Brazil Program/Outreach/Proposta de parceria com revista Nova Escola

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Contexto[edit]

Desde 2013, a equipe do programa catalisador do Brasil iniciou uma conversa com a equipe do site da revista Nova Escola[1]. Nos foi oferecida a oportunidade de ter um blog no site da revista, reservado a tratar de assuntos relacionados aos projetos Wikimedia, em especial à Wikipédia, e sua utilização nas escolas.

Inicialmente, havíamos buscado a parceria cogitando um projeto que combinasse produção de conteúdo para o site e a criação de suplementos que poderiam ser distribuídos de forma acoplada à revista. A equipe da revista impressa apresentou limitações para criar novos conteúdos suplementares, mas a equipe do site ofereceu um blog exclusivo para nós criarmos conteúdo de formação e divulgação de atividades regularmente. A nossa equipe, então, investiu na produção de conteúdo original (uma publicação pra formação de novos colaboradores que deverá sair até abril) e avaliamos que seria mais seguro iniciarmos a parceria com uma contribuição mensal (e não semanal) para estimarmos as condições de assumir o compromisso semanal junto à equipe do site da revista. Por isso a proposta traz, no lugar de um blog exclusivo, a oferta de conteúdo para o blog Tecnologia na Educação, já existente, a fim de avaliarmos, no período de três meses, se temos como ampliar a participação e produzir, de forma sustentável, conteúdo para ser publicado semanalmente em um blog exclusivo.

A revista Nova Escola, inicialmente voltada à educação infantil e ao ensino médio, para contribuir com a melhoria do trabalho dos professores em sala de aula, é publicada desde 1996 e distribuída mensalmente nas escolas. A tiragem atual é de quase 600 mil exemplares[2], atingindo aproximadamente 1,6 milhão de leitores. O sítio conta com 5.800.000 de page views e cerca de 1.340.000 de visitantes únicos. [3]. Em janeiro, mês considerado de baixo índice de visitas, o site teve 3,4 milhões de page views e mais de 600 mil visitantes únicos[4].

Objetivo[edit]

Difundir informações sobre os projetos Wikimedia entre os professores de ensino médio em nível nacional, incentivando o desenvolvimento de atividades, preparando-os para um uso criterioso dos projetos Wikimedia na escola e contribuindo para sua formação no âmbito da construção colaborativa de conteúdo e pesquisa online.

Objetivos específicos[edit]

  • Atingir ao menos 10 mil visitantes únicos com nossos posts;
  • Conseguir uma colaboração de conteúdo junto à revista distribuída em mais de 500 mil exemplares em escolas de todo o Brasil.
  • Criar uma comunidade de professores de ensino médio interessados nos projetos e mais qualificados para lidar com seu uso em sala de aula.

A proposta[edit]

À Nova Escola

A presente proposta tem por objetivo estabelecer regular parceria de produção de conteúdo entre a equipe da revista Nova Escola e o projeto catalisador da Wikimedia no Brasil, realizado pela Ação Educativa com o apoio da Wikimedia Foundation.

Em um primeiro momento, a equipe que atua junto aos projetos Wikimedia no Brasil fornecerá, ao site da Nova Escola, entre um e dois posts mensais para o blog Tecnologia na Educação, acerca dos seguintes temas (a lista é exemplificadora e não se pretende uma lista exaustiva):

  • Wikipédia: o que é, sua história, estado da arte atual
  • Wikimedia: visão geral dos projetos
  • Direitos autorais e licenciamento nos projetos Wikimedia: o que é um conteúdo livre?
  • Posso confiar na Wikipédia? Dicas para uma leitura criteriosa da maior enciclopédia online.
  • Como criar uma conta, onde proucurar ajuda, estrutura básica da Wikipédia.
  • Como participar I. Dicas básicas: erros mais comuns. O que fazer, o que evitar.
  • Como participar II. Editor visual e código wiki.
  • Relato de casos interessantes.
  • Wikimedia: movimento Wikimedia. Como participar (no Brasil e globalmente)? Comunidade da Wikipédia e comunidade Wikimedia brasileira e global.
  • Professores desenvolvem atividades para melhorar a Wikipédia. Como?
  • Relato de casos interessantes.
  • Como carregar fotos no Commons.org.

Após três meses de colaboração, a Fundação Vitor Civita e a equipe do Programa Catalisador da Wikimedia no Brasil se reunião para avaliar o andamento da parceria e rever seus termos, podendo aumentar assim a frequência de posts ou ainda ganhar um blog próprio, algo como o “Wikipédia na Nova Escola”, se assim for desejado e considerado viável por ambas as partes.

Em abril de 2014, a equipe do Programa Catalisador do Brasil apresentará à Fundação Vitor Civita um material de aproximadamente 60 páginas que visa a permitir a formação e orientação de interessados em geral e professores a desenvolverem trabalhos nos projetos Wikimedia, especialmente a Wikipédia. Tratar-se-á de material que poderá ser distribuído, adaptado e utilizado amplamente, podendo a Fundação Vitor Civita publicar, sem ônus, de forma integral ou por capítulos, e distribuí-lo nas escolas, se assim o desejar.

A Fundação Vitor Civita proverá espaço e infraestrutura para a gravação de vídeos (como bate-papo, entrevista ou tutorial) à equipe do Programa Catalisador da Wikimedia no Brasil em seu estúdio local, sempre que se fizer necessário, mas evidentemente agendando-se previamente de acordo com disponibilidade da Fundação Vitor Civita.

A logomarca da Wikipédia poderá ser utilizada para ilustrar o blog, de acordo com a política de uso da marca e evidenciando que o blog não é oficial da Wikimedia, tampouco representa a comunidade da Wikipédia. Uma vez acordada a presente parceria, a Fundação Vitor Civita fornecerá um modelo de layout para exemplificar o uso da logo, a ser enviado pela equipe do Catalisador da Wikimedia no Brasil à Wikimedia Foundation, para se obter autorização explícita para o uso da marca no contexto desta parceria.

A equipe do programa catalisador da Wikimedia no Brasil responsabilizar-se-á pelos posts a serem publicados, podendo ser produzidos pelos próprios membros da equipe ou ainda por colaboradores eventuais, como voluntários do grupo de usuários do Brasil, wikipedistas ou professores que tiveram experiências com o uso da Wikipédia em sala de aula, a critério da equipe responsável.

Os posts produzidos pela equipe do Catalisador e seus colaboradores para o blog deverão estar licenciados em licença compatível com a Wikipédia (CC-BY-SA-3.0). Todos os posts serão assinados por seus autores originais e poderá ser acrescentado o texto “produzido originalmente para a revista Nova Escola” ou nota semelhante.

A equipe do projeto catalisador criará um post a ser publicado no blog oficial da Wikimedia Foundation, a fim de compartilhar e divulgar globalmente a parceria realizada.

A equipe do site da Revista Nova Escola compartilhará mensalmente com a equipe do projeto catalisador da Wikimedia no Brasil dados de acesso aos posts produzidos no âmbito desta parceria, para acompanhamento e avaliação de sua performance. Esses dados poderão ser compartilhados nos relatórios de prestação de contas do projeto junto à Wikimedia Foundation em âmbito global.

Às partes é reservado o direito de cessar a parceria por qualquer motivo sendo exigido o aviso prévio de 45 dias da data da próxima publicação para se evitar grandes prejuízos de planejamento a qualquer uma das partes.

Equipe responsável[edit]

A parceria será coordenada por Oona Castro e Célio Costa, responsáveis primeiros por garantir a produção de conteúdo (seja criando, seja convidando colaboradores a criar e editando) e contará com apoio para produção de conteúdo dos demais membros da equipe (Gustavo Paiva, Rodrigo Padula e Henrique Andrade).

Participação e perspectivas futuras[edit]

Voluntários do grupo de usuários ou dos wikimedistas dos projetos poderão colaborar sugerindo pautas e enviando textos ou propondo vídeos. Sua participação será combinada com as equipes do Programa Catalisador e o site da Revista Nova Escola. Queremos que haja uma crescente apropriação do projeto para que a parceria seja sustentável e independente da existência do programa catalisador no Brasil. Para isso, é importante que os voluntários participem e estabeleçam contato com a equipe da Fundação Vitor Civita desde cedo.

Interessados em produzir conteúdo[edit]

Referências[edit]