Brazil Program/Education program/Training/Tutorial para Embaixadores

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Sobre o Programa Wikipédia na Universidade[edit]

O Programa Wikipédia na Universidade tem por objetivo de promover a melhoria e o alcance do conhecimento e recursos educacionais a qualquer pessoa. Promovendo o uso da Wikipédia no mundo acadêmico, a Wikimedia Foundation, editores voluntários, estudantes e professores, estão contribuindo para que o conhecimento produzindo dentro da universidade seja compartilhado com toda a sociedade, ao mesmo tempo em que estimulam a colaboração no universo acadêmico.

Sobre a Wikimedia Foundation[edit]

Sobre o movimento Wikimedia Brasil[edit]

Sobre a Wikipédia[edit]

Roteiro básico das tarefas dos embaixadores da Wikipédia[edit]

Embaixador de campus[edit]

  • Planejamento com o professor: você deverá alinhar com o professor as atividades que os embaixadores desenvolverão ao longo do semestre durante a orientação que ocorrerá junto a Wikimedia Foundation no começo do semestre. Se você for de uma cidade que não participará desse encontro, você deve reunir-se com o docente responsável pela disciplina e alinhar as atividades a serem desenvolvidas ao longo do semestre e quando elas serão desenvolvidas. Isso será importante para os embaixadores online ficarem atentos quando as atividades no wiki começarão.
  • Mantenha embaixadores online informados: se você é o embaixador de campus que trabalhará como ponto de contato de uma disciplina, precisará informar os outros embaixadores envolvidos com esse disciplina através da 1. página de discussão da disciplina e dos e-mails desses embaixadores.
  • Criar página da disciplina: o docente vai te enviar as seguintes informações que deverão constar na página da disciplina a ser criada:
    1. atividades a serem desenvolvidas e avaliação;
    2. cronograma da disciplina (os dias em que você precisará ir a sala de aula);
    3. horário, dias da semana e sala de aula onde ocorrerá o curso;
    4. os verbetes que serão editados, se já estiverem definidos pelo professor;
  • Lista de e-mails e criação de contas: você receberá do docente a lista de e-mails de todos estudantes. Envie um e-mail solicitando que os estudantes criem suas contas na Wikipédia <http://pt.wikipedia.org> assim que receber a lista e para que eles enviem seus nomes de usuários para vocês. Se preferir criar uma lista de e-mails para manter como canal de comunicação com os estudantes e outros embaixadores da disciplina, tanto melhor. Peça para eles enviarem seus logins (= nomes de usuário) para vocês e coloque na seção “Alunos” da página da disciplina. Pela ajuda para os outros embaixadores para atualizarem a página da disciplina com você.
  • Apresentação sobre o projeto: numa primeira aula, vocês precisarão apresentar a Wikipédia aos estudantes e como os auxiliarão http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Introdução_à_Wikipédia_Programa_Embaixadores.pdf

Embaixador online[edit]

Embaixadores online e de campus[edit]

  • Vigiar página de discussão dos embaixadores: discussões gerais sobre o projeto devem ser feitas na página de discussão dos embaixadores http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia_Discuss%C3%A3o:Wikip%C3%A9dia_na_Universidade/Embaixadores portanto vocês sempre precisarão ficar atentos a novidades que surgirão nessa página. Os embaixadores de campus também o contarão por e-mail.
  • Reuniões online quinzenais: os embaixadores de campus organizarão com os embaixadores online encontros online via IRC ou skype para discutirem o andamento do curso. A partir dessas reuniões, embaixadores de campus tentarão sincronizar com os embaixadores online estratégias eficientes para auxiliarem os estudantes remotamente. O que foi decidido em cada reunião será relatado na página de discussão da disciplina, portanto se não puder participar de um encontro, fique atento nas mudanças dessa página.

Qual é o roteiro básico e fundamental do material de ensino para os estudantes?[edit]

Atualizando...[edit]

Estão sendo desenvolvidos guias para os embaixadores, estudantes e professores nessas seguintes páginas:

  1. Guia do Embaixador
  2. Guia do Estudante
  3. Guia do Professor

Vitorcg (talk) 02:04, 30 July 2012 (UTC)[reply]