Carinhoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura telenovela, veja Carinhoso (telenovela).

Carinhoso é uma das obras mais importantes da música popular brasileira. Foi composta por Pixinguinha entre 1916 e 1917 (sendo anterior ao seu ingresso, em 1933, como aluno, no então Instituto Nacional de Música, atual Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro[1]), mas gravada pela primeira vez em 1928, contando somente com a parte instrumental.

Posteriormente Carinhoso recebeu letra de João de Barro, sendo gravada com grande sucesso por Orlando Silva em 1937.[2] Em 1950, a música recebeu uma versão no idioma inglês chamada Love Is Like This composta por Ray Gilbert para o filme Romance Carioca. A interpretação ficou a cargo da atriz protagonista do filme, Jane Powell. Carinhoso voltou a ser grande sucesso romântico nos anos 70 quando uma regravação foi escolhida como música tema da telenovela da TV Globo Carinhoso, estrelada pelos astros do gênero Regina Duarte e Cláudio Marzo e tendo como antagonista principal Débora Duarte.

Em 2009, ela foi considerada a terceira maior música brasileira segundo a revista Rolling Stone Brasil.

Em 2021, segundo um levantamento do Ecad, a canção contava com 411 gravações registradas, fazendo desta a canção brasileira mais regravada no país em todos os tempos[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Medeiros, Luciana (6 de setembro de 2020). «Orquestra da UFRJ volta à cena para celebrar centenário da universidade». Concerto. Clássicos Editorial Ltda. Consultado em 8 de setembro de 2020 
  2. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (ed.). «Discografia de Orlando Silva». Consultado em 3 de Junho de 2018 
  3. poder360.com.br/ “Carinhoso” é a música brasileira mais gravada no país, diz Ecad
Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.