Translation requests/WMF/About Wikimedia/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Sobre a Wikimedia[edit]

A Wikimedia Foundation Inc. é a mantenedora de vários projetos de conteúdo livre, incluindo a Wikipédia, a premiada enciclopédia online.

Qual é a principal missão da Wikimedia Foundation?[edit]

A missão da Wikimedia Foundation é capacitar e unir pessoas ao redor do mundo para coletar e desenvolver conteúdos educacionais sob uma licença livre ou que estejam sob domínio público, distribuindo-os de forma efetiva e global.

Com a colaboração de uma rede de capítulos locais, a Fundação provê a infra-estrutura essencial e uma base organizacional para o suporte e desenvolvimento de projetos wiki multilíngües e outros esforços úteis à realização desta missão. A Fundação irá manter disponíveis na Internet informações úteis advindas de seus projetos, de forma gratuita, permanentemente.

Veja também nosso Estatuto, Visão e Valores.

Vocês são uma instituição beneficente?[edit]

A Wikimedia é uma fundação beneficente, sem fins lucrativos, constituída sob as leis da Flórida, EUA e sediada em São Francisco, Califórnia, nos EUA. Totalmente auditada, a Wikimedia Foundation está listada como organização beneficente no Guidestar e sites afiliados. A Wikimedia Foundation tem isenção fiscal sob o status 501(c)(3) nos Estados Unidos.

A existência da Wikimedia Foundation foi oficialmente anunciada pelo fundador da Wikipédia Jimmy Wales em 20 de junho de 2003. O Estatuto da Wikimedia Foundation Inc. está disponível online.

Quais projetos vocês mantém?[edit]

A Wikimedia Foundation mantém a Wikipédia, uma enciclopédia online e um dos 10 sites mais visitados no mundo. Desde a fundação da Wikipédia, em janeiro de 2001, e a incorporação da Wikimedia Foundation em junho de 2003, nosso crescimento tem sido incrível. A Wikipédia em língua inglesa, nosso primeiro projeto, teve uma expansão de 135.000 artigos na época da incorporação para mais de 2.500.000 artigos atualmente. Juntos, todos os idiomas da Wikipédia contém mais de 11.000.000 artigos.

A Wikimedia Foundation também mantém vários projetos além da Wikipédia, como o Wikimedia Commons, um repositório gratuito de imagens e outros tipos de mídia, que contém mais de 3.100.000 imagens, vídeos e arquivos de áudio. Nós também coordenamos e apoiamos o desenvolvimento do MediaWiki, o software livre utilizado em quase todos os nossos sites públicos.

Mais informações podem ser encontradas em nossa página de projetos.

Como a Fundação é administrada?[edit]

A Wikimedia Foundation tem uma equipe de 21 pessoas, lideradas pela Diretora Executiva, Sue Gardner. A equipe apóia o trabalho de centenas de milhares de voluntários que agregam conteúdo às comunidades Wikimedia e é apoiada por inúmeros voluntários que participam através de comitês, como estagiários ou em tarefas específicas.

O Board of Trustees (Conselho Diretor) articula a missão e a visão da Wikimedia Foundation, revisa e ajuda a desenvolver planos a longo prazo, supervisiona e ajuda nas iniciativas de arrecadação de fundos. É o órgão máximo da Wikimedia Foundation, como está previsto em seu Estatuto. Visite a página de encontros para ver as minutas publicadas e resoluções para ver as resoluções publicadas. Parte do Board é composta de candidatos eleitos dentre os colaboradores dos projetos da Wikimedia.

Nós temos um escritório, localizado em São Francismo, Califórnia (EUA), onde a maioria de nossos funcionários estão trabalhando. Todos os outros membros do Board e da equipe trabalham de outros locais.

Esforçamo-nos para operar de maneira transparente e publicamos políticas importantes e informações financeiras.

Quem são os membros do Board of Trustees da Wikimedia Foundation?[edit]

Biografias e vigência do mandato dos atuais membros do Board of Trustees (Conselho Diretor) encontram-se na página Board.

O Conselho é auxiliado por um Conselho de Consultores, que é presidido por Angela Beesley.

Quem são os membros da equipe da Wikimedia Foundation?[edit]

Informações sobre a equipe atual encontram-se na página da equipe.

Como a fundação serve à sua missão?[edit]

Existem diversas maneiras importantes:

  • A Wikimedia Foundation possui mais de 300 servidores, usados para manter nossos projetos, sendo dona também dos registros de domínio e logomarcas. Isso mantém os serviços livre de custos e livre de propagandas.
  • Nós apoiamos o desenvolvimento estratégico de software no MediaWiki e ferramentas associadas, que possibilitam a participação das pessoas e permitem que a comunidade de voluntários trabalhe de modo mais eficaz. Isso inclui ferramentas especificamente relacionadas com garantia de gualidade.
  • Nós desenvolvemos material de aprendizado, apoiamos workshops e nos esforçamos para pensar de maneira inteligente em meios de trazer novos colaboradores e fazer a Wikimedia crescer como movimento internacional pelo livre conhecimento.
  • Nós tentamos trazer às pessoas o conteúdo educacional dos projetos da Wikimedia das mais variadas formas. Em particular, nós queremos ajudar comunidades carentes com conectividade limitada a acessar conteúdo educacional gratuito, e contribuir para ele.

Em tudo isso nós somos auxiliados por capítulos locais organizados em diversos países.

Como é gasta a receita ?[edit]

Uma visão detalhada do nosso planejamento de gastos pode ser encontrada no nosso Relatório de Finanças

De onde vem o dinheiro?[edit]

A Wikimedia é primordialmente financiada por doações feitas por dezenas de milhares de indivíduos, e também por meio de subsídios e doações recebidas na forma de servidores e hospedagem (veja benfeitores).

A Wikimedia Foundation recebe doações de mais de 50 países ao redor do mundo. A maioria das doações para a WMF provém de países cujo idioma é o inglês (EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália). Apesar de doações individuais serem relativamente pequenas, seus números elevados têm garantido nosso sucesso.

Não estamos considerando, atualmente, a utilização de propaganda como fonte de receita.

A Wikimedia Foundation possui o status 501(c)(3), de isenção de impostos nos Estados Unidos. Há a possibilidade de que doações provindas de outros países também sejam dedutíveis. Veja dedutibilidade de doações para mais detalhes. Por favor, consulte nossa página de arrecadação de fundos para mais informações sobre como fazer doações via PayPal, MoneyBookers ou correio. Para todos os outros tipos de doação, por favor contate Sue Gardner pelo endereço sgardner(_AT_)wikimedia.org

Vocês têm demonstrativos financeiros auditados?[edit]

Nossos demonstrativos financeiros foram auditados para o exercício fiscal de 2004, 2005 e 2006 por Gregory Sharer & Stuart [1] e são compatíveis com os princípios contábeis usualmente aceitos.

Links para os demonstrativos financeiros: Demonstrativos Financeiros 2006-2007

As informações financeiras mais recentes podem ser encontradas no Relatório de Finanças.

O que é Wikia? Ela é parte da Wikipédia? É um dos projetos da Wikimedia Foundation?[edit]

A Wikia,Inc. é uma empresa com fins lucrativos que é completamente separada da Wikimedia Foundation. Foi fundada por Jimmy Wales e Angela Beesley. Wales também é o fundador da Wikimedia Foundation e Beesley preside o Conselho de Consultores. A Wikia usa o software MediaWiki desenvolvido para a Wikipédia, possibilitando que indivíduos criem suas próprias comunidades wiki. Essas comunidades wiki são financiadas por publicidade. A Wikia também está desenvolvendo um mecanismo de busca.

A Wikimedia e a Wikia têm um relacionamento saudável e pessoas que contribuem em um projeto muitas vezes também contribuem para o outro. As duas são, entretanto, completamente separadas. A Wikimedia não tem fins lucrativos e é subsidiada por doações, enquanto a Wikia tem fins lucrativos, financiada por propagandas. As duas organizações são às vezes confundidas em reportagens, já que possuem o mesmo fundador.

O que é Wikimania? É um dos projetos da Wikimedia?[edit]

A Wikimania é uma conferência anual organizada por voluntários da Wikimedia em todo o mundo. Seu objetivo principal é que os colaboradores da Wikimedia possam se encontrar. É, ainda, uma oportunidade de aumentar a visibilidade do movimento internacional por conhecimento livre. Mesmo que não tecnicamente um projeto da Wikimedia, a Fundação apóia e auxilia a equipe da conferência com a divulgação, recepção e questões financeiras. Veja Wikimania para mais detalhes sobre essa conferência.

Como contactar a fundação?[edit]

Para detalhes, veja "Contacte-nos".