Destaques da Wikimedia, abril de 2014

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, April 2014 and the translation is 100% complete.


Highlights do Relatório da Wikimedia Foundation e do Relatório de enfenharia da Wikimedia de abril de 2014, com uma seleção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia.

Destaques da Fundação Wikimedia

A Migração do Wikimedia Labs está completa

A plataforma Wikimedia Labs hospeda ferramentas de software de voluntários; estas ferramentas suportam o trabalho da comunidade e permite que estes voluntários se envolvam nas operações técnicas dos servidores Wikimedia. Como parte do constante trabalho da Fundação para reduzir a dependência do antigo centro de dados em Tampa, Florida (USA), o Labs foi movido para o novo centro de dados em Ashburn, Virginia em abril, completando vários meses de trabalho do staff da WMF e de voluntários que operam os projetos Labs. Entre as vantagens está a mudança para um novo sistema de ficheiros (NFS) que é muito mais fiável do que o utilizando no antigo centro de dados (GlusterFS, o qual foi o provocador de muitas das falhas e períodos de indisponibilidade do Labs nos passados meses). Para além disso, no novo centro de dados, muitos projetos Labs passaram agora a utilizar o proxy interno do Labs, cuja utilização confere alguns benefícios como acesso HTTPS e maior privacidade de dados dos utilizadores. O Toolserver, o antecessor do "Tool Labs" que faz parte do Labs, deverá encerrar a 30 de junho.

O novo MediaViewer começa a ser lançado nos sites Wikimedia

A equipa de multimédia da Fundação lançou o Media Viewer v0.2 em 14 sites piloto em abril, como preparação para uma maior distribuição em maio. A generalidade da resposta foi favorável, e uma crescente maioria dos inquiridos estavam a considerar este novo explorador de multimédia útil. A equipa também desenvolveu um conjunto de painéis de métricas para manter um registo da frequência com que o MediaViewer e as suas várias funcionalidades são utilizados, e quão rapidamente funciona na internet, bem como painéis de métricas locais para sites selecionados: os primeiros resultados mostraram decréscimo no tempo do carregamento da imagem, e sugerem que o Media Viewer carrega mais depressa do que as antigas páginas de descrição do ficheiro.

Lila Tretikov

Nova Diretora Executiva e Diretora de Comunicações

Katherine Maher

Em abril tiveram lugar as preparações para dar as boas vindas à nova Diretora Executiva da Fundação, Lila Tretikov, que foi anunciada a 1 de maio. Lila Tretikov sucederá Sue Gardner no dia 1 de junho, sendo que a antiga diretora terá um novo papel como conselheira. Lila Tretikov nasceu na União Soviética e, enquanto adolescente, moveu-se para os Estados Unidos. Ela tem estado a trabalhar para empresas de tecnologia, principalmente em open source, na área da baía de São Francisco durante os últimos 15 anos e mais recentemente na SugarCRM.

Também em abril, Katherine Maher foi anunciada como a nova Diretora de Comunições da Fundação.

Dados e Tendências

Visitantes globais únicos em março:

495 milhões (+4.44% comparado com fevereiro; -4.33% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projetos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de abril em meados de maio)

Acessos a páginas em abril:

20,697 biliões (-1.6% comparado com março; -0.6% comparado com o ano anterior)
(Dados do servidor, todos projetos da Fundação Wikimedia incluindo acesso de dispositivos móveis mas excluindo a Wikidata e o portal da página inicial da Wikipédia.)

Editores Registados Ativos em março de 2014(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

79.352 (+4.59% comparado com fevereiro / -2.84% comparado com o ano anterior)
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projetos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Financeiro

Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado até 31 de Março de 2014
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por funções a partir de 31 de março de 2014

(Só estava disponível a informação financeira de março de 2014 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é para Month-To-Date e Year-To-Date de 31 de março de 2014.

Receitas 40 957 259
Despesas:
 Grupo de Engenharia 12 358 813
 Grupo de Donativos 2 989 855
 Grupo de atribuição de verbas 1 198 163
 Grupo de programas 1 358 725
 Subsídios 3 961 161
 Grupo de Gestão 582 854
 Direito/Advogados da Comunidade/Comunicações 2 831 941
 Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração 5 034 754
Total de Despesas 30 316 266
Excedente total (10 640 993)
em dólares US
  • A receita para o mês de março foi de $1.71MM versus valor planeado de $0.01MM aproximadamente $1.70MM ou 29,215% acima do planeado.
  • Receita Year-to-date(YTD) foi de $40.96MM vs previsão de $45.05MM, aproximadamente $4.09MM ou 9% abaixo do planeado.
  • As despesas do mês de março são de $3.22MM vs previsão de $4.57MM, aproximadamente $1.35MM ou 30% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a menos despesas com pessoal, alojamento de internet, despesas com subsídios FDC, taxas de processamento de pagamento e despesas de viagens, parcialmente compensados por maiores custos de taxas legais e serviços de contrato externo.
  • Gastos Year-to-date são $30.32MM contra o plano de $36.37MM, aproximadamente $6.05MM ou 17% abaixo do plano, principalmente devido a baixos gastos de pessoal, despesas de capital, alojamento de Internet, taxas legais, taxas de processamento de pagamento, custos de desenvolvimento do staff, subsídios e gastos de viagens parcialmente compensados por custos mais elevados de serviços de contrato externo.
  • Dinheiro e Investimentos - $50.69MM a 31 de março de 2014.
Video da reunião de métricas e atividades da Fundação Wikimedia relativa ao mês de abril (1 de maio de 2014)

Outros destaques do movimento Wikimedia

Fotografia de grupo dos participantes da Conferência Wikimedia de 2014

Conferência Wikimedia anual junta-se às organizações Wikimedia em Berlim

De 10 a 13 de abril, representantes de vários chapters Wikimedia, da Fundação Wikimedia e de outras organizações e comités do movimento Wikimedia estiveram na Conferência Wikimedia 2014 em Berlim, hospedada pelo chapter Alemão. Nos anos anteriores, muitas apresentações cobriram programas de atividades dos chapters, mas a conferência deste ano focou-se mais em problemas organizacionais e no futuro do movimento Wikimedia em geral. Alguns pontos do cronograma:

  • A Wikimedia Alemã apresentou os resultados do seu projeto Chapters Dialogue, o qual avaliou as necessidades, os objetivos e histórias de chapters Wikimedia. Representantes de todos os chapters foram entrevistados para o projeto, bem como outros atores.
  • Várias outras sessões e workshops na conferência discutiram como avaliar o sucesso de atividades programadas do movimento.

Wikimedianos relembram Adrianne Wadewitz e Cynthia Ashley-Nelson

Adrianne Wadewitz em 2012
Slides de uma apresentação sobre Cynthia Ashley-Nelson durante a Conferência Wikimedia 2014 pouco tempo depois da sua morte.

O movimento Wikimedia lamentou a inesperada morte de duas Wikipedianas proeminentes em abril.

Adrianne Wadewitz (User:Wadewitz) começou a editar a Wikipédia em 2004, atingindo mais de 50,000 edições. Ela era conhecida como uma estudiosa que defendia a utilização da Wikipédia na educação e ajudou a promover as contribuições de estudantes à Wikipédia como parte dos seus cursos (hoje o Wikipedia Education Program). O seu trabalho para superar a diferença de géneros na Wikipédia concedeu-lhe grande reconhecimento.

Cynthia Ashley-Nelson (User:Cindamuse) começou a editar a Wikipédia em 2007, atingindo mais de 33,000 edições. Ela participou na Volunteer Response Team (OTRS) e foi uma moderadora da mailing list do gender-gap. Ela faleceu na Conferência Wikimedia em Berlim onde tinha acabado de ser eleita vice-presidente do Comité de Afiliações.

Wiki Education Foundation (Fundação para a Educação Wiki) recebe subsídio de $1.39 milhões

A Wiki Education Foundation foi criada em 2013 como uma iniciativa derivada da Fundação Wikimedia, assumindo responsabilidade por suportar o Programa de Educação Wikipédia (Wikipedia Education Program) nos Estados Unidos e no Canadá, antes suportado pela Fundação Wikimedia. O programa, no qual os estudantes escrevem artigos Wikipedia em vez de uma tese de fim de curso, criou o equivalente a cerca de 7,000 páginas impressas de conteúdo novo e de alta qualidade durante o período do outono de 2013 e o equivalente a mais de 36,000 páginas impressas de conteúdo desde o seu princípio, em 2010.

No dia 14 de abril, a Wiki Education Foundation anunciou que tinha recebido um subsídio de $1.39 milhões da Fundação Stanton. Este subsídio cobre o primeiro de um período de 3 anos de financiamento, e suporta melhorias no programa de educação nos EUA e no Canadá, bem como programas adicionais para melhorar as áreas com conteúdo subdesenvolvido na Wikipédia.

See also