Translation requests/NL-1/Pt:

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Welcome
Boas vindas
Founder
Fundador
Reports
Relatórios
Projects
Projetos
Interview
Entrevista
Press
Imprensa
International
Internacional
Endnotes
Notas finais

1[edit]

Wikimedia Foundation logo
Wikimedia Foundation logo





Wikimedia Quarto

Edição Inaugural   Setembro de 2004


ang | ar | da | de | en | es | fi | fr | he | it | ja | kn | ko | no | pl | ru | nl | zh | sv
Simple || Updates || more... edit

Conselho Administrativo

Jimmy Wales, Fundador
Angela Beesley
Michael Davis
Florence Nibart-Devouard
Tim Shell

watch this

 

Equipe

Editor-chefe
  Samuel Klein
Editor Executivo
  Florence Nibart-Devouard
Desenhista
  Jean-Christophe Chazalette


Redatores
Angela Beesley, Anthere, Daniel Mayer, Arne Klempert, Dpbsmith, Elisabeth Bauer, Jamesday, Nicolas Weeger, Sj, Yann Forget, Jakob Voss +/-

 Revisores
Revisor-chefe: Ruth Ifcher
Aphaia, Ayman, Danny Wool, Joseph Dwayne, Mathias Schindler, Sjc, QT Nguyen +/-

Tradutores
아흔(A-heun), Arca, Aphaia, Ancem, Anthere, Ausir, Ayman, Electric goat, FoeNyx, Formulax, Frieda, Fruggo, Gleam, Joseaperez Jmabel, Kaare, Kpjas, Kzhr, Looxix, Mats Halldin, Mikez, MikkoM, Minh Nguyen, MHz, Modeha, Mountain, Neep, Nicolas Weeger, Nikerabbit, Paddyez, Philipendula, Profoss, PuzzletChung, Robert, Roby, Salsero, Sansculotte, Schopenhauer, Selena von Eichendorf, Shizhao, Sj, Solkoll, Spektr, Stonda, Strxg, Suisui, Tietew, Tomos, Tsca, Yann Forget, ACrush +/- andresvzla

sonic boom

   Bem-vindos à newsletter da Fundação Wikimedia. Aqui você encontrará artigos sobre as mais recentes iniciativas da Wikimedia, as idéias e atividades dos membros do Conselho Administrativo e palavras de nosso fundador, Jimmy Wales. Você encontrará informes atuais de nossos comitês e filiais, notas da comunidade e comentários das principais personalidades envolvidas com conteúdo livre, direitos autorais e distribuição de pesquisa. Nesta edição, Ward Cunningham nos fala sobre a Wikipédia e o futuro das wikis (veja página 5).

    Você também encontrará notícias sobre eventos recentes e futuros. Entre os principais eventos de setembro estiveram uma grande nota à imprensa após a Wikipédia (versão em inglês) haver alcançado seu milionésimo artigo; uma celebração à Wikipédia no moderno Cyberarts Festival em Linz, Áustria (cujos organizadores nos honraram em maio com o prêmio de Comunidades Digitais e uma generosa doação); e uma apresentação sobre a Wikipédia para as Nações Unidas, em Genebra.

    A newsletter está disponível em várias linguas e vários formatos; sinta-se à vontade para redistribui-la. Este novo fórum é uma obra em andamento, mas é, acima de tudo, dedicado à comunidade e à fundação que nós construimos. Seja ousado em suas sugestões e em seus comentários; diga-nos o que você gostaria de ver nessas páginas nos próximos meses. Trabalhos breves sobre qualquer tema relacionado à Fundação Wikimedia ou seus projetos são bem-vindos. Nós encorajamos, também, que você nos envie notas sobre seus projetos locais, ou citações da imprensa sobre os projetos. Comentários e propostas podem ser enviados para newsletter (arrouba) wikimedia.org.

    Gostaríamos de agradecer aos vários doadores que mantiveram a Fundação no azul neste ano, como a fact-index.com. Somos especialmente gratos a todos que contribuíram com textos, diagramas, fotografias, música, códigos ou outras essencialidades para os vários projetos e filiais. Sem a sua dedicação, não haveria nada digno de menção em uma newsletter.

    Finalmente, gostaríamos de reconhecer o trabalho dos mais de oitenta redatores, desenhistas e, especialmente, os tradutores que contribuíram para essa produção. Muitas mãos tornam o trabalho mais fácil, e produzir esta newsletter foi um prazer. Esperamos que todos gostem de lê-la tanto quanto nós gostamos de produzi-la.

--A equipe editorial do Wikimedia Quarto

 




Índice


Capa : Primeira reunião do Conselho (4)

Boas vindas, Índice . . . . . . 1
Carta do fundador . . . . . . 2
Carta do Conselho
Relatórios trimestrais . . . . . . 3
Sobre os Projetos . . . . . . 4
Notas das filiais
Entrevista: Ward Cunningham
     sobre wiki e a Wikipédia
. . . . . . 5
Na Mídia . . . . . . 6
Notas Internacionais, Galeria . . . . . . 7
Notas finais, Editoriais . . . . . . 8



2[edit]

Carta do Fundador

 

Jimbo Wales na França
Jimbo Wales na França
Focado e Enamorado

Nossa missão é disponibilizar gratuitamente a soma de todo conhecimento mundial para todos, em qualquer lugar e na língua de sua escolha. Isto sob um licenciamento livre, para que possam modificar, adaptar, reutilizar ou redistribuir tal conhecimento à vontade. E por "todos, em qualquer lugar" eu quero dizer exatamente isso, pelo que é preciso lembrar que a maior parte do nosso público-alvo ainda não possui acesso confiável à rede mundial de computadores (Internet), se é que sequer possuem tal acesso.

Nós somos um fantástico projeto global que continua a crescer a um ritmo alucinante. Algumas estatísticas já bem conhecidas na comunidade valem a pena ser repetidas: são 2 mil novos wikipedistas todo mês; 2 mil novos artigos e 40 mil edições em artigos todos os dias -- quase o dobro disso em páginas e edições a páginas se incluídas as discussões e as metapáginas. -- e isso contando apenas a Wikipédia.

Ao crescermos a este passo, enfrentaremos desafios relativos à mudança de escala. Antigas maneiras de se fazerem as coisas deterioram-se ao tornamo-nos uma comunidade com um número sempre crescente de membros. Nós queremos manter e aprimorar nossos padrões de qualidade, ao mesmo tempo que mantendo-nos como uma comunidade aberta, amigável e acolhedora. Isso é um desafio.

Para enfrentar esse desafio, farão-se necessárias muitas análises e empenho. Eu também gosto de falar sobre outro ingrediente que considero absolutamente essencial: o amor. Não é muito comum em círculos tecnológicos, acadêmicos e científicos a referência ao amor em uma comunidade, mas para nós isso é, e precisa ser, algo comum e explícito.

Nossa comunidade já é formada por uma miríade de procedências, e essa variedade tende apenas a crescer com o tempo. A única forma de coordenarmos nossos esforços de maneira eficiente para alcançarmos nossos objetivos é amarmos o trabalho e uns aos outros, mesmo que discordemos. Respeito mútuo e razoabilidade em face da discordância são essenciais, e ambos ficam mais fáceis quando nos sentimos mais favoráveis uns aos outros como o resultado natural de sermos voluntários juntos nesse incrível, ridículo, maluco e divertido projeto para mudar o mundo.

Nenhum de nós é perfeito nesses casos; tal é a condição humana. Maas cada um de nós pode tentar todos os dias, em nossas edições, nos e-mails que enviamos para as mailing lists, nas conversas no IRC, em nossos e-mails privados. Podemos tentar alcançar um mais alto padrão do que aquele normalmente encorajado pela Internet, um padrão de benevolência racional e amor.

Nós já percorremos um longo caminho, e para alcançar nossos objetivos verdadeiramente, precisamos nos manter focados e enamorados.

Carta do Conselho
conforme o original em francês


Esta carta surgiu de um desejo de compartilhar nossas atividades e opiniões com um público mais amplo; ela é direcionada às dezenas de milhares de participantes dos projetos da Fundação Wikimedia, assim como a todos aqueles que apóiam nossas atividades.

A Fundação Wikimedia foi criada como resultado da evolução da Wikipédia, do Wikdicionário, do Wikilivros, da Wikiquote e da Wikisource. O crescimento exponencial desse projetos tornou necessária a criação de novas estruturas e novos meios de funcionamento. Essas estruturas incluem a capacidade legal para receber doações; a criação de sistemas de compensação, para a requisição de fundos, administração de domínios e servidores e para a publicação de conteúdo impressos ou por CD ou DVD; e a coordenação de novos canais de comunicação entre os diversos projetos.

Apesar dessa evolução, os participantes seguem sendo a força vital e o principal recurso à disposição dos projetos da Fundação Wikimedia, e essas novas estruturas seguirão sendo administradas democraticamente. O Conselho Administrativo da Fundação tem por papel organizar debates pertinentes e tomar decisões que garantam as melhores condições possíveis para o desenvolvimento, a manutenção e a livre distribuição do nosso conteúdo livre. Nós somos guiados pelo desejo de proteger o espírito fundador da Fundação, que é baseado na abertura (todos podem editar), confiança (nenhuma qualificação especial faz-se necessária), colaboração (via wiki), respeito mútuo (com respeito às contribuições alheias) e cultura de doação (baseada no voluntariado).

Durante os últimos três meses, nós construímos uma base sólida para o futura da Fundação Wikimedia. Nós construímos as bases para um sistema associativo; fizemos contato diversos com pessoas e organizações que auxiliarão nossos projetos no ano vindouro; e iniciamos o processo para obtenção de fundos bem como a organização de eventos beneficentes que garantirão à Fundação um futuro financeiro estável. Posições oficiais foram dadas a Daniel Mayer e a Tim Starling, para garantir a publicação transparente das finanças da Fundação e incrementar a comunicação com nossos desenvolvedores (developers) respectivamente.

De maneira coordenada com nossas filiais Francesa e Alemã, nós fizemos contato com editoras para a distribuição do conteúdo da Wikipédia em CD e DVD, e começamos a preparar réplicas visuais da Wikipédia para essa distribuição offline. Nesse interim, um comunicado à imprensa mundial foi distribuído em celebração do alcance do marco simbólico de um milhão de artigos. Estamos estabelecendo contatos mais amplos com a imprensa, e pretendemos aumentar ainda mais a visibilidade de nossos projetos com o auxílio de nossos Comitê de Relações Públicas multilinguístico.

Finalmente, inauguraremos um novo sítio oficial dedicado à Fundação. Ele distribuirá informação ao público a respeito da Fundação e sua missão, nossos vários projetos e iniciativas e nossos planos para o futuro. O sítio também detalhará nossa situação financeira (como faz o presente sítio), e possibilitará inscrições online. Acompanhe o site wikimediafoundation.org para obter informações atualizadas nos próximos meses.

Nós estamos interessados em suas perguntas e seus comentários. Qualquer um de nós pode ser contactado pela respectiva página de discussão de usuário (veja [1]), ou por e-mail, em: board (at) wikimedia.org.



3[edit]

Relatórios Trimestrais

 

Administração

Onde posso encontrar informações sobre a Fundação?

Informações atuais sobre a Fundação podem ser encontradas nesta newsletter, na mala postal (mailing list) específica [2], No sítio Meta-wiki da Wikimedia [3] e no sítio da Fundação [4] (em progresso).

Quantas pessoas compõem o Conselho Administrativo da Wikimedia?

São cinco membros, incluindo-se Jimmy Wales, o fundador e presidente da Wikimedia. Angela Beesley, secretária, e Florence Devouard, vice-presidente, são os dois membros eleitos. Michael Davis é o tesoureiro do Conselho e trabalha com os assuntos financeiros da Wikimedia (veja Finanças). O quinto membro é Tim Shell, que participa ativamente da Wikipédia em inglês, podendo ser encontrado no canal #wikimedia, do IRC.

Quais são os cargos e comitês oficiais?

Daniel Mayer é o Presidente de Assuntos Financeiros. Ele é responsável pelas finanças, com a supervisão de Michael Davis. Notadamente, Mayer é responsável por nosso orçamento [5] e por nosso balanço financeiro [6].

Tim Starling é nosso Desenvolvedor-contato, a principal ligação entre o Conselho e a comunidade de desenvolvedores (developers). A atividade dos desenvolvedores envolve duas áreas principais: manutenção dos servidores e desenvolvimento do software MediaWiki, que é usado, também, para nossas aplicações não relacionadas à Wikimedia.

Tim Starling está organizando um Comitê de Desenvolvedores (Developer Committee) [7]. Este comitê será composto pelos desenvolvedores mais ativos e, entre outras coisas, ajudará a formalizar um método para a tomada de decisões por desenvolvedores, como, por exemplo, a direção de desenvolvimentos futuros, a definição de aquisições necessárias e o processo para requisições de caráter técnico.

Não há outros comitês oficiais, mas há grupos importantes que em muito se assemelham a comitês e que se formam por conta própria, especialmente em relação a fundos e a relações públicas. Como exemplo, Danny Wool tem coordenado alguns pedidos de doações. Para outros exemplos de comitês em potencial, veja [8].

Como os membros do Conselho se comunicam entre si?

As atividades do Conselho Administrativo são registradas no sítio Meta-Wiki da Wikimedia [9], e, futuramente, tais registros serão transferidos para o sítio da Fundação [10]. A comunicação entre os membros ocorre via e-mail e por meio da lista postal foundation-l, que é pública, assim como seus arquivos. Os membros do Conselho também freqüentam o canal #Wikimedia, no freenode do IRC, onde podem ser contactados para casos prementes. Ainda que três membros do Conselho -- que é o quorum necessário para uma reunião oficial do mesmo -- freqüentemente estejam presentes no IRC ao mesmo tempo, tais ocasiões geralmente não representam reuniões oficiais.

Houve alguma atividade de membros do Conselho durante o verão. Em 4 de julho de 2004, Jimmy Wales, Angela e Anthere reuniram-se em Paris (ata: [11]).

Mais tarde naquele mês, houve nova reunião para discussão sobre a criação de um sítio oficial para a Fundação, no endereço www.wikimediafoundation.org; Muitos estiveram envolvidos nas discussões, inclusive Angela, Anthère, Mav e Tim Starling (ata e resultados: [12]).

Houve também uma rápida reunião ad-hoc, em 5 de setembro, sobre a criação de uma base de dados para experimento com o projeto Wikispecies, para que seus entusiatas pudessem discutir sobre qual seria o futuro desejado de tal projeto. Quase todo o Conselho (houve apenas uma ausência) reuniu-se por cerca de 20 minutos para tal discussão (ata: [13]).

Jimbo Wales, Tim e Michael dominam as decisões do Conselho?

Importante reunião do Conselho em Paris
Importante reunião do Conselho em Paris

Até o momento, Tim e Michael desempenharam papéis mínimos nas discussões e resoluções do Conselho, e não há planos para mudar isso. Para assegurar-se de que a voz da comunidade seja de fato houvida, Jimbo Wales prometeu, como uma convenção, jamais votar contra Angela e Anthere, a não ser que considere a questão como algo que envolva uma mudança fundamental e absoluta nos rumos do projeto -- o que é altamente improvável, já que Angela, Anthere e Jimbo Wales compartilham os valores essenciais da comunidade e do projeto. Dessa forma, para fins práticos, o poder está nas mãos dos dois membros eleitos democraticamente para o Conselho, com a deferência de Jimbo Wales.

Quantas decisões do Conselho são tomadas por meio de votação?

Nós preferimos discutir os temas, encontrar propostas sobre as quais possamos todos concordar, alcançar meio-termos que possam acomodar a todos, quando necessário, e chegar a consensos. Todos as votações informais realizadas até agora foram unânimes.

O Conselho registra ou publica as suas atividades em algum lugar?

Normalmente, nós discutimos os temas no canal do IRC #wikimedia, no freenode. Neste canal, todos são livres não somente para acompanhar as deliberações do Conselho, mas, também, para participar das discussões e nos ajudar a tomar decisões. Os registros de reuniões planejadas no IRC, tais como aquelas que dizem respeito ao sítio da Fundação, são publicadas na MetaWiki e no sítio da Fundação, juntamente com resumos das demais reuniões. No entanto, nós também nos reunimos em canais privativos e trocamos emails. É importante que nós possamos falar livremente, pensar em voz alta, por assim dizer, sem que outros tomem comentários especulativos por novas políticas ou decisões finais. Nós desejamos que nossas atividades sejam suficientemente visíveis através desta newsletter, das atas das reuniões do Conselho, dos anúncios oficiais feitos por mala postal, e do sítio da Fundação.

Como posso me tornar membro da Fundação?

Qualquer um que esteja interessado em apoiar as atividades da Fundação e tenha contribuído sob um nome de usuário para qualquer projeto da Wikimedia é Membro Voluntário e Ativo da Fundação. A partir deste ano, será, também, possível para qualquer um tornar-se Membro Contribuinte Ativo por meio de pagamento de taxa de sociedade.

Discussões realizadas em julho acerca da taxa de sociedade levaram à elaboração da seguinte proposta:

Tornar-se Membro Contribuinte Ativo custará 60 dólares-dos-Estados-Unidos (ou equivalente), e não requer que se seja editor de nenhum projeto da Wikimedia. Membros Voluntários e Ativos podem tornar-se Membros Contribuintes Ativos ao custo de 6 dólares-dos-Estados-Unidos, mas encoraja-se que paguem a taxa cheia, se lhes for possível. Os Membros podem escolher como desejam que parte da taxa por eles paga seja usada (por exemplo, "30 dólares devem ser usados para compra de equipamentos").

Não haverá obrigatoriedade de pagamento de taxas; contribuir para projetos e deles se beneficiar seguirá sendo gratuito. Contribuições pecuniárias nada mais são do que uma maneira adicional de ajudar o projeto. A íntegra da proposta sobre sociedade pode ser encontrada na MetaWiki, em [14]; outras respostas para perguntas sobre a sociedade podem ser encontradas no Membership FAQ. Veja também [15].

A Wikipédia planeja passar a veicular publicidade?

A Wikimedia não tem planos de permitir publicidade na Wikipédia, e nem em nenhum de seus projetos-irmãos no futuro próximo. Nós acreditamos que dotações e donativos apropriados, feitos pelo público, assegurarão nosso futuro, sem necessidade de veiculação de publicidade. Existem, também, outras maneiras de angariar fundos, como dotações, prêmios, donativos de mirrors da Wikipédia, doações de equipamentos, etc... A veiculação de publicidade provavelmente levantaria fundos, mas poderia, também, reduzir outras fontes de fundos, especialmente as doações, além da possibilidade de aborrecer alguns usuários.

Ouvi dizer que os developers passaram a ser pagos. É verdade?

Em julho de 2004, os developers da Wikimedia foram consultados sobre a possibilidade de um sistema de recompensa por serviços de desenvolvimento de sistema. A motivação era a melhora do direcionamento do desenvolvimento em determinadas direções (por exemplo, oferecendo pagamento pelo desenvolvimento de certos recursos para o software). Os resultados da consulta podem ser encontrados na página [16].

Em conjunto com o Comitê de Desenvolvedores (Developer Committee), nós testaremos um sistema de pagamento e outras recompensas para developers que optem por trabalhar em tarefas específicas. Haverá um período de testes de quatro meses de duração, após o qual será feita análise no sentido de determinar seu grau de sucesso.

O sistema proposto permitirá que qualquer um possa requisitar novos recursos de sistema, e que qualquer developer possa propor seus próprios termos para o atendimento a requisições. o Comitê de Desenvolvedores orientará o Conselho Administrativo sobre a factibilidade e a utilidade de requisições e ofertas, e o Conselho tomará decisões definitivas sobre o aceite ou a recusa de ofertas para trabalhos requisitados.

Detalhes sobre o período de testes estão disponíveis na página [17]. Todos os usuários da Wikimedia serão encorajados a avaliar os resultados quando o período de testes se encerrar.

Colaborações


Discussões com colaboradores potenciais tornaram-se mais freqüentes este ano. Entre os projetos externos que estão interessados em trabalhar com projetos da Wikimedia incluem-se o Project Gutenberg (Wikisource), o OpenTextBook e o Free High School Science Texts (Wikibooks), e o Open-Media (com o recém-criado Wikimedia Commons). Em 1º de julho, um grupo de wikipedistas alemães reuniu-se com o Brockhaus new media group, para familiarizarem-se uns com os outros. No final de agosto, Jimmy Wales e Angela Beasley reuniram-se com membros da BBC new media division para conversar sobre a Wikipédia, abrindo possibilidade de colaboração com aquele grupo.
Algumas parceirias já se tornam realidade. A primeira foi em maio deste ano, quando a Wikipédia uniu-se ao programa de aquisição de conteúdo do Yahoo. Através deste programa, a Wikipédia agora atualiza diretamente o diretório do Yahoo com as informações de suas novas páginas [18]. Isto os ajuda a garantir resultados de buscas atualizados sobre o conteúdo da Wikipédia; e também ajuda a aumentar a visibilidade do conteúdo da Wikipédia. Por meio deste programa, nós recebemos estatísticas clickthrough do Yahoo (quantas vezes links para páginas da Wikipédia foram utilizados por usuários do Yahoo para visitar a Wikipédia); em maio, o tráfego clickthrough ficou nas vizinhanças de 500 mil visitas; em junho, saltou para 2 milhões de visitas, o que representou quase um quarto das visitas ao nosso sítio naquele mês; desde então, a média tem-se mantido pouco abaixo dos 2 milhões de visitas/mês. Parceirias com outros provedores de conteúdo proporcionaram os resultados mais concretos: mais de 40 mil cópias estáticas de páginas da Wikipedia serão distribuídos via CDs e DVDs até o fim do ano.

Distribuição

CD da Directmedia

Até o final de setembro, a empresa alemã Directmedia Publishing [DMP] [19] lançará o CD-ROM da Wikipédia em alemão. Ele conterá cópia parcialmente revisada do sítio em 1º de setembro, além de uma imagem-ISO e o SQL-dump. 30 mil CD-ROMs serão enviados pela DMP para clientes cadastrados, gratuitamente. Outros 10 mil CD-ROMs serão dados a título de brinde para livrarias, que poderão vendê-los por não mais do que 5 euros (€).

A Directmedia Publishing publicou algo como 180 livros eletrônicos nos últimos 10 anos, com foco em ciências sociais, lexiogênicos e coleções de imagens.

DVD da Mandrakesoft

A Mandrakesoft (produtora de seu próprio Linux) lançará DVD contendo versão bilíngüe da Wikipédia em inglês e em francês, juntamente com a vindoura versão do Mandrake Linux. A Mandrakesoft tem produzido, por vários anos, uma versão das mais populares e de fácil manuseio do Linux.

O intenso trabalho de marcação de imagens e listas em preparação para estas publicações, que há muito se fazia necessário, propiciou incremento de qualidade para os projetos da Wikipédia envolvidos. O esforço para marcação de imagens na Wikipédia em língua inglesa, que envolve a classificação de 50 mil imagens sem identificação, está em andamento. Por favor, auxilie este esforço na página [20].

Outros convites e ofertas

A Wikimedia tem oferta em aberto de um servidor francês para a hospedagem gratuita; na França, três novos servidores foram instalados recentemente. Houve outras ofertas para hospedagem gratuita, especialmente quando fazíamos planos emergenciais para o primeiro furacão na Flórida, no final de agosto.

Finanças

Doações

1180 doações individuais foram feitas à Fundação por meio do PayPal entre o início do ano e o dia 31 de agosto, totalizando 46.600 dólares-dos-Estados-Unidos (doações em outras moedas foram convertidas usando a taxa de câmbio atual), o que representa média diária de 190 dólares. Mais da metade desta quantia (29.800 dólares) foi angariada em julho e em agosto, principalmente durante a campanha extra-oficial de doação, implementada somente na Wikipédia em inglês.

A "Nica Dourada" concedida à Wikipédia
A "Nica Dourada" concedida à Wikipédia

Prêmios

Em maio, a Prix Ars Electronica concedeu à Wikipédia a "Nica Dourada" na categoria "Comunidades Digitais", um prêmio que se fez acompanhar de uma doação de 10 mil euros sem qualquer compromisso [21].

Subsídios

A Fundação considerou candidatar-se para vários subsídios durante o verão de 2004, e muitas horas foram dedicadas a um subsídio da NEH [22] para projetos nas áreas humanas, que parecia promissor. Histórias da Wikimedia foram resumidas, uma descrição detalhada e um orçamento foram elaborados para o proposto projeto de humanas e biografias de editores interessados em trabalhar no projeto foram reunidas. No fim, a candidatura não foi enviada, devido à falta de tempo hábil. O texto sobre a Wikimedia, no entanto, que foi produzido, e a experiência adquirida em escrever sobre projetos específicos, serão úteis para candidaturas futuras, no próximo outono.

Compras

Doações feitas entre julho e agosto, e os fundos angariados no final de dezembro (durante e imediatamente depois de uma queda dos servidores), foram usadas para compra de mais de 60 mi dólares-dos-Estados-Unidos em novo hardware (veja [23] e [24]).

Desenvolvimento Técnico
File:Technical Dev.png

O ano tem sido excitante sob o aspecto técnico. Começamos com dois servidores na Califórnia e um ranking Alexa de tráfego de 900 [25]. Em fevereiro, o sítio mudou-se para Tampa, na Flórida, e acrescentou nove novos servidores. Mais três servidores entraram em serviço no começo de junho e Ariel, um quarto servidor, rápido e sexy, iniciou operações no final do mês. Após cada upgrade, o número de pessoas utilizando o sítio aumentou e consumiu a capacidade disponível dos novos servidores. Desde o início de setembro, mais oito servidores estão em serviço, e mais oito servidores especiais para buscas e arquivos aguardam instalação.