Wikimedia Foundation elections/Board elections/2007/FAQ/pt

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Eleições do Conselho da Fundação Wikimedia
Organização



Geral[edit]

O que significa "por projeto"? Isso quer dizer simplesmente edições feitas na Wikipédia, dentre outros?[edit]

"Projeto" refere-se a qualquer projeto oficial da Wikimedia, tal como os listados em Complete list of Wikimedia projects. Isto não inclui projetos que utilizem o software MediaWiki sem terem alguma ligação com a Fundação Wikimedia, tão pouco inclui os projetos que se encontram como propostos, porém não aprovados. Existem projetos oficiais que não são exibidos na listagem completa de projetos; qualquer discrepância será regrada pelos Oficiais de Eelições com a assistência da Direção Executiva da Wikimedia. Uma resposta completamente não-oficial e breve pode ser: se é possível que um Steward defina privilégios (estatuto, direitos) de utilizador para um projeto, tal projeto é um projeto da Wikimedia; no entanto, essa afirmação possui carater completamente não-oficial.

Domínio principal ou todos?[edit]

Para que eu possa votar na Eleição, eu preciso ter pelo menos 400 edições. Edições em outros domínios além do principal também são contadas?

Certamente que sim. Não há restrições quanto a espaços nominais (namespaces, domínios). Você pode englobar todos os domínios, espaço de usuário, descrição de imagens, predefinições ou páginas de discussão... se as mesmas forem edições em um projeto da Wikimedia.

Mover página é contado como uma "edição"?[edit]

De acordo com a Especial:Contributions do projeto onde sou ativo, eu tenho 400 edições. Todas são no domínio principal, apesar de uma ser resultado de uma moção de página. Alguns wikipedistas afirmam que a quantia de edições feitas por mim no domínio principal devem ser contadas como 399 edições. Eles estão certos? Em outras palavras, eu posso votar ou não?

Sim, você poderá votar; a edição "vazia" registrada por conta da movimentação de página não deixa de ser uma edição. Registos de movimentação, no entanto, não contam. O mesmo pode ser dito quanto as proteções.

Os votos serão dados no Meta-Wiki ou existirá a possibilidade de se votar em cada um dos projetos da Wikimedia?[edit]

Os detalhes técnicos serão anunciados em breve. Agradecemos por sua paciência.

Poderei juntar as minhas edições feitas em diversos projetos para atingir a quantia requerida?[edit]

Infelizmente não. Devido a limitações técnicas nós não poderemos permitir que usuários juntem as suas edições entre diferentes wikis para o propósito de poderem votar.

Candidaturas[edit]

Quem pode concorrer ao Board of Trustees?[edit]

Aqueles que se enquadrem nos critérios para candidaturas, que, diferentemente dos eleitores, precisam ter tido a primeira edição feita pelo menos um ano antes de 1º de Junho de 2007 para poder concorrer. Também é necessário que tenha 18 anos de idade ou mais e obtenha o número requerido de endossos feitos por eleitores aptos a votarem até o prazo estipulado. Veja o aviso de Eleição para maiores detalhes.

Para ser um candidato eu necessito ser um membro de um dos escritórios nacionais da Wikimedia?[edit]

Não. Isso não faz diferença, uma vez que qualquer escritório nacional da Wikimedia é legalmente uma organização em separado e independente da Fundação Wikimedia.

Quantas posições elegíveis serão preenchidas?[edit]

Estaremos elegendo três substituições aos membros atuais do Board of Trustees que possuem mandato a ter término em Julho de 2007.

Qual é a duração dos mandatos dos membros a serem eleitos?[edit]

De acordo com o estatuto da Wikimedia:
Pessoas eleitas pela comunidade serão nomeadas para um mandato de dois anos.
Dessa forma, as pessoas que forem eleitas servirão ao Boarder por dois anos, até Julho de 2009.

Como alguém pode nomear a si mesmo?[edit]

Veja Election candidates 2007/En.

Todos os atuais membros do board necessitarão se apresentar às eleições?[edit]

Não, nesta ocasião, apenas Erik Möller, Kat Walsh e Oscar van Dillen estão prestes a terem seus mandatos encerrados, com seus sucessores precisando ser eleitos. Não há mandatos de outros membros sendo encerrados neste momento. Para mais informações sobre os mandatos de cada um dos membros, veja Wikimedia:Board of Trustees. Ao serem encerrados seus mandatos, cada um dos membros eleitos deverá se candidatar em novas eleições ou desligarem-se do Board. Adicionalmente, note que os três membros indicados (Jimmy Wales, Michael Davis e Jan-Bart de Vreede) não serão eleitos por votos.

Endossos[edit]

Qual é a quantia requerida de endossos?[edit]

É necessário que sejam obtidos 12 endossos válidos.

Como eu poderei endossar um candidato nestas eleições?[edit]

Por gentileza, veja a página Board elections/2007/Endorsements/pt para detalhes.

Eu recebi um endosso na foundation-l. Posso incluí-lo como um dos endossos requeridos para que minha candidatura seja aceita?[edit]

Não. Qualquer endosso que tenha sido enviado para algum outro lugar que não seja o local designado (a saber, Board elections/2007/Endorsements), é considerado como não-oficial e não será contabilizado.

Eleitores[edit]

Quem pode votar?[edit]

Veja o Aviso de Eleições para as qualificações requeridas para os eleitores.

Eu atingi a quantia requerida de edições em diversos projetos. Poderei votar a partir de cada um?[edit]

Não, você poderá votar apenas uma vez. Caso você satisfaça as qualificações requeridas em diversos projetos, será necessário escolher a partir de qual você votará.

Votos[edit]

A votação será uma votação secreta? Poderei saber quem votou em quem?[edit]

Sim, esta é uma votação secreta. Apenas o comitê terceirizado nomeado pelo Comitê de Eleições para fiscalizar a contabilização dos votos que poderá saber quem votou em quem.

Sobre os membros do Board[edit]

O Board of Trustee é uma posição remunerada?[edit]

Não. O Board of Trustees é uma posição puramente voluntária, os estatutos da Wikimedia proíbem que os integrantes do board sejam remunerados por servirem como membros do board. No entanto, despesas relacionadas a atividades do Board, tais como viagens, podem ser reembolsadas (por exemplo, um membro do board que precise comparecer em uma reunião do mesmo na Flórida poderá receber reembolso de tarifa aérea e custos de hospedagem, mas não ser pago por meramente estar presente.)

O que é esperado que os membros do Board façam?[edit]

O Board of Trustees define os rumos gerais da Fundação Wikimedia, incluindo suas estratégias, relações com terceiros, e, além disso, o funcionamento, sustentabilidade e capacitações do projeto. A fim de que sejam tomadas decisões adequadas, é esperado que os membros estejam presentes em aproximadamente quatro reuniões presenciais ao ano, os quais costumam ter duração de um a três dias. Uma dessas reuniões costuma ser imediatamente antes ou depois a conferência anual, a Wikimania. Além dessas reuniões presenciais, o board também realiza reuniões online, pelo IRC, conforme for necessário.

Outras[edit]

Possuo comentários sobre esta Eleição. Onde poderei fazê-los?[edit]

Para comentários em geral, escreva em Talk:Elections for the Board of Trustees of the Wikimedia Foundation, 2007/En. Caso deseje fazer uma pergunta, a faça em Talk:Election FAQ 2007. Se deseja comentar uma página em especial, a página de discussão da mesma será o local mais adequado na maioria das situações.

Pergunte por algo ainda não esclarecido