Gestor do filtro de abusos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Abuse filter maintainers and the translation is 100% complete.
Shortcut :
AFM
Esta página descreve as normas e recomendações relacionadas com o gestor do filtro de abusos e a sua utilização dos seus direitos para administrar globalmente os filtros de abusos.

Gestor dos filtros de abusos é um grupo global de utilizadores atribuído pelos intendentes que permite que os utilizadores confiáveis tenham acesso para visualizar e, quando apropriado, editar os filtros de abusos. Esta permissão é ativada em qualquer wiki pública da Wikimédia que partilhe o acesso via CentralAuth e SUL, e é exclusivamente utilizada para as manutenções não controversas, ou por pedido da comunidade local. Dado que os utilizadores neste grupo podem danificar seriamente as wikis da Wikimédia se agirem incorretamente, a permissão do gestor de filtro de abusos deve ser atribuída exclusivamente aos utilizadores que tenham um longo histórico de manutenção dos filtros de abusos.

Âmbito

Utilização de direitos

Este grupo global é habilitado em qualquer wiki da Wikimédia que partilhe o acesso via CentralAuth e SUL (incluindo wikis fechadas e excluindo wikis privadas e de visualização). Os gestores de filtro de abusos não devem efetuar qualquer alteração controversa nos filtros em qualquer projeto. Essencialmente, a menos que explicitamente requerido ou endossado pela comunidade, gestores do filtro de abusos não devem alterar a funcionalidade dos filtros. Em vez disso, devem utilizar as suas permissões apenas para a manutenção como prevenir que um filtro "quebre" devido a futuras atualizações na própria extensão do filtro de abusos. As notas deverão ser deixadas na descrição do filtro explicando o porquê da alteração do filtro, e listando as tarefas relevantes do Phabricator quando forem aplicáveis.

Gestores de filtros de abuso devem evitar realizar mudanças rotineiras nos filtros de projetos maiores sem uma notificação e consenso prévio. Projetos com comunidades já formadas e processos para administrar os filtros de abuso podem pedir que sejam "excluídas", sendo que neste caso devem providenciar aos gestores de filtros de abuso as normas apropriadas de como a comunidade deve ser notificada na necessidade de mudanças, para que estas possam ser aplicadas pela comunidade. Exemplos incluem um link para a "esplanada", uma lista de correspondência, ou pedir que os gestores de filtro de abuso entrem em contacto com um administrador local via email da wiki.

Direitos

  • View the abuse log (abusefilter-log)
  • View detailed abuse log entries (abusefilter-log-detail)
  • View log entries of abuse filters marked as private (abusefilter-log-private)
  • Create or modify abuse filters (abusefilter-modify)
  • Create or modify what external domains are blocked from being linked (abusefilter-modify-blocked-external-domains)
  • Create or modify global abuse filters (abusefilter-modify-global)
  • Modify abuse filters with restricted actions (abusefilter-modify-restricted)
  • View abuse filters (abusefilter-view)
  • View abuse filters marked as private (abusefilter-view-private)
  • Retrieve information about IP addresses attached to revisions or log entries (ipinfo)
  • Enable two-factor authentication (oathauth-enable)
  • View the spam block list log (spamblacklistlog)

Pedidos de aprovação

Pedidos para o estatuto de gestor de filtros de abuso devem ser realizados em Steward requests/Global permissions. O pedido será aprovado por um steward se houver consenso de que o editor está apto para se tornar um gestor de filtros de abuso após "pelo menos uma semana" de discussão. A discussão não é uma votação; os comentários devem apresentar pontos específicos a favor ou contra a aprovação do editor.

Como orientação, gestores de filtros de abuso devem:

  • Possuir estatuto de administrador ou auxiliar de gestão de filtros (onde houver) no seu projeto principal
  • Possuir experiência extensa com AbuseFilter: ter criado ou editado vários filtros
  • Contribua para o código do 'Filtro de Abuso' e participe nas discussões relevantes no Phabricator

Por predefinição, a nomeação será temporária, durando até um ano. Os pedidos de renovação podem ser efetuados colocando um novo pedido em Steward requests/Global permissions#Requests for other global permissions.

Remoção

Continuidade de acesso a filtros de abuso depende da atividade e da confiança da comunidade.

  • Uso incorreto ou abuso: Se esta permissão for utilizada para quaisquer ações consideradas controversas, como adições ou remoções extensas aos filtros de abuso de um projeto, ou disrupção contínua devido a erros, o acesso será revogado por um steward. Pedidos de revogação podem ser feitos a qualquer steward em Steward requests/Permissions#Removal of access ou, no caso de emergências, no canal IRC #wikimedia-stewardsConecte-se.
  • Absentismo: se um gestor de filtros de abuso não realizou nenhuma edição global nos últimos seis meses, a permissão poderá ser revogada por um steward.

A análise das ações de um gestor de filtros de abuso pode ser pedida a qualquer steward ou através dos pedidos por comentários.

Orientações

Gestores de filtros de abuso são aconselhados a criar uma página de usuário global, na qual explicam que possuem essa permissão global e como pode ser utilizada (ex. direcionando a esta página). Gestores de filtros de abuso são encorajados a usar a autenticação de dois fatores.

Usuários com estatuto de gestor de filtros de abuso

Consulte também