Translation requests/WMF/Donations FAQ/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Doações - Perguntas Freqüentes[edit]

Template:DonationsFAQLang

Por que eu doaria para a Wikimedia Foundation?[edit]

O trabalho da Wikimedia Foundation é disponibilizar fácil acesso à informação, para pessoas de todo o mundo - gratuitamente e livre de propagandas. Por não ter fins lucrativos, ela depende de sua ajuda para fazer esse trabalho. Suas doações apóiam diretamente alguns dos mais populares projetos de referência editados colaborativamente no mundo, incluindo a Wikipédia, um dos dez websites mais populares do planeta e maior enciclopédia já compilada na história da humanidade.

O que vocês pretendem fazer com a minha doação?[edit]

Nós precisamos de seu apoio para manter nossos projetos online: pagar servidores, conexão, salários dos funcionários, espaço para escritório e outras despesas. Para ver como as suas doações são gastas, você pode verificar nosso Plano Anual para o exercício fiscal de 2008-2009.

Nós também queremos dedicar mais atenção ao desenvolvimento de programas, particularmente para comunidades que têm pouco ou nenhum acesso a material educacional. Estas são algumas formas pelas quais fazemos um bom uso das suas doações:

  • Academia da Wikipédia: No ano passado promovemos duas Academias da Wikipédia na África do Sul com a esperança de aumentar o número de Wikipedistas colaborando em línguas africanas. As Academias são eventos públicos projetados para incentivar as pessoas a escrever na Wikipédia. Essas Academias são geralmente dedicadas a um assunto específico (matemática, por exemplo) ou a um idioma em particular que tenha poucos representantes na Wikipédia. Neste ano serão promovidas Academias, com a ajuda de nossos capítulos locais, em Berlim, Alemanha (20-21 de junho); Wrocław, Polônia (setembro); e em Lund, Suécia (12-13 de novembro). mais informações
  • Iniciativas de Qualidade: A Wikimedia Foundation e as comunidades de todos os projetos Wikimedia estão profundamente empenhadas em desenvolver conteúdo educacional da melhor qualidade e confiabilidade. Nós estamos apoiando o desenvolvimento de tecnologias de garantia e teste de qualidade, e o desenvolvimento de interfaces técnicas e sociais com comunidades especializadas. mais informações
  • Tornar o uso mais amigável. A Wikipédia e seus projetos relacionados são resultado do trabalho de milhares de voluntários de todo o mundo. Ao manter poucas restrições à participação, nós conseguimos construir alguns dos maiores repositórios de conhecimento da História. Mas contribuir com a Wikipédia ainda é mais difícil do que precisaria ser: barreiras técnicas excluem grandes segmentos da população que possui conhecimentos para compartilhar. Através da melhoria sistemática da usabilidade de nossos projetos e da diversificação das maneiras pelas quais as pessoas podem colaborar, nós pretendemos tornar a participação na Wikipédia tão fácil quanto é a leitura.
  • Educação nos países em desenvolvimento: Programas educacionais em países em desenvolvimento usam nosso conteúdo de maneiras fenomenais. Nosso material está disponível ao redor do mundo em DVD e livros, e instalado em laptops de baixo custo através do programa Um laptop para cada criança (veja o Projeto WikiBrowse). Como uma Organização, nós precisamos de estrutura para trabalhar com outras entidades no desenvolvimento e distribuição de versões offline de conteúdo educacional. Nós também disponibilizamos cópias para download e bancos de dados do conteúdo da Wikipédia.
  • Apoiar a Diversidade Lingüística: Existem edições da Wikipédia em mais de 250 línguas. Em muitas delas, apenas algumas referências estão disponíveis, como a Maori (uma língua da Polinésia Oriental falada na Nova Zelândia), Swahili (um idioma Bantu usado na África Sub-Saariana), Upper Sorbian (uma língua eslava falada na Alemanha Oriental), e Basco (falado na região centro-norte da Espanha e sudoeste da França). Nós queremos dar às comunidades de todos os idiomas do mundo a oportunidade de criar sua própria enciclopédia e planejamos apoiar ativamente os esforços de divulgação e os trabalhos de localização do software para atingir pessoas que falem qualquer idioma.
  • Construção de um movimento global pelo conhecimento livre: A comunidade internacional Wikimedia, apoiada por capítulos locais em mais de 15 países, está unida em um compromisso de trazer conteúdo educacional gratuito ao mundo todo. Não há outro movimento social atualmente que se compare a este, e sua doação irá ajudar o nosso crescimento e fortalecimento.

Para acompanhar nosso progresso, por favor dê uma olhada no Blog Oficial da Wikimedia Foundation. E, para explorar as mais novas tecnologias dos nossos laboratórios de código livre, por favor visite Wikimedia Labs.

Como posso doar?[edit]

Para doar, por favor visite nossa página de doações. Você pode doar usando qualquer cartão de crédito das principais bandeiras (incluindo VISA, Mastercard, Discover ou American Express), PayPal, Moneybookers, transferência bancária ou enviando um cheque à Wikimedia Foundation. Nossas opções de doação estão disponíveis para diversas moedas (não todas, entretanto).

Para onde posso enviar cheques?[edit]

Envie cheques para:

Wikimedia Foundation, Inc.
P.O. Box 98204
Washington, DC 20090-8204
USA
Note: donations by check are processed directly at our centralized lockbox location which is in Washington, DC.

Temos preferência por cheques em Dólares americanos, emitidos de contas bancárias nos Estados Unidos. Cheques em outras moedas, ou de contas bancárias fora dos Estados Unidos, podem ter para nós um elevado custo de processamento, o que reduz o valor de sua doação. Se você não possui uma conta bancária nos Estados Unidos, o valor de sua doação terá melhor aproveitamento se utilizar o PayPal ou fizer uma transferência.

Minhas doações são dedutíveis?[edit]

Doações para a Wikimedia Foundation são dedutíveis nos Estados Unidos. Cidadãos canadenses também poderão deduzir sua contribuição de qualquer renda auferida nos Estados Unidos. Se você vive fora dos Estados Unidos, você pode solicitar o recibo de uma doação, mas não podemos garantir que ela será dedutível em seu país.

Se eu fizer uma doação, como consigo o recibo?[edit]

Para qualquer pessoa que doar US$100 ou mais, será enviado um recibo, desde que suas informações de contato tenham sido enviadas junto com a doação. Você pode solicitar um recibo para uma quantidade menor enviando um e-mail para donate(@)wikimedia(ponto)org (por favor inclua suas informações de contato, o método que você usou para doar e o valor de sua doação).

Posso fazer uma doação com restrições ou exclusiva para utilização em um fim específico?[edit]

Entidades beneficentes sediadas nos Estados Unidos, incluindo a Wikimedia Foundation, são obrigadas a honrar restrições impostas por doadores. Isso quer dizer que, se você determinar que a sua doação está restrita ao uso para um fim específico, nós poderemos cumprir sua restrição ou devolver sua doação. Mas, antes que você decida fazer isso, por favor tenha em mente que doações sem restrições são muito mais úteis para nós. Toda restrição exige acompanhamento administrativo, gera custos de planejamento e aumenta a complexidade de rotinas internas.

Se eu não tiver condições de doar, ou não quiser, o que mais posso fazer para apoiar a Wikimedia Foundation?[edit]

Existem muitas maneiras de dar seu apoio. O seu tempo é tão importante quanto uma contribuição financeira. Por exemplo, você pode ensinar um amigo a editar na Wikipédia ou fazer upload de algumas de suas fotos para o Commons sob uma licença de livre conteúdo.

O que eu posso fazer para ajudar a espalhar a palavra?[edit]

Espalhe a palavra do jeito que conseguir! Conte aos seus amigos e família. Coloque botões e banners no seu blog. Use este texto como assinatura no final de seus e-mails:

Suas doações mantém a Wikipédia funcionando! Ajude a Wikimedia Foundation hoje mesmo:
http://www.wikimediafoundation.org/wiki/Coleta_de_fundos

O que a Wikimedia Foundation faz para garantir que as minhas informações pessoais estejam protegidas?[edit]

Nós encaramos com seriedade a proteção das informações pessoais de nossos doadores. Por favor consulte nossa Política de Privacidade para Doadores.