Destaques da Wikimedia, novembro 2013

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, November 2013 and the translation is 100% complete.

Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation e o Relatório de engenharia da Wikimedia de novembro de 2013, com uma seleção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia

Destaques da Fundação Wikimedia

Duração de edit-a-thons: 91% durou menos de 8 horas

Novo material de suporte para organizador de programas: Relatório de avaliação sobre edições em massa, e uma biblioteca padrão

Um novo report about edit-a-thons inclui dados de 46 eventos entre Fevereiro de 2012 e Outubro de 2013. Começa uma série de sete relatórios sobre os tipos mais comuns de programas executados por líderes do programa Wikimedia em todo o mundo, da autoria das equipas de Avaliação e Designs da Fundação Wikimedia. Esta é a primeira vez que tal análise compara os resultados de um programa específico relativamente aos seus custos. Entre as muitas conclusões deste relatório está a de que edite-a-thons com um pequeno orçamento pode-se ser tão produtivo como em eventos com um grande orçamento

No novo aprendizagem biblioteca padrão no Meta, Wikimedians podem compartilhar o que aprendem sobre a organização de atividades como edit-a-thons, colaborações GLAM, divulgação de falhas de género, ou Wiki Loves Monuments. Cada padrão inclui uma descrição de um problema comum, e as instruções para resolvê-lo

Screenshot de novas funcionalidades da página de preferências

Opção "Recursos Beta" permite que os utilizadores testem mudanças próximas do software

A nova secção "Recursos Beta" foi adicionada ao menu de preferências do utilizador, permitindo que os editores com sessão iniciada testem mudanças próximas do software e dêem feedback aos desenvolvedores, antes de estes recursos serem disponibilizados para toda a gente.

Open Source Language Summit em Pune, India

Juntamente com a Red Hat, a equipa de engenharia linguística da Wikimedia Foundation organizou o outono 2013 Open Source Language Summit em Pune, na Índia. Também contou com a presença dos membros das equipas de VisualEditor e Móvel. Session topics incluíu:

  • Melhorar o suporte para fontes (especialmente em idiomas indianos)
  • Métodos de entrada para inserir caracteres que não estão disponíveis no teclado de um usuário
  • O Idioma Cobertura Matrix Painel, que mostra como uma linguagem é suportada em projetos da Wikimedia
  • Um protótipo de uma interface de utilizador para traduzir artigos da Wikipedia e outros conteúdos

A extensão OAuth torna mais simples a utilização de outras ferramentas de edição

Todos os wikis da Wikimedia now support OAuth, uma norma aberta que permite aos utilizadores autorizar as ferramentas de software de terceiros para realizar ações na wiki em seu nome, sem ceder a sua senha de utilizador.

Entre as primeiras ferramentas que utilizam esta nova funcionalidade é "CropTool", que permite aos utilizadores recortar as suas imagens no Wikimedia Commons.

Dados e Tendências

Visitantes globais únicos em outubro:

530 milhões (+4.86% comparado com setembro; +8.62% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projetos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de outubro em meados de dezembro)

Pedidos de páginas em novembro:

19.039 biliões (+1.2% comparado com outubro; -6.4% comparado com o ano anterior)
(Dados de logs de servidores, todos os projetos da Fundação Wikimedia incluindo acessos móveis. Note: os números reportados anteriormente para os meses de julho a outubro de 2013 foram corrigidos.)

Editores Registados Ativos em outubro de 2013(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

75.964 (-0.99% comparado com setembro / -3.83% comparado com o ano anterior)
(Dados da base de dados, de todos os projetos da Fundação Wikimedia.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projectos da WMF):

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Financeiro

Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado a 31 de outubro de 2013
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por Funções a 31 de outubro de 2013

(Só estava disponível a informação financeira de outubro de 2013 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é para Month-To-Date e Year-To-Date de 31 de outubro de 2013.

Receitas $11,646,366
Despesas:
Grupo de Engenharia $5,379,535
Grupo de Donativos $1,097,830
Grupo de atribuição de verbas $556,471
Grupo de programas $573,291
Subsídios $857,473
Grupo de Gestão $221,061
Direito/Advogados da Comunidade/Comunicações $1,058,063
Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração $2,490,383
Total de Despesas $12,234,107
Total deficit ($587,741)
  • A receita para o mês de outubro foi de $3.78MM versus valor planeado de $4.91MM aproximadamente $1.13MM ou 23% abaixo do planeado.
  • Receita Year-to-date(YTD) foi de $11.65MM vs previsão de $7.88MM, aproximadamente $3.77MM ou 78% acima do planeado.
  • As despesas do mês de outubro são de $2.84MM vs previsão de $3.52MM, aproximadamente $680K ou 19% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a menos despesas com pessoal, despesas de capital, alojamento de internet, taxas legais, custos de taxas de processamento de pagamento e despesas de viagens, parcialmente compensados por maiores despesas com subsídios e de recrutamento.
  • Gastos Year-to-date são $12.23MM contra o plano de $14.70MM, aproximadamente $2.47MM ou 17% abaixo do plano, principalmente devido a baixos gastos de pessoal, despesas de capital, alojamento de Internet, taxas legais, subsídios (FDC),custos de desenvolvimento de staff e gastos de viagens parcialmente compensados por custos mais elevados nas taxas de processamento de pagamento.

A posição económica é de $38.61MM a 31 de outubro de 2013.

vídeo da reunião de métricas e ativades mensal respeitante ao mês de novembro (5 de Dezembro de 2013)

Outros destaques do movimento Wikimedia

Logótipo do 10º aniversário do Wikisource

Décimo aniversário do Wikisource

Para comemorar o décimo aniversário do Wikisource, a 24 de Novembro, concursos de revisão foram realizados na Italian, o Catalan e o English Wikisource, colaboradores responderam a entrevistas (aqui em English e em French). Nesse mesmo dia, o reconhecimento oficial da Wikisource Community User Group foi announced. Desde que a Wikisource foi fundada em 2003 (inicialmente denominada de "Projeto Sourceberg"), os seus voluntários já fizeram a revisão de 1,4 milhões de páginas em 63 línguas.

A página digitalizada da "Viswakosh"

Universidade indiana publica uma enciclopédia sob uma licença gratuita

A "Konkani Vishwakosh" é uma enciclopédia de quatro volumes redigida em Konkani, uma linguagem falada primeiramente por habitantes de Goa e de estados vizinhos na costa oeste da India

At the suggestion de Access to Knowledge (A2K, um programa de apoiando a Wikipedia na Índia, funciona no Centro para a Internet e Sociedade e financiado por uma doação da Fundação Wikimedia), o editor da "Konkani Vishwakosh", Universidade de Goa, lançado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY-SA 3.0). Esta é parte de um esforço de três anos para construir a Konkani Wikipedia. As 3.632 páginas de Vishwakosh estão a ser digitalizados por 37 voluntários Wikimedians.

Conferência da Diversidade

A 9-10 de novembro, mais de 80 Wikimedians participaram da primeira Wikimedia Diversity Conference, organizado pelo capítulo alemão Wikimedia em Berlim. Muitos dos presentations endereçada gender gap da Wikipedia (o fatco de que a grande maioria dos colaboradores são do sexo masculino). Mas outros aspectos da diversidade eram um tema, bem como, por exemplo, diversidade geográfica (a sub-representação dos editores do Sul Global) ou questões de LGBT.

"A Magnavox Odyssey" foi a primeira consola de jogos de video (1972), fotografada por Evan Amos

Fotógrafo recebe investimento inicial de $17,000 para documentar jogos de video no Wikimedia Commons

Evan Amos ( Usuário: Evan-Amos) é um entusiasta de jogos de vídeo que tem carregado fotografias de consolas de jogos para a Wikimedia Commons de alta qualidade desde 2010. Ele já iniciou um projeto para expandir isto numa coleção online sobre a história dos jogos de vídeo, chamado de "The Vanamo Online Game Museum". Ele apresentou a ideia no Kickstarter, um site de angariação de fundos, e recebeu mais de 17.000 dólares de mais de 1.000 doadores em pouco menos de um mês. O dinheiro é dedicado à compra de hardware de jogos de vídeo antigos de modo a que possa ser fotografado.