Wikimedia Blog/Drafts/Lançando uma Política de Privacidade Feita da Maneira Wiki

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Blog/Drafts/Launching a Privacy Policy Built the Wiki Way and the translation is 86% complete.

Título

Lançando uma Política de Privacidade Feita da Maneira Wiki

Corpo

É com muita alegria que anunciamos que no dia 25 de Abril de 2014, o Comitê de Administração da Wikimedia Foundation aprovou uma nova política de privacidade. A nova política de privacidade explica como nós recolhemos, usamos e gerimos as informações sobre os 20 milhões de utilizadores registrados e as 490 milhões de visitas únicas por mês aos projetos Wikimedia.

Mas estas novas politicas não seriam possíveis sem o apoio de utilizadores como você. As novas políticas de privacidade são o resultado das consultas feitas pela comunidade ao longo de oito meses.

A necessidade de uma mudança

No início de 2013, nós reconhecemos que a nossa política de privacidade, que não havia sido atualizada desde 2008, não não fazia referências a novas tecnologias nem fornecia suficientes detalhes aos nossos utilizadores de como sua informação seria manuseada. Mas a Wikimedia tem um jeito único -- nós sabemos que não poderíamos desenvolver uma política de privacidade sem a ajuda do próprio usuário da comunidade, a quem a política de privacidade visa proteger. Então, lançamos um comunicado aberto, convocando a participação da comunidade no dia 18 de Junho de 2013 para descobrir quais eram suas maiores preocupações e o que gostariam de ver em uma nova política.

Armados com o comunicado e conscientes das recentes revelações de vários programas governamentais de vigilância em massa, criamos uma proposta inicial para a nova política de privacidade e abrimos uma discussão online que durou 5 meses e meio.

Wikipédia: construída por meio de colaboração.

Aperfeiçoar a política de privacidade por meio de consulta

Nossa proposta inicial da nova política de privacidade passou por revisão pela comunidade Wikimedia e logo iniciou-se um debate animado. De fato, a discussão a respeito da política de privacidade, diretrizes de retenção de informação, e a política de acesso à informação privada[1] totalizou mais de 195.000 palavras e resultou em mais de 250 mudanças nos documentos. O que surgiu foi uma política de privacidade muito mais forte, que reflete os valores da comunidade global Wikimedia.

Para obter mais informações sobre o processo de consulta e sobre as diferenças da nova política em relação à usada anteriormente, por favor consultem nossa publicação anterior.

O que acontece a partir de agora?

Com a aprovação da Administração, se iniciará um período de anúncio com duração de um mês para dar a todos outra oportunidade de rever a nova política. Logo após esse período, a política entrará oficialmente em vigor.

Agradecemos a todos aqueles que participaram neste processo aberto e colaborativo, o qual resultou numa política de privacidade que foi verdadeiramente desenvolvida à maneira wiki. Seguindo esse espírito, a nova política de privacidade é regida sob uma licença livre, de modo que qualquer um poderá reutilizá-la e desenvolver sua própria política com base nela.

Michelle Paulson, Advogada Legal* Geoff Brigham, Advogado Geral

* Gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que fizeram essa política possível -- não poderíamos ter criado tal política sem um verdadeiro esforço de todos os departamentos e sem a valiosa participação e o retorno da comunidade global Wikimedia. Agradecimentos especiais vão para James Alexander, Heather Walls, Luis Villa, Roshni Patel, Toby Negrin, Megumi Yukie, Dario Taraborelli, Jorge Vargas, e a Tiffany Li pelo seu incrível apoio neste processo.

  1. A política de acesso à informação privada também foi aprovada pelo Comitê de Administradores no dia 25 de Abril de 2014. Porém, pedimos que notem que certos requisitos contidos nesta nova política somente entrarão em vigor quando terminarmos de criar as ferramentas necessárias e forem dados avisos aos membros da comunidade afetados por tais requisitos, conforme definido na política.

● Copyright notes: Wikipedia by Giulia Forsythe available under CC BY-SA 3.0 Unported from Wikimedia Commons.

Notes