Wikimedia Foundation/Annual Report/2010-2011/Summary/pt/Opening

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

relatório anual da Wikimedia Foundation 2010–11

Síntese[edit]

Novembro de 2011

Em Janeiro de 2001, poucas pessoas podiam imaginar o impacto extraordinário daquilo que não passava de um pequeno projeto movido por uma grande ideia.

Mas, dez anos depois, estamos no centro de um movimento de conhecimento livre criado em torno do nosso projeto emblemático, Wikipedia, que se tornou o mais importante repositório de conhecimento colaborativo da história.

Atualmente, os voluntários da Wikimedia de todo o mundo trabalham em mais de 280 idiomas para documentarem as histórias das suas comunidades e culturas, do passado e presente. Em 2011, por exemplo, centenas de voluntários contribuíram para os artigos sobre as revoltas da Primavera Árabe, contando umas das principais histórias do nosso tempo à medida que acontecia.

A Wikimedia Foundation faz parte de uma rede a nível global de indivíduos, organizações, divisões, clubes e comunidades que trabalham em conjunto para criar a Wikipedia, o mais poderoso exemplo de colaboração voluntária e partilha aberta de conteúdos existente hoje em dia. Em 2010–11, o grosso da despesa da Fundação concentrou-se em implementar uma infraestrutura técnica e organizacional sólida. Em 2011-12, a maior parte da despesa aplica-se ao crescimento, fortalecimento e aumento da diversidade da comunidade de edição, simplificando o nosso interface de wiki-edição, investindo no incremento de leitores e editores de projetos em áreas geográficas essenciais comoa Índia, Brasil, Médio Oriente e Norte de África, e na otimização da nossa presença em dispositivos móveis.

No ano passo, mais de 500 000 pessoas doaram para a Wikimedia Foundation, dando-nos mais de 23 milhões de dólares americanos. Agradecemos a vossa incrível generosidade e o vosso apoio e amor incondicional pela Wikipedia e projetos associados, possibilitando o trabalho de quase 100 000 editores ativos. A nossa dívida de gratidão é imensa.

A Wikimedia Foundation agradece especialmente à comunidade de edição. O vosso trabalho é essencial, e é isso que os nossos doadores gostam e apoiam: obrigado por tudo o que fazem. Um grande obrigado ao Conselho Diretivo e Conselho Consultivo da Wikimedia Foundation, e calorosas boas-vindas aos nossos novos membros do Conselho Consultivo, Veronique Kessler e Jessamyn West.

Atenciosamente,

Sue Gardner, Diretora Executiva

Ting Chen, Presidente, Conselho Diretivo da Wikimedia Foundation