sido um dos brasileiros selecionados para participar do Programa Becas Fundación Botín para el Fortalecimiento de la Función Pública en América Latina tive a oportunidade de conhecer 9 outros brasileiros de distintas áreas e Estados e outros 31 latino-americanos. Os participantes de ambos os programas, alguns inclusive já com Mestrado ou Doutorado, seriam contatos estratégicos para aumentar a presença da Wikipedia ao redor das universidades brasileiras. Além disso, no âmbito do projeto da Fundación Botín, trabalhei com mais 8 latinos desenvolvendo um projeto voltado para a educação. O resultado foi a organização DEUK que é uma plataforma digital voltada a disseminar boas práticas de educação formal e informal na América Latina, facilitando a troca de experiências entre jovens da região. A utilização da Wikipedia como ferramente de apoio ao ensino, em salas de aula ou outros ambientes de aprendizado, pode ser uma destas práticas a ser disseminadas nos mais distintos projetos de educação do Brasil e da América Latina.

Proposta de Plano de ação[edit]

Plano de ação - Junho a Dezembro

Metodologia de Análise[edit]

O Plano de Ação foi elaborado com a metodologia 5W2H, técnica de Gestão de Qualidade Total com o objetivo de definir as ações estratégicas que serão desenvolvidas no período 06/2012 - 12/2012 para lidar com os desafios aqui abordados. O 5W2H é, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível. F

O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo:

What – O que será feito (etapas) Why – Por que será feito (justificativa) Where – Onde será feito (local) When – Quando será feito (tempo) Who – Por quem será feito (responsabilidade) How – Como será feito (método) How much – Quanto custará fazer (custo)

  • Foram muitos os desafios observados nas análises. Desta forma, o maior objetivo foi priorizar os problemas centrais que guardam relação com o programa de Educação e pensar em ações para atacá-los.Este documento será validado após avaliação da tarefa, discutido com a WMBr, alterado e implementado.

Páginas de interação[edit]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Esplanada/propostas/Estrat%C3%A9gias_para_aumentar_o_n%C3%BAmero_de_editores_no_Brasil_(16mai2013)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Esplanada/geral#Estrat.C3.A9gias_para_aumentar_o_n.C3.BAmero_de_editores_no_Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:Chronus

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia_Discuss%C3%A3o:Divulgar_a_Wikip%C3%A9dia_e_atrair_editores

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Esplanada/geral/Redes_Sociais_e_Wikipedia_(16mai2013)

http://de.wikipedia.org/wiki/Benutzer:Phelps246

http://de.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Auskunft#Welche_Strategien_benutzt_Deutsch_wikipedia_um_Ihre_Redakteuren_zu_behalten.3F

http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Village_pump_(miscellaneous)#Help_Brazilian_Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:Raimundo57br/discuss%C3%A3o30

http://de.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Fragen_zur_Wikipedia#Welche_Strategien_benutzt_Deutsch_wikipedia_um_Ihre_Redakteuren_zu_behalten.3F

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Esplanada/geral/Question%C3%A1rio_sobre_a_Wiki_a_ser_veiculado_para_brasileiros_na_Wiki_(17mai2013)

http://meta.wikimedia.org/wiki/Meta:Babel#Restrict_or_abolish_local_file_uploading_to_Meta-Wiki

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Esplanada/geral/Sobre_a_efici%C3%AAncia_da_participa%C3%A7%C3%A3o_da_comunidade_no_processo_seletivo_de_empregados_da_Wikimedia_Foundation_(21mai2013)

http://br.wikimedia.org/wiki/Wikimedia:%C3%81gora/Dispers%C3%A3o_de_conte%C3%BAdo

https://www.facebook.com/wikipediapt?fref=ts

https://www.facebook.com/pages/Wikipedia-Brasil/262917697094442?fref=ts

https://www.facebook.com/groups/contribuawikipedia/?fref=ts

https://www.facebook.com/groups/contribuawikipedia/?fref=ts

Referências[edit]

http://strategy.wikimedia.org/wiki/Editor_Trends_Study

http://www-users.cs.umn.edu/~halfak/publications/The_Rise_and_Decline/

http://blog.wikimedia.org/2012/03/27/analysis-of-the-quality-of-newcomers-in-wikipedia-over-time/

http://meta.wikimedia.org/wiki/Global_Development/India_strategic_plan

http://meta.wikimedia.org/wiki/Category:Wikimedia_Global_Development_department

http://meta.wikimedia.org/wiki/Global_Development/Arabic_Language_Initiative_strategic_plan

http://www.freep.com/article/20130104/FEATURES01/130104028/Wikipedia-is-driving-away-newcomers-report-says

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia_Discuss%C3%A3o:Wikip%C3%A9dia_na_Universidade

https://br.wikimedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Wikimedia_Brasil_nas_escolas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Esplanada/geral/Atigos_do_projeto_Wikip%C3%A9dia_na_Universidade,_incubadora_de_artigos_e_pequenos_exerc%C3%ADcios_para_novos_editores_(31jul2012)

https://meta.wikimedia.org/wiki/Chamada_aos_Professores_para_o_Programa_Wikip%C3%A9dia_no_Ensino

http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Quality_control

http://pt.wikipedia.org/wiki/Favela

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:A_Wikip%C3%A9dia_na_academia

http://blog.wikimedia.org/2013/05/15/aliona-bogdonova-profile/

https://meta.wikimedia.org/wiki/Chamada_aos_Professores_para_o_Programa_Wikip%C3%A9dia_no_Ensino

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Divulgar_a_Wikip%C3%A9dia_e_atrair_editores

http://meta.wikimedia.org/wiki/Research:Wikipedia_Readership_Survey_2011/Results

http://meta.wikimedia.org/wiki/Research:Wikipedia_Editor_Survey_2012

https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:WikiProject_Editor_Retention

http://strategy.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_market_analysis

http://br.wikimedia.org/wiki/Cursinho_comunit%C3%A1rio_Wiki