Utilizadores não registados

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Unregistered user and the translation is 55% complete.
Outdated translations are marked like this.

Os utilizadores que não têm sessão iniciada são denominados como utilizadores não registados, ou Utilizadores IP. Estes utilizadores podem editar páginas que não estejam semi ou totalmente protegidas; as suas edições serão registadas no histórico da página com o seu endereço de IP que realizou tais alterações.

Nas wikis da Wikimedia, os utilizadores não registados estavam, inicialmente, apenas numa pequena desvantagem em relação aos registados, mas com o passar do tempo, foram disponibilizadas mais funcionalidades para eles. Os editores não registados não podem mover páginas, enviar multimédia, ou manter uma lista de páginas vigiadas. Nas Wikipédias em inglês e persa, não podem sequer criar páginas fora do domínio "Discussão". Porque os endereços de IP são, por vezes dinâmicos, uma página de utilizador baseada num IP pode ser impraticável, e, de facto, não é permitido em algumas wikis. Os utilizadores não registados são, às vezes, proibidos de participar em processos, tais como pedidos de eliminação e de aprovação de estatutos, ou podem apenas participar de forma restrita (por exemplo, podem deixar comentários, mas não podem votar).

Os utilizadores não registados também não podem selecionar a opção de edição menor, pois isso poderia permitir que um utilizador mal intencionado efetue alterações indesejáveis que não serão vistas por algum tempo.

Os utilizadores não registados algumas vezes são chamados de utilizadores anónimos ou "anónimos", em oposição às contas identificadas com um pseudónimo (os nomes de utilizador nas wikis da Wikimedia são na sua maioria pseudónimos, não nome reais). De todas as formas, isto pode resultar ambíguo e estritamente falando, incorreto. A visibilidade pública do IP de um utilizador não registado significa que é possível consultar a sua localização geográfica e / ou a organização desde a qual está a editar. Também, em casos legais extremos, o computador desde onde o utilizador contribui poderia ser identificado através de uma citação dirigida ao ISP, que eventualmente pode revelar a identidade do mesmo. Neste sentido, os utilizadores não registados são, de facto, menos anónimos que os utilizadores registados, já que estes últimos não revelam nenhuma informação pessoal.

Histórico

A criação de artigos por editores de IP foi desativada na Wikipédia em inglês depois da controvérsia da biografia da Wikipédia.

In December 2009, the creation of articles by IP editors on Indonesian Wikipedia were disabled (community discussion, technical request).

In 2014, the creation of articles for IP editors were disabled on Persian Wikipedia. Between October 20, 2021 and April 20, 2022, editing for unregistered users were also disabled on the article namespace as part of an IP editing restriction study.

Em 2019, a Fundação Wikimedia propôs ocultar ao público os endereços de IP dos utilizadores não registados.

Em 2020, a Wikipédia Portuguesa desativou a edição para os utilizadores não registados, através do voto da comunidade.

Consulte também