Destaques Wikimedia, Maio 2014

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, May 2014 and the translation is 100% complete.


Highlights do Relatório da Wikimedia Foundation e do Relatório de enfenharia da Wikimedia de maio de 2014, com uma seleção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia.

Destaques da Fundação Wikimedia

Vídeo demonstartivo do "ZoomProof", uma ferramenta que facilitará a revisão de textos nas Wikisource da Arménia - um dos 12 novos projetos IEG.

12 novos subsídios individuais de compromisso

Os Subsídios Individuais de Compromisso (Individual Engagement Grants - IEG) suportam projetos de pessoas singulares ou de pequenas equipas para organizar, construir, criar, investigar ou facilitar algo que melhore o trabalho dos voluntários da Wikimedia. Os 12 premiados com os subsídios da primeira ronda de 2014 foram anunciados a 30 de maio.

Teste de uma mensagem exibida aos editores anónimos convidando-os a criarem uma conta, mostrada depois de estes terem feito uma edição (slide de apresentação)

Convidar editores anónimos a fazerem parte da comunidade Wikipédia

Na Wikipédia Inglesa, na Alemã, na Francesa e na Italiana, a equipa de Crescimento da Fundação (Foundation's Growth team) levou a cabo duas experiências para testar mudanças na interface do utilizador por forma a encorajar editores anónimos a criarem uma conta e juntarem-se à comunidade de utilizadores registados. No primeiro teste, uma recomendação para criar uma conta era mostrada quando o utilizador clicava em "Editar", e no segundo teste, o convite era mostrado após o utilizador gravar uma edição. Dados preliminares sugeriam efeitos positivos traduzidos em novos registos.

Perspetiva geral das propostas FDC da 2ª ronda (slide da apresentação)

Recomendações do Comité de Disseminação de Fundos (FDC) anunciadas

Em maio, o Fundo de Disseminação de Fundos (FDC), composto por nove membros, reuniu-se para deliberações cara-a-cara e publicou os seus conselhos para o Conselho Diretivo da WMF sobre formas de propostas de quatro organizações (três chapters e a Fundação) sobre como gastar as doações da Wikimedia. O Conselho tomará a sua decisão em relação a estes conselhos a 1 de julho. O Grupo de Acessores do FDC também se reuniu em Frankfurt na sua reunião final para entregar a sua própria recomendação à diretora executiva da WMF sobre prosseguir ou não com o processo iniciado pelo FDC (iniciado em 2012), e se assim for, que modificações deveriam ser feitas. Todos concordaram unanimemente a recomendação da contnuação de processo.

Dados e Tendências

Visitantes globais únicos em abril:

465 milhões (-6.00% comparado com março; -9.92% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projetos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de maio em meados de junho)

Acessos a páginas em maio:

20.654 biliões (-0.2% comparado com abril; -1.6% comparado com o ano anterior)
(Dados do servidor, todos projetos da Fundação Wikimedia incluindo acesso de dispositivos móveis mas excluindo a Wikidata e o portal da página inicial da Wikipédia.)

Editores Registados Ativos em abril de 2014(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

75.364 (-2.25% comparado com março / -7.25% comparado com o ano anterior)
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projectos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Financeiro

Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado até 30 de abril de 2014
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por funções a partir de 30 de abril de 2014

(Só estava disponível a informação financeira de abril de 2014 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é para Month-To-Date e Year-To-Date de 30 de abril de 2014.

Receitas 49 194 784
Despesas:
 Grupo de Engenharia 13 800 658
 Grupo de Donativos 3 209 299
 Grupo de atribuição de verbas 1 472 907
 Grupo de programas 1 493 168
 Subsídios 4 066 472
 Grupo de Gestão 725 565
 Direito/Advogados da Comunidade/Comunicações 3 256 914
 Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração 5 484 592
Total de Despesas 33 509 575
Excedente total (15 685 209)
em dólares US
  • A receita para o mês de abril foi de $8.24MM versus valor planeado de $1.71MM aproximadamente $6.53MM ou 383% acima do planeado.
  • Receita Year-to-date(YTD) foi de $49.19MM vs previsão de $46.76MM, aproximadamente $2.43MM ou 5% acima do planeado.
  • As despesas do mês de abril são de $3.19MM vs previsão de $4.69MM, aproximadamente $1.50MM ou 32% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a menos despesas com pessoal, despesas de capital, alojamento de internet, despesas com subsídios FDC, e taxas de processamento de pagamento parcialmente compensados por maiores custos de taxas legais, serviços de contrato externo e despesas de viagens relacionadas com eventos de reuniões da comunidade.
  • Gastos Year-to-date são $33.51MM contra o plano de $41.06MM, aproximadamente $7.55MM ou 18% abaixo do plano, principalmente devido a baixos gastos de pessoal, despesas de capital, alojamento de Internet, taxas legais, taxas de processamento de pagamento, custos de desenvolvimento do staff, subsídios e gastos de viagens parcialmente compensados por custos mais elevados de serviços de contrato externo.
  • Dinheiro e Investimentos - $55.6MM a 30 de abril de 2014.
Video da reunião de métricas e atividades da Fundação Wikimedia relativa ao mês de maio (5 de junho de 2014)

Outros destaques do movimento Wikimedia

Foto de grupo dos participantes da Wikimedia Hackathon 2014 em Zurique

Wikimedia Hackathon Anual em Zurique, Suíça

De 9 a 11 de maio, mais de 150 desenvolvedores, engenheiros, administradores de sistemas e entusiastas de tecnologia juntaram-se em Zurique para a Wikimedia hackathon Europeia Anual, organizada pela Wikimedia CH, o chapter da Wikimedia local. Entre muitos outros tópicos de interesse, os participantes focaram-se em mapas e em dados geográficos, no Flow (o novo sistema de discussão que se pretende que venha a substituir as páginas de discussão da Wiki), e na Wikidata.

"Wikidata Game": Uma forma nova e divertida de melhorar a Wikidata

A 20 de maio, Magnus Manske, um antigo Wikimediano e desenvolvedor de software de volundários anunciou "Wikidata – The Game", um conjunto de jogos simples, cada um pedindo ao utilizador que tome uma certa decisão sobre a Wikidata - por exemplo, decidir se dois itens descrevem o mesmo assunto, ou se um dado item descreve uma pessoa ou não. Duas semanas depois, "643 jogadores preencheram o enorme número de 352,710 decisões através do jogo, muitas das quais resultaram numa melhoria direta da Wikidata".

Wiki Loves Earth sobe para o nível internacional

Wiki Loves Earth é uma competição de fotografia internacional que tem por tema o património natural. Iniciada em 2013 na Ucrânia pelo chapter local, foi alargada a 14 países este ano e atraiu dezenas de milhares de submissões. À semelhança de Wiki Loves Monuments, os júris determinarão os vencedores nacionais para cada país, dos quais os vencedores globais serão selecionados.

Envio do Brasil no âmbito de Wiki Loves Earth: Foto aérea das Cataratas do Iguaçu

Ver também