Destaques Wikimedia, Junho 2012

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, June 2012 and the translation is 100% complete.

Destaques do Relatório da Fundação Wikimedia e do relatório de engenharia da Wikimedia para junho de 2012, com uma seleção de outros importantes eventos do movimento Wikimedia

Destaques da Fundação Wikimedia

Grupo consultivo discute futura estrutura para disseminação de fundos

Reunião do grupo consultivo do FDC em São Francisco

Em 9 e 10 de junho, o grupo consultivo para a formação do futuro Comitê de Disseminação de Fundos (em inglês, FDC) reuniu-se nos escritórios da Fundação em São Francisco. Voluntários da comunidade, Wikimedia Trustees, representantes de capítulos, funcionários da Fundação e membros do Grupo Bridgespan discutiram como o FDC guiará as decisões sobre distribuição de dinheiro (mais de 10 milhões de dólares em 2012-13) entre a Fundação, capítulos e outros grupos. Com base nas recomendações dadas, o Conselho de Administração aprovou a criação e o início das atividades do FDC. Aqueles que desejam fazer parte do FDC são convidados a se autonomearem.

Logotipo do projeto Visual Editor

Lançado o segundo protótipo do Visual Editor

Um novo protótipo do "editor visual" para os projetos Wikimedia foi lançado, a primeira versão capaz de criar e editar páginas. Permitirá aos usuários contribuir sem ter que aprender a sintaxe complicada de wikitexto.

O piloto da "Casa de Chá" termina com resultados encorajadores

A Casa de Chá (em inglês Teahouse), onde os novos editores da Wikipédia podem receber apoio de membros experientes da comunidade, concluiu sua fase piloto de três meses na Wikipédia em Inglês e publicou um relatório e indicadores. 568 voluntários participaram do piloto. Em uma pesquisa, 70% disseram que estavam satisfeitos com sua experiência na Casa de Chá, enquanto apenas 5% não estavam satisfeitos. Novos editores que foram para a Casa de Chá fizeram mais edições do que aqueles que não recebem o convite. 28% dos participantes são mulheres, contra 9% dos editores em geral da Wikipédia.

Hackers reúnem-se em Berlim

Uma vista panorâmica da maratona hacker de Berlim

Mais de 100 participantes de 30 países vieram a Berlim para a Maratona Hacker de Berlim 2012, co-organizada pela Wikimedia Alemanha e pela Fundação. Entre eles havia desenvolvedores do MediaWiki, usuários do Toolserver, administradores de sistemas, autores e mantenedores de bots, criadores de Gadgets, entre outros. A comunidade também aprendeu mais sobre os projetos Wikidata e RENDER.

Dados e Tendências

Visitantes únicos globais para maio:

492,39 milhões (+4,02% em comparação com abril; +19,79% em comparação com o ano anterior)
(dados da comScore para todos os projetos da Fundação Wikimedia; comScore divulgará os dados de junho posteriormente em julho)

Solicitações de páginas para junho:

18,1 bilhões (+0.2% em comparação com maio; +22,7% em comparação com o ano anterior)
(Dados de log do servidor, todos os projetos da Fundação Wikimedia, incluindo acesso móvel)

Editores Registrados Ativos para maio 2012 (>= 5 edições/mês):

85.200 (+0,38% em comparação com abril / +3,25% em comparação com o ano interior)
(Dados do banco de dados, todos os projetos da Fundação Wikimedia exceto Wikimedia Commons. Nota: Em breve, mudaremos para uma métrica que considere SUL e Wikimedia Commons.)

Report Card (integrando vários dados e tendências estatísticas sobre os projetos da WMF) para maio 2012:

http://reportcard.wmflabs.org/

Finanças

Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia acumuladas no ano vs Planejado até 31 de maio de 2012
Despesas da Fundação Wikimedia acumuladas no ano por Categorias até 31 de maio de 2012

(Até o momento de escrita deste relatório, estão disponíveis informações financeiras até maio de 2012.)

Todas as informações financeiras apresentadas referem-se ao período de 1 de julho de 2011 a 31 de maio de 2012.

Receitas $ 35,563,497
Despesas:
 Grupo Tecnologia $ 10,979,122
 Grupo Comunidade/Arrecadação de Fundos $ 3,612,603
 Grupo de Desenvolvimento Global $ 3,882,629
 Grupo Governança $ 863,259
 Grupo Finanças/Jurídico/RH/Admin $ 6,127,792
Despesas Totais $ 25,465,405
Superávit/(perda) total $ 10,098,092
  • Receitas de $659K para o mês vs planejado de $162K, aproximadamente $497K ou 306% acima do planejado.
  • Acumulado no ano de $35,6MM vs planejado de $29MM, aproximadamente $6.6MM ou 23% acima do planejado.
  • Receitas $3.4MM para o mês vs planejado $2.2MM, aproximadamente $1.2MM ou 50% acima do planejado, em grande parte devido ao atingimento dos investimentos planejados.
  • Acumulado no ano de $25,5MM vs planejado de $25,7MM, aproximadamente $252K ou 1% abaixo do planejado.
  • Saldo do caixa é de $29,1MM em 31 de maio de 2012, que corresponde a aproximadamente 12,5 meses de despesas.

Outros destaques do movimento

"Afripedia" leva a Wikipédia offline para áreas remotas da África

Uma nova iniciativa chamada "Afripedia" tornará a Wikipédia disponível nas áreas da África Ocidental onde não há boa conexão à Internet disponível. O projeto irá instalar versões offline (Kiwix) da Wikipédia em drives flash. Estes estarão ligados em pequenos e eficientes computadores sem telas ou teclados (computadores plugue) que são conectados a uma rede local Wi-Fi offline. Qualquer pessoa que receber o sinal Wi-Fi será capaz de acessar o conteúdo. O projeto é uma parceria da Wikimedia França com a Agence universitaire de la Francophonie (AUF) e a Institut Français (IF). Ele vai começar em cerca de 20 universidades em 15 países da África Ocidental.

Segundo encontro "Iberoconf" em Santiago do Chile

No primeiro final de semana de junho, o Encontro Iberoamericano Wikimedia 2012 foi realizado em Santiago do Chile. Estiveram presentes representantes dos capítulos Wikimedia da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Itália, México, Portugal, Uruguai e Venezuela, além de convidados da Fundação Wikimedia, Panamá, Peru e Wikimedia Alemanha.

"Academia Wikipédia" em pesquisa sobre a Wikipédia

No final de Junho, o evento "Academia Wikipédia 2012" reuniu pesquisadores acadêmicos e Wikimedistas em Berlim, organizado pela Wikimedia Alemanha. Tanto a pesquisa sobre a Wikipédia em particular, quanto a sobre o conhecimento livre em geral foram apresentadas na conferência. Diversos trabalhos e vídeos estão disponíveis online.


A reunião mensal sobre as atividades e indicadores da Fundação Wikimedia ocorrida em 05 de julho de 2012 cobriu o Plano Anual de 2012-13 em vez de focar no mês de junho, como de costume. O vídeo da reunião será carregado para o Commons na época da publicação do Plano Anual.