Blog da Wikimedia/Rascunhos/Perfil de Iara Camargo

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Blog/Drafts/Iara Camargo profile and the translation is 100% complete.

This was a draft for a blog post that has since been posted at https://blog.wikimedia.org/2013/01/14/iara-camargo-wikipedia-education-program-brazil/

Professora de Design encoraja estudantes a melhorar a Wikipédia em português

Iara Camargo teve um período de experiência em ensino quando um professor no seu curso de doutorado na Universidade de São Paulo lhe encaminhou uma chamada aberta do Projeto Wikipédia na Universidade da Wikimedia Foundation no Brasil. O programa procurava por membros docentes que tivessem interesse em conseguir estudantes para escrever verbetes da Wikipédia como parte das tarefas de seus cursos. Iara, animada pelo panorama, submeteu uma proposta.

Professora Iara Camargo

"Eu fiquei muito animada com a idéia de escrever verbetes com meus alunos na Wikipédia," ela diz. "Acho que a maioria dos acadêmicos tem um pouco de preconceito com a Wikipédia, alegando que alguma informação pode não estar correta. Mas eu sempre usei a Wikipédia como o ponto de partida para pesquisar um assunto. A idéia não é usa-la como referência, mas apenas ter uma idéia sobre o assunto. Então, quando comecei a olhá-la mais criticamente, encontrei verbetes muitos bons no meu campo de pesquisa... e é claro alguns bem pobres."

Iara pediu a seus alunos do curso de Design Editorial nas Faculdades Integradas Rio Branco para melhorar esses verbetes pobres. Seus estudantes pesquisaram e escreveram verbetes que vão de designers famosos, como Bea Feitler, a conceitos como legibilidade e editoras como a Penguin Books. Iara até começou um verbete ela mesma, sobre design de livros.

"Eu gosto de incorporar tarefas na Wikipédia em minha aula por essas razões," ela diz. "Primeiro, para estimular os estudantes a ler e escrever mais. Segundo, acredito que é bom porque eles estão realmente publicando algo, não é mais um trabalho que eles estão escrevendo apenas para fazer uma avaliação. Terceiro, eles têm que ser conscientes e criteriosos para escrever bem, porque um monte de pessoas podem usar isso no futuro."

Estudantes da Iara trabalhando em sala de aula nas suas tarefas na Wikipédia.

Em particular, Iara diz, seus estudantes ganham mais dos trabalhos usando a Wikipédia do que eles ganhariam em muitos trabalhos tradicionais no campo do design. Uma vez que design é principalmente um ambiente visual, estudantes não têm a chance de desenvolver tanto as habilidades de pesquisa e escrita, mas essas são qualidades essenciais para suas carreiras. Iara acredita que os trabalhos na Wikipédia ajudam os estudantes a desenvolver essas habilidades enquanto ensinam os fundamentos da disciplina.

"É ótimo em termos de escrita, você tem que ser imparcial e escrever objetivamente, o que é, de alguma maneira escrita, científica porque você não pode adicionar escrita subjetiva à Wikipédia," ela diz. "E penso que é ótimo porque eles realmente tem que encontrar fontes confiáveis em vez de usar o argumento "eu ouvi que é assim" ou "eu pensava que fosse assim".

Um embaixador de campus ajuda estudantes da Iara.

O chefe do departamento de Iara, professor Paulo Durão, entusiasticamente apoiou ela e seus estudantes enquanto trabalhavam nos trabalhos na Wikipédia. Na verdade, o diretor acadêmico da instituição, professor Alexandre Uehara, gostou tanto da ideia que Iara e seus embaixadores de campus, Cauê Henrique Rodrigues, Denise Akemi Matsuda, e Maira Rodrigues, foram mostrados em um vídeo apresentado na lanchonete da faculdade por um mês. Iara e seus estudantes também tiveram ajuda de dois wikipedistas servindo como embaixadores online, Vitor Mazuco e Gabryelsl. O código wiki inicialmente foi um pouco assustador para Iara, mas com a ajuda dos embaixadores, ela aprendeu a editar a Wikipédia e está até animada sobre usar suas habilidades de codificação wiki.

"Minha parte favorita foi o desafio de trabalhar com aquilo!" Iara diz. "É uma ferramenta maravilhosa e a Wikipédia não é apenas um website, é um fenômeno cultural muito importante. Nós estamos em um tempo diferente e talvez aprender e estudar hoje em dia deva ser integrado com essa nova vida na Internet que estamos vivendo."

LiAnna Davis
Gerente de comunicação do Programa Wikipédia no Ensino

Notes