Translation requests/WMF/Donor privacy policy/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Política de privacidade para doadores[edit]

A Wikimedia Foundation mantém o mais alto nível de respeito quanto à privacidade dos dados dos seus doadores. Para dar respaldo ao nosso compromisso, desenvolvemos esta política de privacidade para doadores para guiar os nossos voluntários e o nosso pessoal sobre como devem e como não devem utilizar a informação pessoal dos doadores. Esta política poderá eventualmente ser actualizada.

Política[edit]

Que informação recolhemos

A Wikimedia Foundation recolhe e utiliza vários dados pessoais dos doadores, que incluem: a quantidade doada, a morada, o número de telefone, os comentários do doador e o endereço de correio electrónico. As leis fiscais dos Estados Unidos da América e do estado da Flórida requerem que a Wikimedia Foundation guarde um registo dos dados de contacto e da quantidade doada.

Como utilizamos esta informação

A Wikimedia Foundation nunca publicará, venderá, trocará, alugará ou partilhará nomes (a menos que libertados para publicação), endereços de correio electrónico, moradas ou números de telefone dos doadores. A Wikimedia Foundation só utilizará a informação de contacto (correio electrónico, número de telefone e morada) dos doadores com os seguintes propósitos:

  • Fornecer os recibos relativos às doações.
  • Agradecer aos doadores a sua contribuição.
  • Informar os doadores acerca de próximas colectas de fundos e outras actividades da Wikimedia Foundation.
  • Análise interna e manutenção de registos.
  • Apresentação de informações às agências do governo dos Estados Unidos da América e dos seus estados membros (estas informações não são de inspecção pública).
  • Contactar com os doadores acerca de mudanças nesta política.

No entanto, informação dos doadores, adequadamente anonimizada, poderá ser usada para actividades de promoção e colecta de fundos. Damos aos doadores a opção de ter o seu nome publicamente associado com a sua doação quando está a fazer uma doação online, a menos que o doador escolha explicitamente a opção «anónimo». Em todos os demais casos, tanto o nosso pessoal como os voluntários assumem que as doações não devem ser anunciadas publicamente, a menos que o doador, explicitamente, o indique de outra forma. Os comentários realizados nos formulários de doação são publicados em listas públicas e podem ser utilizados em material promocional, enquanto que os comentários realizados através de correio electrónico, fax ou telefone serão considerados estritamente confidenciais.

Informação financeira

O acesso a qualquer informação financeira dos doadores é estritamente limitada ao pessoal profissional que necessite processar a dita informação. Nenhuma informação financeira do doador será dada a pessoas, organizações ou grupos que não necessitem aceder a esta informação.

A Wikimedia Foundation só utiliza serviços de processamento de pagamentos electrónicos considerados seguros a nível mundial e de alta reputação. A Wikimedia Foundation não armazena, nem tem acesso aos dados do seu cartão de crédito, aos números de conta bancária e a outras informações relativas a contas enviadas a estes serviços de processamento de pagamentos.

As doações à Wikimedia Foundation são encaminhados para um cofre bancário. Isto proporciona o máximo nível de segurança e confidencialidade.

Contacte-nos

Se tiver alguma questão acerca desta política de privacidade para doadores ou se desejar ser eliminado da nossa lista de contactos de correio electrónico ou postal, por favor envie uma mensagem de correio electrónico para donate@wikimedia.org ou escreva para a seguinte morada:

Wikimedia Foundation, Inc.
1 Montgomery Street
Suite 1600
San Francisco, CA 94104
USA

Por favor, não envie doações para a morada acima mencionada. As doações podem ser enviadas para a morada do serviço bancário:

Wikimedia Foundation, Inc.
P.O. Box 98204
Washington, DC 20090-8204
USA
Note: donations by check are processed directly at our centralized lockbox location which is in Washington, DC.

Carta de direitos do doador[edit]

A Wikimedia Foundation subscreve a seguinte carta de direitos do doador.

A filantropia é baseada na acção voluntária para o bem comum. É uma tradição de dar e partilhar que é fundamental para uma boa qualidade de vida. Para assegurar que esta filantropia merece o respeito e a confiança do público em geral, e para que os doadores ou possíveis doadores possam ter plena confiança nas organizações sem fins lucrativos e nas causas para as quais lhes pedem apoio, nós declaramos que todos os doadores possuem os seguintes direitos:

  1. A estarem informados acerca da missão da organização, da maneira como a organização pensa utilizar os recursos doados e da sua capacidade para usar eficazmente as doações para os fins propostos.
  2. A estarem informados acerca daqueles que trabalham na direcção da organização e a exigir à mesma que exerça com prudência as suas responsabilidades administrativas.
  3. A terem acesso aos comunicados financeiros mais recentes da organização.
  4. A assegurarem-se de que as suas doações sejam utilizadas para os propósitos para os quais foram dadas.
  5. A receberem a menção e o reconhecimento apropriados.
  6. A assegurarem-se de que a informação relativa às suas doações seja manejada com o respeito e a confidencialidade, na medida prevista pela lei.
  7. A esperarem que a relação com qualquer representante das organizações de interesse para o doador seja profissional.
  8. A saberem se aqueles que pedem doações são voluntários, empregados da organização ou representantes contratados.
  9. A terem a oportunidade de que seus nomes sejam eliminados de listas de correio que uma organização possa ter intenções de compartilhar.
  10. A sentirem-se livres de fazerem perguntas quando façam uma doação e a receberem respostas rápidas, verdadeiras e sinceras.

O texto desta declaração foi desenvolvido, na sua totalidade, pelas seguintes associações: American Association of Fund-Raising Counsel (AAFRC), Association for Healthcare Philanthropy (AHP), Council for Advancement and Support of Education (CASE) e National Society of Fund Raising Executives (NSFRE).