Research:Labs2/Hackathons/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Research:Labs2/Hackathons and the translation is 100% complete.

Através do L2 organizamos regularmente hackathons de pesquisa levemente estruturados semestralmente. Durante esses hackathons os participantes são encorajados a realizarem brainstorms e a buscarem tarefas de pesquisa curta, colaborativas e mensuráveis em grupos auto organizados. Esses hackathons são planejados para serem espaços inclusivos e receptivos.

Participação aberta

Como pesquisadores, Wikipedistas e até mesmo funcionários da WMF estão espalhados pelo globo, utilizaremos a tecnologia VOIP para nos mantermos conectados durante o hackathon. Conforme um hackathon se aproxima um Google hangout é criado para permitir que todos os participantes se conectem com voz e vídeo. Participantes podem tanto se conectar ao hackathon remotamente (100% virtual) como através de encontros locais.

Encontros locais

Encontro locais que correspondem a hackathons são organizados por participantes em grandes cidades e universidades para reunir participantes. Organizadores locais (você pode ser um !) se voluntariam para liderar o evento, conseguindo um espaço com wifi, banheiros, assentos adequados, fontes de energia, papel, caneta, suplementos de escritório, e (idealmente) alguma comida para os participantes. Organizadores também serão responsáveis por coordenar suas atividades com o grupo virtual e por relatar os resultados de seu evento local.

Os coordenadores do Labs2 também irão fornecer uma coordenação centralizada nas semanas que antecederem os encontros. Isso consistirá de um leve processo de brainstorm (ex. um Google form) e avaliação (ex. via AllOurIdeias ou algo similar) de idéias de pesquisa. A intenção por trás desse processo é facilitar a rápida geração de idéias, e o processo de seleção de projetos em uma "desconferência" de forma que a formação de grupos e a execução de atividades nos hackathon locais possa acontecer mais facilmente - se isso parecer um fardo, participantes do hackathon são convidados a abandonarem essas idéias e fazerem simplesmente o que quiserem.

O Hackathon

Preparação

  • Participantes revisam e adicionam suas idéias na lista de propostas
    • Participantes que planejem trabalhar novos propósitos durante o hackathon devem preparar uma rápida (2 minutos) apresentação de sua idéia.
  • Organizadores locais devem assegurar um local adequado com WiFi, banheiros, assentos, energia, etc.

Programação

No dia do hackathon, participantes remotos e encontros locais vão se conectar via Google hangout.

O dia segue da seguinte forma:

  1. Boas-vindas, apresentações e exposição de idéias. Encontros começam com uma breve discussão sobre a programação e os objetivos do evento seguida de breves apresentações de novas idéias de projetos .
  2. Sessão de trabalho da manhã. Após a apresentação das idéias, participantes devem se auto organizar em torno de idéias de projetos que os interessem e passar a manhã trabalhando.
  3. Pausa para o almoço. Paramos para o almoço em torno de meio-dia. Participantes devem discutir os planos para o almoço com os organizadores locais. Participantes remotos (infelizmente) terão que arrumar seu próprio almoço sozinhos.
  4. Sessão de trabalho da tarde. Grupos de trabalho se reagrupam após o almoço para continuar trabalhando.
  5. Relato final do projeto. Grupos de trabalho relatam suas atividades do dia. Deve ser dada ênfase em resumir o projeto, apresentar o progresso feito e planos futuros.
  6. Jantar e socialização. Participantes são convidados para um café ou restaurante próximo para drinks, comida, etc.

Acompanhamento e relatórios

Coordenadores e organizadores locais são responsáveis por garantir que um breve resumo das atividades, que serão adicionadas à página do hackathon. Organizadores devem encorajar participantes a documentar sua produção nas páginas de seus projetos, através de fontes, códigos, gráficos, estatísticas, slides, resumos de pesquisas, etc.

Hackathons anteriores

Próximos hackathons

Por favor indique o seu nome abaixo, se você deseja ser informado para o próximo hackathon: