Brazil Program/Education program/Communication/Chamada a professores - segundo semestre de 2012/Comitê de Seleção

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Recomendação de Comitê de seleção da propostas enviadas por ocasião da chamada aberta aos professores

Contexto[edit]

Pela primeira vez desde que começou a ser desenvolvido, o programa de educação da Wikimedia Foundation está experimentando uma nova forma de seleção dos cursos com que vai trabalhar: por meio da publicação de uma chamada pública, estamos recebendo propostas enviadas por professores e professoras interessados em desenvolver atividades junto ao programa Wikipédia na Universidade.

Por que isso? Bom, após o desenvolvimento de um piloto no primeiro semestre de 2012, a Wikimedia quer expandir o programa. E nos fizemos algumas perguntas: a) como conhecer docentes com boas propostas e muita vontade e compromisso para desenvolver o programa?; b) vamos trabalhar apenas com professores que estejam a nosso alcance, em nosso radar, em nossa rede de contatos?; c) quais são as prioridades para o programa, como selecionar esses cursos e quem devemos convidar a integrar o programa?

A Wikimedia Foundation vem sistematizando a experiência por meio do acompanhamento de ações voluntárias, do seu piloto desenvolvido no Brasil e a partir de experiências compartilhada por outros países. Mas estamos tentando algo que é realmente novo no programa com a chamada aberta e vamos aprender juntos (Estados Unidos e Canadá também resolveram adotar o modelo de chamada pública).

Por que um comitê?[edit]

Por estarmos tentando um novo processo de seleção, achamos que seria importante também trabalhar com um comitê que envolva a comunidade Wikimedia para ajudar na seleção dos professores, com participação da Wikimedia Foundation, de voluntários já envolvidos no programa e de voluntários dos projetos Wikimedia, que acompanham o programa e seus impactos no cotidiano de outra maneira, por exemplo, vendo como o programa está sendo desenvolvido e como as colaborações são recebidas nos projetos Wikimedia.

Achamos importante que, apesar das perspectivas relativamente distintas de integrantes do comitê, sejamos capazes de debater e buscar o consenso com alguma agilidade - após o fim do prazo das inscrições, teremos praticamente uma semana para selecionar os professores que poderão integrar o programa oficialmente.

Por que simplesmente não abrimos todas as propostas numa Wiki e deixamos para o livre comentário de interessados? Por uma série de motivos: primeiramente, esta é a primeira vez que estamos experimentando esse modelo de seleção, e também a ampliação da participação da seleção (esta sempre foi uma prerrogativa exclusiva da equipe do programa); em segundo lugar, porque estamos optando por um modelo que nos permita reunir diferentes opiniões e perspectivas na decisão, mas que nos permita selecionar com alguma agilidade e crie o compromisso dos envolvidos em ler e avaliar todas as propostas. A comparação neste caso é bastante importante e a livre avaliação de uma ou outra proposta isolada pode mais distorcer os resultados do que ajudar a chegar a um entendimento comum e consensual.

A experiência será relatada e sistematizada e poderemos avaliar as melhores opções para o próximo semestre.

O Comitê[edit]

  • O comitê será formado por 6 pessoas (2 da Wikimedia Foundation; 2 voluntários já envolvidos no programa; 2 voluntários não necessariamente envolvidos no programa). Até dois convidados poderão acompanhar o debate para fins de monitoramento e compartilhamento de experiência, mas não selecionarão as propostas.
  • Os dois voluntários do programa e os membros da Wikimedia Foundation serão escolhidos em comum acordo entre as partes. Os 2 voluntários não necessariamente envolvidos no programa serão escolhidos por seus pares (outros voluntários). Os candidatos podem se apresentar como interessados ou ser indicados por outros voluntários. A decisão dos 2 nomes finais para compor o comitê deve ocorrer até domingo, dia 16.
  • Todos os membros do comitê deverão avaliar todas as propostas e dar seu parecer final. Os membros dos comitês deverão preservar as identidades dos proponentes, mas poderão compartilhar informações com os demais membros da comunidade ou colegas de trabalho para formar sua opinião. No entanto, solicitamos que todas as opiniões sejam sistematizadas e trazidas para o comitê como uma por pessoa. Infelizmente, não temos nenhuma condição de avaliar dezenas de propostas e centenas de opiniões em uma semana.
  • O Comitê compartilhará critérios comuns a serem utilizados para avaliação das propostas.
  • Conforme antecipado na chamada aberta, a Wikimedia Foundation poderá entrar em contato com alguns proponentes para esclarecer dúvidas e obter mais informações que contribuam para a seleção. Tais informações serão compartilhadas exclusivamente com os membros do comitê.
  • Cada membro do comitê avaliará as propostas e dará um parecer. A partir do parecer de todos os membros, buscar-se-á o consenso em torno das propostas que poderão integrar o programa.
  • Em caso de impossibilidade de consenso diante do prazo para dar retorno aos participantes, o coordenador do programa poderá fazer escolha final, responsabilizando-se por ela (afinal, trabalhará diretamente com os professores).

Os critérios[edit]

A gente propõe alguns critérios iniciais, bem como referências de "pontuação" das propostas. Acho que podemos detalhar melhor tais critérios e formas de avaliação até dia 17 ou 18.

Seguem abaixo alguns critérios propostos:

A) Adequação ao programa[edit]

  • Tratar-se de proposta de curso universitário (pré-requisito; embora nada nos impeça de dialogar com proponentes de outros níveis escolares sobre atividades fora do programa)
  • Propor-se a utilizar projetos Wikimedia, incluindo a Wikipédia, como ferramenta de ensino e aprendizado, contribuindo para a melhoria de conteúdo da enciclopédia e compartilhando o conhecimento produzido na universidade
  • Os exercícios contribuirão para a melhoria de verbetes enciclopédicos
  • Infraestrutura adequada para atividades envolvendo a Wikipédia
  • Maturidade dos estudantes
  • Tamanho da sala de aula

Pontuação: 1 a 5 (1 - muito ruim, 2 - ruim, 3 - regular, 4 - boa, 5 - muito boa)

B) Embaixadores[edit]

(Vale ressaltar aqui que nós só poderemos integrar ao programa os cursos que avaliarmos ter condições de apoiar com pelo menos um embaixador do programa. Isso não significa que propostas boas mas em locais onde não tenhamos embaixador não poderão ser desenvolvidas, mas pode implicar não podermos apoiar com treinamento e monitoramento e, portanto, não poderem integrar oficialmente o programa.)

  • Existência de embaixador já disponível para o curso (2 pontos)
  • Existência de pessoa disponível para ser treinada para ser embaixador (1 ponto)
  • Inexistência de embaixador na região e de pessoa disponível para ser treinada (0 ponto)

C) Participação da orientação e encontros[edit]

  • Localização original nas cidades dos encontros e disponibilidade para participar deles (3 pontos)
  • Localização em outra cidade onde temos embaixadores e disponbibilidade para participar do primeiro encontro e treinamento (2 pontos)
  • Localização em cidades onde temos embaixadores, mas não garante presença do primeiro encontro. Ou cidades onde não temos embaixadores, mas confirma presença na orientação do dia 11 de agosto. (1 ponto)
  • Localização em lugar onde não temos um ponto de contato e onde não conseguimos prover apoio (0 ponto)

D) Conteúdo da Wikipédia proposto[edit]

  • criação ou melhoria de conteúdos já elencados como necessários na Wikipédia (ou na lista de artigos essenciais ou pela comunidade lusófona) (3 pontos)
  • criação ou melhoria de conteúdos que contribuem para a educação no ensino médio e básico (2,5 pontos)
  • criação ou melhoria de conteúdos especializados (2 pontos)
  • proposta muito bem apresentada e viável (1 ponto)
  • proposta de conteúdo já existente ou pouco necessário em comparação com os demais (0 ponto)

E) Tempo disponível[edit]

  • entre 40% e 50% do tempo do curso com atividades com a Wikipédia (3 pontos)
  • entre 20% e 40% do tempo do curso com atividades com a Wikipédia (2 pontos)
  • Até 20% do tempo do curso com atividades com a Wikipédia (1 ponto)
  • Somente em horários fora da sala de aula (0 ponto)

F) Experiência prévia[edit]

(Aqui será necessário um contato nosso com as melhores propostas, para obter essa informação, já que não perguntamos no formulário.)

  • Experiência com êxito em trabalho anterior já desenvolvido na Wikipédia em sala de aula (2 pontos)
  • Experiência do professor com a Wikipédia (1 ponto)
  • Nunca teve experiência com a Wikipédia a não ser como leitor(a) (0 ponto)

Membros do comitê[edit]

  1. Ocastro
  2. Ezalvarenga
  3. OTAVIO1981
  4. CasteloBrancomsg