Wikipédia Abstrata

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Abstract Wikipedia and the translation is 98% complete.
Outdated translations are marked like this.

Projeto

Esse projeto consiste em duas partes: Wikipédia Abstrata e Wikifunções.

O objetivo da Wikipédia Abstrata é permitir que mais pessoas compartilhem mais conhecimento em mais idiomas. A Wikipédia Abstrata é uma extensão conceitual da Wikidata.[1] Na Wikipédia Abstrata, as pessoas podem criar e manter artigos da Wikipédia de uma forma independente do idioma. Uma Wikipédia de um idioma específico pode traduzir esse artigo independente de idioma para seu idioma. O código faz a tradução.

Wikifunções é um novo projeto da Wikimedia que permite a qualquer um criar e manter códigos. Isso é útil de várias maneiras diferentes. Ele fornece um catálogo de todos os tipos de funções que qualquer pessoa pode chamar, escrever, manter e usar. Ele também fornece códigos que traduzem o artigo independente de idioma da Wikipédia Abstrata para o idioma de uma Wikipédia. Isso permite que todos leiam o artigo em seu idioma. A Wikifunções usará conhecimento sobre palavras e entidades da Wikidata.

Isso nos aproximará de um mundo onde todos poderão compartilhar a soma de todo o conhecimento.

O que é uma função?

Uma “função” é uma sequência de instruções de programa de computador que faz um cálculo com base nos dados fornecidos. Funções são uma forma de conhecimento que pode responder a perguntas, como quantos dias se passaram entre duas datas ou a distância entre duas cidades. Funções mais complicadas podem responder a questões mais complicadas, como o volume de uma forma tridimensional, a distância entre Marte e Vênus em uma determinada data ou se duas espécies estavam vivas ao mesmo tempo. Já usamos funções em muitos tipos de pesquisas de conhecimento, como fazer uma pergunta a um mecanismo de pesquisa. As predefinições conhecidas como {{convert}} e {{age}} em inglês também são exemplos de funcionalidades já utilizadas em muitas Wikipédias, escritas em wikitexto e Lua e copiadas manualmente para cada wiki onde for desejado.

Mais exemplos de funções estão em Exemplos de funções iniciais, e esboços muito grosseiros de como a interface pode parecer estão em maquetes iniciais.

Resumindo, as funções fazem um cálculo com base nos dados que você fornece e respondem a uma pergunta que você tenha sobre isso.

Este novo projeto da Wikimedia construirá uma biblioteca de funções, escrita por voluntários, para ajudar a responder a perguntas como essas em vários idiomas. Ao construir nossa biblioteca de funções, podemos permitir que mais pessoas acessem e explorem o conhecimento livre de novas maneiras.

O que é a Wikipédia Abstrata?

Uma explicação visual do projeto Wikipédia Abstrata e Wikifunctions

O próprio termo "Wikipédia Abstrata" refere-se ao objetivo de longo prazo - que esta biblioteca de funções um dia permitirá a criação de artigos independentes do idioma. Uma vez que mais partes deste projeto estiverem em vigor, isso significará que qualquer wiki - especialmente wikis de pequeno a médio porte - será capaz de aumentar drasticamente o número de artigos disponíveis em seu idioma. Isso também significa que os editores podem compartilhar o conhecimento de sua cultura e contextos com um público maior e mais global.

A nova wiki de funções, Wikifunções, desenvolverá a infraestrutura de codificação para tornar essa visão possível. A parte do projeto da Wikipedia abstrata começará em aproximadamente um ano.

Em outras palavras: poderemos combinar as funções da nova wiki, com os dados e informações multilíngues do Wikidata, para gerar textos em linguagem natural em qualquer idioma compatível. Essas frases podem então ser usadas por qualquer Wikipédia (ou outro lugar).

Cronograma

Participar

Wikipédia Abstrata via lista de discussão Wikipédia Abstrata no IRC Wikifunções no Telegram Wikifunctions on Mastodon Wikifunções no Twitter Wikifunções no Facebook Wikifunções no YouTube Site da Wikifunções Translate

(inscreva-se)

Contexto

Um artigo no Signpost fornece uma introdução mais detalhada à ideia. O material abaixo - trabalhos de pesquisa, vídeos de palestras, protótipos de software - oferece muitos detalhes. Um plano detalhado também está disponível para o desenvolvimento da Wikipédia Abstrata.

Veja a página Proposta histórica para uma longa lista de discussões, artigos, vídeos e propostas comparáveis.

Originalmente, o projeto tinha como codinome Wikilambda, derivado do cálculo lambda. O nome ainda é referenciado como o nome do Extension:WikiLambda e no logotipo de Wikifunções, que contém o caractere lambda.

Destaques incluem:

Leitura adicional

Plano de projeto

  1. Sumário: visão geral do plano do projeto
  2. Nome: discussão sobre o nome do projeto
  3. Objetivos: O que estamos tentando alcançar? Objetivos primários e secundários
  4. Organização: como a equipe de desenvolvimento seria criada
  5. Exigências: condições gerais que o projeto precisa atender
  6. Arquitetura: uma visão geral de como os componentes do projeto funcionariam juntos
  7. Componentes: componentes de software individuais que o projeto precisa fornecer
  8. Tarefas: tarefas individuais que precisam ser executadas pelos projetos
(versão de página única)

Referências

  1. Os novos componentes (listados no plano de desenvolvimento da Wikipédia Abstrata) incluem extensões para a Wikidata, cuja integração (no segundo ano do projeto) requer o acordo da comunidade da Wikidata antes de armazenar o "conteúdo abstrato" lá ou em outra wiki (como a nova wiki Wikifunções desenvolvida na primeira parte do projeto, ou outra wiki multilíngue).