EditorVisual/Boletim informativo/2014/Novembro

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page VisualEditor/Newsletter/2014/November and the translation is 100% complete.
Editor Visual
Captura de tela em um iPad, mostrando como mudar de um editor para o outro

Você sabia?

O EditorVisual está disponível também na versão móvel da Wikipédia. Faça o login e clique no ícone do lápis para abrir a página que você deseja editar. Clique nas configurações (ícone em forma de engrenagem, no canto superior direito) para escolher qual editor utilizar. Escolha "⧼Mobile-frontend-editor-visual-editor⧽" para editar com o editor visual ou "⧼Mobile-frontend-editor-source-editor⧽", para utilizar o editor de texto wiki.

Ele irá lembrar se você usou o editor de wikitexto ou EditorVisual, e utilizará o mesmo editor da próxima vez que você editar um artigo.

O guia de usuário contém informações sobre como utilizar o Editor Visual. Nem todas as funcionalidades estão disponíveis na versão móvel.

Desde o último boletim, a equipe de edição consertou muitos bugs e solicitações, e trabalhou no suporte para edição de tablets e para o uso de idiomas não-latinos. As atualizações semanais são publicadas no site Mediawiki.org. Notas informais de revisões trimestrais são publicadas no Meta.

Melhorias recentes

Foi recentemente introduzido nas Wikipédias o suporte básico para inserir tabelas e alterar o número de linhas e colunas. Funcionalidades avançadas, tais como arrastar colunas para diversos locais, serão adicionadas depois.

Para ajudar os editores a encontrar os items mais importantes rapidamente, alguns dos items na barra de ferramentas encontram-se agora ocultos atrás do item "More", como o item "Underline" no menu de estilo.

A Wikipédia em francês deve contar com melhores resultados de pesquisa em ligações, predefinições e multimídia, uma vez que o novo motor de pesquisa foi ativado para todos os usuários. Esta alteração deve ser implementada nas Wikipédias chinesa e alemã ainda esta semana, e na Wikipédia inglesa na próxima semana.

O sistema do "peão" foi na sua maioria substituído. Os bugs neste sistema por vezes acrescentavam ao wikitexto um símbolo de peão de xadrez. A substituição proporciona melhor suporte às línguas não-latinas, esperando-se que em breve haja suporte total.

O EditorVisual está agora disponível para os editores que utilizam o Internet Explorer 10 ou 11 em computadores de desktop ou dispositivos móveis. O Internet Explorer 9 ainda não é suportado.

Os atalhos de teclado para os items no menu da barra de ferramentas são agora mostrados nos próprios menus.

O EditorVisual irá substituir o design existente por um novo tema do Grupo de design/experiência de utilização. A aparência das caixas de diálogo em computadores desktop vai ser alterada em breve. Você é bem-vindo para comparar o antigo design "Apex" e o novo tema "MediaWiki" que o substituirá.

Diversos bugs foram corrigidos em ligações internas e externas. As melhorias na pesquisa MediaWiki resolveram um problema irritante: quando se procurava o nome completo da página ou um arquivo que pretendia ligar, o mecanismo de pesquisa às vezes não conseguia encontrar a página. Uma ligação dentro de uma predefinição para uma página local que não existe agora é corretamente mostrada a vermelho, exatamente da mesma forma que durante a leitura. Devido a um erro, durante cerca de duas semanas isto também afetou todas as ligações externas dentro das predefinições. Ao abrir uma ligação auto-numerada como [1], o teclado também costumava abrir a ferramenta de ligações errada. Todos estes problemas foram corrigidos.

Dados das predefinições

A ferramenta para editar rapidamente dados de predefinições foi implementada em todas as wikis da Fundação Wikimédia em 6 de novembro. Esta ferramenta já estava disponível nas 40 maiores wikipédias, estando agora acessível em todas. A ferramenta faz com que seja mais fácil acrescentar dados de predefinição à documentação. Quando a ferramenta se encontra ativa, acrescenta um botão no topo de cada janela de edição de uma predefinição (incluindo subpáginas de documentação). Para a utilizar, edite uma predefinição ou uma subpágina, carregando depois no botão "Edit template data". Leia a página de ajuda dos dados de predefinições para mais informações. Você pode testar o editor de dados de predefinições numa página de testes em Mediawiki.org. Lembre-se que os dados de predefinições devem ser colocados ou numa subpágina de documentação ou na própria página da predefinição. Cada predefinição só utiliza um único bloco de dados de predefinição.

Você pode utilizar a nova configuração de valores automáticos para pré-carregar determinado valor numa predefinição. Isto pode ser usado para substituir datas, como neste exemplo, ou para acrescentar a resposta mais comum a esse parâmetro. O valor automático pode ser substituído pelo editor, ao escrever qualquer coisa diferente nesse campo.

Na ferramenta de dados das predefinições é possível definir um parâmetro como "obrigatório". A caixa de diálogo de predefinição no Editor Visual avisa os editores caso deixem vazio um parâmetro obrigatório e não lhes permite eliminar esse parâmetro. Se a predefinição puder funcionar sem este parâmetro, por favor assinale-o como "suggested" ou "optional" na ferramenta.

Perspectivas futuras

A equipe do Editor Visual planeja acrescentar a funcionalidade de preenchimento automático em citações muito em breve. A aparência do diálogo de pesquisa mídia será também melhorada, para facilitar a escolha entre várias imagens possíveis. A equipe publica regularmente detalhes sobre o trabalho em projeto no roteiro do Editor Visual.

O guia de usuário está sendo atualizado com a informação sobre a edição de tabelas. The translations of the user guide for most languages except Spanish, French, and Dutch are significantly out of date. Please help complete the current translations for users who speak your language. Talk to us if you need help exporting the translated guide to your wiki.

You can influence VisualEditor's design! Tell the VisualEditor team what you want changed during the office hours via IRC. The next sessions are on Wednesday, 19 November at 16:00 UTC and on Wednesday 7 January 2015 at 22:00 UTC. You can also share your ideas at mw:VisualEditor/Feedback.

Além disso, a investigadora de experiência de uso Abbey Ripstra encontra-se à procura de editores disponíveis para lhe mostrar a forma como editam a Wikipédia. Por favor, inscreva-se no programa caso gostaria de ter oportunidade de participar.

Caso queira ajudar com as traduções deste boletim, por favor inscreva-se na lista de e-mail dos tradutores ou contate-nos diretamente, para que possamos notificá-lo quando o próximo número estiver pronto. A inscrição ou a remoção da inscrição pode ser feita no Meta. Obrigado! — Elitre (WMF)