Destaques Wikimedia

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights and the translation is 62% complete.
Outdated translations are marked like this.

Os Destaques Wikimedia mensais combinam os mais importantes aspectos do relatório da Wikimedia Foundation e do relatório de engenharia da Wikimedia (incluindo dados básicos sobre finanças e tráfego) com uma breve seleção de outros eventos importantes no movimento Wikimedia durante esse mês. A intenção é dar valor àqueles que podem achar os relatórios completos muito extensos para ler, e para facilitar as traduções.

The Wikimedia Highlights were started in 2011 as a combination of the most notable aspects of the monthly Wikimedia Foundation report and the Wikimedia engineering report (including basic financial and traffic data) with a brief selection of other important events in the Wikimedia movement during that month. Following the growth of the Wikimedia blog in scope and coverage, and with the Foundation's reporting switching from a monthly to a quarterly publication schedule, the Wikimedia Highlights now (since the October 2014 issue) focus on summarizing news from the Wikimedia blog entirely.

Cada nova edição é postada na lista de anúncios de todos os movimentos WikimediaAnnounce-l e no blog da Fundação Wikimedia (RSS). Também pode subscrever aqui para receber uma mensagem de sumário na sua página de discussão assim que cada edição é publicada.

Edições anteriores
Leia os destaques na "sua própria língua" (se disponíveis) ou traduza-os.
Última edição



"Sunset over Lake Mälar with 1854 statue of Carl XIV John of Sweden removed" by Jacob Truedson Demitz and KJacobsen, CC BY-SA 4.0; "Wmhack-5" by Saurabh Jain, public domain; "Wikidata English map" by Markus Krötzsch, TU Dresden, public domain/CC0. Collage by Andrew Sherman.

Estas são as publicações destacadas do blog de Wikimedia em Abril de 2016.

Encontre, priorize e recomende: um sistema de recomendação de artigos para preencher brechas na Wikipedia


Mapa por Markus Krötzsch, TU Dresden, domínio público/CC0.

A equipa de investigação de Wikimedia desenhou um sistema que encontra, prioritiza e recomenda artigos em falta nas diferentes línguas presentes nas wikipédias. A ferramenta considera os interesses do editor (extraídos de seu historial público de contribuições), a sua habilidade nas línguas e a popularidade projectada do artigo na língua alvo se fosse criada. Uma prova piloto demonstrou que as recomendações triplicavam a velocidade a que os editores criavam artigos, e mantendo o mesmo nível de qualidade.

A ferramenta inclui um API, actualmente integrado na ferramenta de Tradução de Conteúdo. Nos próximos meses, a equipa de Investigação de Wikimedia acompanha a ferramenta continuamente para aprender mais a respeito de como os editores a utilizam e como a poderiam melhorar. Se experimentares em ferramenta de recomendação de artigos, poderás enviar à equipa de Investigação de Wikimedia os teus comentários na nossa página de discussão.

Primeira maratona de programação de Wikimedia no Instituto Índio de Tecnologia em Roorkee


Participantes corrigindo erros. Imagem por Saurabh Jain, domínio público.

O Instituto Índio de Tecnologia Roorkee organizou uma sessão de um dia para ajudar estudantes compreenderem como funciona a comunidade MediaWiki. No hackaton, que se prolongou por um dia, se trataram todos os aspectos de MediaWiki: desde a instalação do software e a configuração do meio para corrigir alguns erros singelos até o envio de patches para sua avaliação. Assistiram 20 estudantes, seleccionados em função do cumprimento de certos requisitos previamente apresentados, para assegurar-se de que todos os participantes se encontravam no mesmo nível. Ao final do dia, tínhamos conseguido 15 envios (forçados) de patches ao núcleo. Além destes, realizaram-se outras 5 mudanças locais que estão pendentes de entrar (à data de hoje).

Um ataque à liberdade de panorama: Tribunal sueco decide contra a Wikimedia Suécia


Fotografia por Jacob Truedson Demitz e KJacobsen, CC BY-SA 4.0.

O Tribunal Supremo de Suécia tem decidiu contra a Wikimedia Sverige (Suécia) num caso que implica a liberdade de panorama no país. O Tribunal decidiu que a lei sueca de propriedade intelectual não permite à Wikimedia Sverige publicar imagens na sua base de dados em linha offentligkonst.se (uma website e respectiva base de dados que contêm arte localizada em espaços públicos) sem permissão do artista.

A Fundação Wikimedia respeitosamente discrepa com a falha do Tribunal Supremo, que erode a liberdade de panorama, parte fundamental de liberdade de expressão, liberdade de informação e expressão artística. Interpretamos que a lei sueca de propriedade intelectual em questão só estabelece limites quanto à produção de cópias tridimensionais de esculturas, e não pode ser interpretada que ela estabeleça limites em imagens de arte pública publicado na internet. O facto que a lei de propriedade intelectual permite imagens de arte pública em postais, inclusive para lucro privado e sem o consentimento do artista, demonstra este fundamento e em nossa opinião, é inconsistente com a interpretação da lei que faz o Tribunal Supremo.

Em resumo

TED associa-se com a comunidade Wikimedia para contribuir “ideias que merecem ser difundidas” em projectos Wikimedia: Numa nova colaboração com membros da comunidade Wikimedia, TED tem doado em massa quantidade de metadatos resultante de mais de 2.000 palestras, muitas das quais já têm sido transcritas e traduzidas por uma rede mundial de voluntários da TED. Ao acrescentar os metadatos de TED à Wikidata, os Wikimedianos Jane Darnell e Andy Mabbett documentarão o conhecimento disponível nas palestras TED e facilitarão a identificação e uso desta informação nos projectos Wikimedia. Começa o Repto de História da Arte Europeana: Com 40 línguas, 30 países e centenas de obras de arte, deu-se inicio ao Repto de História da Arte Europeana — a maior competição Wiki-GLAM realizada até agora, e a primeira a destacar a Wikidata. O projecto está “baseado” em Wikidata, e melhorar a qualidade de seus metadatos sobre estas obras, seus artistas, géneros, etc., é tão parte desta competição como as traduções na Wikipedia. Chega cruzando continentes: edita a Wikipédia em urdu desde a República Checa: Nos últimos sete anos, Jiří tem atingido um notável domínio do urdu, idioma oficial de Paquistão e seis estados de Índia, e tem escrito ou ampliado uma grande quantidade de artigos na Wikipédia desta língua. Jiří gosta de contribuir sobretudo com artigos sobre história, biologia e farmacêutica. Está especialmente orgulhoso de suas contribuições em história checa, ainda que no futuro próximo gostaria de centrar-se em artigos sobre plantas medicinais.

Andrew Sherman, Digital Communications Intern
Wikimedia Foundation

Social Media
  • A equipa de investigação de Wikimedia desenhou um sistema que encontra, prioritiza e recomenda artigos que não têm sido criados nas wikipédias nas diferentes línguas. Esta e outras histórias do movimento Wikimedia nas publicações destacadas do blog em abril.