Destaques da Wikimedia, Janeiro de 2014

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, January 2014 and the translation is 100% complete.

Destaques do Relatório da Fundação Wikimedia e do relatório de engenharia da Wikimedia para janeiro de 2014, com uma seleção de outros importantes eventos do movimento Wikimedia

Destaques da Fundação Wikimedia

Nova política de marcas registradas centrada na comunidade

Depois de sete meses de consulta longa a comunidade, a equipe jurídica da Fundação concluiu o trabalho na nova política de marcas registradas. A discussão da comunidade, que tinha mais palavras do que O Guia do Mochileiro das Galáxias, resultou em uma política que é pouco convencional na maneira como ele proporciona o uso liberal das marcas Wikimedia, mantendo a proteção legal. A política final foi aprovado pelo Conselho de Administração em 1 de fevereiro, com efeito imediato.

Após um ano, Subsídios Individuais Engajados demonstram potencial de impacto

Projetos da primeira rodada de IEGs

Um ano depois programa de Subsídios Individuais Engajados que foi lançado em Janeiro de 2013, equipe Aprendizagem e Avaliação da Fundação concluíu uma avaliação de impacto dos projetos financiados na primeira rodada. Um dos projetos, A Biblioteca Wikipedia, gerou um valor de $279,000 em doações de fornecedores do banco de dados de pesquisa comercial, permitindo que editores da Wikipedia usem fontes de alta qualidade gratuitamente. A um custo de concessão de apenas $7,500, isso representa um retorno sobre o investimento de 37x. Outro projeto, na geração de publicidade na China para Wikipedia, ganhou 10.000 seguidores para uma nova conta de Wikipedia no site de rede social Weibo (25% dos quais são mulheres). Aplicações para a primeira rodada de 2014 começam em Março.

Visão Multimedia para 2016, e pedido de comentário em vídeo MP4

File:Multimedia vision 2016.webm
Vídeo explicando a visão multimídia para 2016 (slides)

A Fundação recém-formada equipe Multimedia apresentada uma visão multimídia para 2016. É um cenário que descreve possíveis novas ferramentas de colaboração em multimídia no Commons, Wikipedia e outros projetos. A equipe convidou o feedback da comunidade sobre essas idéias.

Separadamente, a equipe multimídia iniciou um pedido de comentário (RfC) no whether para suportar os arquivos de vídeo no formato MP4 em sites Wikimedia, além do suporte de software existente para os formatos livres Ogg Theora e WebM. Atualmente, apenas cerca de 0,2% dos cerca de 20 milhões de arquivos no Commons são vídeos, e supõe-se que o apoio MP4 faria upload e visualização de vídeos muito mais fácil para muitos usuários, especialmente em alguns dispositivos móveis que não podem reproduzir vídeos nos formatos livres existentes. No entanto, MP4 é um formato proprietário coberto por patentes. A maioria dos usuários no RfC preferiu não apoiar MP4, mantendo a prática atual de usar apenas formatos livres.

Novo motor de busca

Uma nova infra-estrutura de pesquisa está sendo lançada a todas as wikis da Wikimedia. Ela é baseado no software de código aberto existente "Elasticsearch", em vez de o "Lucene-search" software que foi escrito especialmente para MediaWiki. "Lucene-search" tem funcionado bem em sites da Wikimedia por cerca de 8 anos, mas desenvolveu alguns problemas técnicos em 2013. O novo sistema de busca da MediaWiki é chamado "CirrusSearch". Seus resultados de pesquisa refletirão atualizações de página muito mais rápido do que o antigo sistema. O texto de predefinições em um artigo vão agora ser encontradas também, e foram adicionadas algumas novas opções de pesquisa. CirrusSearch está se tornando o primeiro disponível como opcional característica Beta (veja a linha do tempo).

Dados e Tendências

Tendências de tráfego de 2013 (apresentação de slides)

Visitantes globais únicos em Dezembro:

490 milhões (-7.98% comparado com Novembro; +3.73% comparado com o ano anterior)
(comScore dados para todos projetos da Fundação Wikimedia; comScore publicará dados de Janeiro em Fevereiro)

Solicitações de página para Janeiro:

20,678 bilhões (+13.2% comparado com Dezembro; -7.0% comparado com o ano anterior)
(Dados de log do servidor, todos os projetos de conteúdo da Fundação Wikimedia, incluindo o acesso móvel, mas excluindo Wikidata e a página do portal principal Wikipedia.)

Editores Registados Ativos em Dezembro de 2013(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

75.441 (+0.99% comparado com Novembro / -2.72% comparado com o ano anterior)
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Boletim (integrando vários dados estatísticos e tendências sobre projetos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Finanças

Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia acumuladas no ano vs Planejado até 31 de Dezembro de 2013
Despesas da Fundação Wikimedia acumuladas no ano por Categorias até 31 de Dezembro de 2013

(As informações financeiras só estão disponíveis através de Dezembro de 2013, no momento do presente relatório.)

Todas as informações financeiras apresentadas são para o Mês até a data e o Ano até a data de 31 de Dezembro de 2013.

Receitas 34 750 758
Despesas:
 Grupo de Engenharia 7 818 380
 Grupo de Arrecadação de Fundos 2 267 144
 Grupo de Atribuição de Verbas 838 068
 Grupo de Programas 866 479
 Subsídios 1 289 803
 Grupo Governança 377 413
 Grupo de Direito/Advocacia Comunitária/Comunicação 1 752 003
 Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração 3 566 318
Despesas Totais 18 775 608
Superávit total (15 975 150)
em de dólares dos EUA
  • A receita para o mês de Dezembro foi de $20.14MM versus valor planejado de $19.61MM aproximadamente $535K ou 3% acima do planejado.
  • Receita anual até à data é de $34.75MM versus o plano de $36.32MM, aproximadamente $1.57MM ou 4% abaixo do planejado.
  • Despesas para o mês de Dezembro são de $3.65MM versus o plano de US $4.43MM, aproximadamente US $778 mil ou 18% abaixo do planejado, principalmente devido a menores custos com pessoal, despesas de capital, hospedagem na internet, taxas legais, taxas de processamento de pagamento e despesas de deslocação parcialmente compensada por maiores subsídios e despesas de recrutamento.

Despesas Anuais até a presente data são de $18.78MM versus o plano de $22.86MM, aproximadamente $4.08MM ou 18% abaixo do planejado, principalmente devido a menores despesas com pessoal, despesas de capital, hospedagem de internet, taxas legais, taxas de processamento de pagamento, despesas de desenvolvimento pessoal, e despesas de viagem parcialmente compensadas por serviços de maior contrato exterior e taxas de recrutamento.

  • Tesouraria é de $55,34MM a partir de 31 de Dezembro de 2013.
Vídeo mensal Métricas da Fundação Wikimedia e atividades de reunião cobrindo o mês de Janeiro (6 de Fevereiro de 2014)

Outros destaques do movimento Wikimedia

Projeto para gravar vozes de sujeitos da Wikipédia ganha apoio de Stephen Fry e a BBC

A voz de Stephen Fry, gravada para o projeto WikiVIP

A Wikipedia projeto de introdução de voz (WikiVIP) convida as pessoas que são objeto de um artigo da Wikipedia para gravar uma pequena amostra de sua voz, que é então enviado para o Commons. A gravação permite que um leitor da Wikipedia ouça com quem a pessoa parece, e como o nome da pessoa é pronunciado. Fundada pelo Wikipedista do Reino Unido Andy Mabbett (User:Pigsonthewing), o projeto ganhou o apoio de celebridades,como Stephen Fry em Janeiro. Andy Mabbett também está colaborando com a BBC para fornecer extratos de seus arquivos de áudio para WikiVIP. Voluntários identificaram mais de 300 desses clipes em um evento em Janeiro, que a BBC irá carregar no Commons - a primeira vez que a organização divulga conteúdo de seu arquivo de transmissão sob uma licença livre.

O logotipo temporário da Wikipedia Georgiana nas cores da bandeira Ucraniana

Ukrainian chapter e Comunidade Wikipedia protestam contra leis propostas pelo governo ucraniano

Em Janeiro, a Wikimedia Ucraniana protestou contra várias leis propostas pelo governo do país (sob o desde presidente deposto Viktor Yanukovych). O chapter estava preocupado que o projeto de lei que tornaria obrigatória para provedores de hospedagem e / ou nomes de domínio registrados bloqueiem o acesso a sites sem ordem judicial, sob certas condições, tais como alegações de violação de direitos autorais. Depois que a lei foi aprovada, a Wikipedia Ucraniana decidiu protestar contra por um "apagão" do site durante 30 minutos cada dia. Também no final de janeiro, a Wikipedia Georgiana temporariamente mudou seu logotipo para uma versão envolvendo as cores da bandeira Ucraniana, em apoio aos protestos de Europraça Ucranianos. (Mais tarde, em fevereiro, em todo o mundo faria os wikimedianos lamentarem a morte do Wikipediano Ucraniano de 22 anos Ihor Kostenko - User:Ig2000 -, que foi baleado por um atirador em uma demonstração durante os últimos dias de protestos antes da queda do governo de Yanukovych.)

See also