Destaques da Wikimedia, abril de 2015

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, April 2015 and the translation is 100% complete.


Aqui estão os destaques do Wikimedia blog de abril de 2015.


"Is Wikipedia a dance?" video by Michael Epaka, CC BY-SA 4.0. Roger Moore photo by Allan warren, CC BY-SA 3.0. Freedom of Panorama map by Quibik, CC BY-SA 3.0. "Wiki Loves Earth" photo by Mikipons, CC BY-SA 3.0. Mexican Edit-a-thon photo by Thelmadatter, CC BY-SA 4.0. Collage by Andrew Sherman, CC BY-SA 4.0.

Novos recursos de ajuda no aplicativo Wikipedia iOS facilitam o acesso do leitor a explorar e compartilhar conhecimento

Agora você pode compartilhar um fato da Wikipédia com os amigos nas redes sociais, como mostrado aqui.Video by Victor Grigas also on YouTube and Vimeo, CC BY-SA 3.0.
A app actualizada da Wikipédia para iOS permite facilmente compartilhar informação com os teus amigos desde o teu iPhone ou iPad. Outras novidades incluem: imagens alargadas ao inicio de cada artigo, procura melhorada, e sugestões para mais leitura.

O Programa de Educação de Wikipédia realiza uma editaton massiva no Tecnológico de Monterrey na Cidade de México

Two editors
Os estudantes carregam as fotos no Dia 2 do edit-a-thon na Tec de Monterrey, no Campus Cidade de México. Photo by Thelmadatter, CC BY-SA 4.0.
No mês de março de 2015, O Programa de Educação de Wikipédia do Tec de Monterrey (Wiki Learning) organizou um edit-a-thon de três dias em três campus da Cidade de México. Cerca de 300 estudantes participaram, criaram ou editaram ao redor de 200 artigos de Wikipédia em Espanhol. Também carregaram centenas de fotos e uns 27 programas de rádio informativos.

O primeiro segmento sobre a campanha de sensibilização da Wikipédia para televisão em Camarões (video)

Veja este divertido vídeo para TV: “Wikipédia? Isso não é uma nova dança?” Video by Michael Epaka also on YouTube, CC BY-SA 4.0
Os primeiros spots para a Wikipédia nos Camarões foram criados como parte de uma campanha desenhada para dar a conhecer a Wikipédia neste país do Oeste Africano, onde o uso e conhecimento da Wikipédia foi historicamente baixa. Iolanda Pensa, investigadora no University of Applied Sciences and Arts of Southern Switzerland (SUPSI) e diretora ciêntifica para a WikiAfrica, produziu esta campanha de sensibilização, com Mike Epacka e outros em doual’art, uma organização sem fins lucratios culturais com sede em Douala, Camarões.

O célebre fotógrafo Allan Warren compartilha os grandes disparos na Wikipédia


Retrato de Allan Warren Fotografo británico Roger Moore (acima).Crop by Andrew Sherman, "Sir Roger Moore 3.jpg" by Allan warren, CC BY-SA 3.0.
O fotógrafo Allen Warren tem retratado vários artistas e políticos famosos, entre estes Roger Moore, Sophia Loren, e o Príncipe Carlos. Nos últimos anos, ele carregou várias das suas imagens na Wikimedia Commons. Os seus retratos chamaram a nossa atenção, por essa razão decidimos contactar-lo para realizar-lhe uma entrevista.

Apresentamos uma nova loja da Wikipédia

Jerry Kim
“Free Knowledge t-shirt”.Photo by Nirzar Pangarkar, CC BY-SA 4.0.
A nova loja da Wikipédia apresenta novos produtos tais como: canetas que podem plantar-se e reproduziram salvia, caléndula, ou albahaca. Novas camisetas e outras maravilhosas ofertas foram acrescentadas no nossa loja. Todo as vendas vão dirigidas a apoio para a comunidade Wikipédia.

Um membro da Wikimedia solicita uma reforma sobre direitos de autor ao parlamento europeu


Um mapa do continente europeu Map by Quibik, CC BY-SA 3.0.
As leis de direitos de autor europeas são muito complicadas, como se mostra neste mapa: os países sombreados a verde permitem tomar fotografias de edifícios em lugares públicos -- una lei conhecida como "liberdade de panorama". Os defensores do livre acesso ao conhecimento estão solicitando que todos os países da União Europeu adoptem essa lei. Para resolver este problema, um velho colaborador da Wikimedia viajou a Bruxelas para reunir-se com membros do parlamento europeu y explicar-lhes por que é necessária uma reforma a la lei de direitos de autor.

Junta-te a Wiki ama a terra 2015: ajuda a capturar a nossa herança natural


Wiki ama a Terra caracteriza fotos maravilhosas dos recursos naturais ao redor do mundo, como esta imagem de Aiguamolls de l’Empordà em Espanha - a qual foi seleccionada como una das vencedoras do ano passado.Photo by Mikipons, CC BY-SA 3.0.
Wiki ama a Terra 2015 iniciou no primeiro de maio, e convida-te a contribuir com fotos sobre as heranças naturais ao redor do mundo. Este concurso internacional de fotografia é organizado pela comunidade de Wikimedia, com a ajuda de seus capítulos na Ucrânia e Polónia ¡Esperamos que participes!

Andrew Sherman, Interne de Comunicações Digitais, Fundação Wikimedia