Política de encerramento de projetos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Closing projects policy and the translation is 81% complete.
Outdated translations are marked like this.
Shortcut :
CPP
Esta página apresenta a política que rege o processo de propostas de fechamento (e em algumas exclusão de situações) wiki hospedada pela Wikimedia Foundation, tal como definido pelo language committee.
Comitê de idiomas
Comitê de idiomas
Comitê de idiomas
Para usuários
Para membros
Informações
Encerramento de projetos
(voluntariamente)
Esta caixa : ver · discutir · editar

Essa diretiva define o processo para fechar (e em algumas situações, excluir) a wiki hospedada pela Wikimedia Foundation. Solicitações para fechar projetos, ou seja, subdomínios, principalmente as versões linguísticas, são manipuladas pelo Comitê de Idiomas, que se optam para cuidar disso. O Conselho de administração da Fundação Wikimedia tem autoridade final sobre as decisões dos membros. Solicitações para fechar um irmão inteiro do projeto raramente acontecem, e não há nenhum processo formal para manuseá-los.

Introdução

Anteriores Propostas para fechamento de projetos careciam de política clara. Várias propostas foram feitas para a política, mas nada tinha sido adotado antes.

Por causa disso, muitos pequenos wikis inativos foram propostos para ser fechado. Algumas pessoas com suporte do princípio ("wiki está inativo"), enquanto outros se opõem de princípio ("deixe crescer"). Muitas vezes, os usuários vem e tomaram uma decisão, que pode até ser o oposto do consenso atual.

Esta política tenta resolver este problema por:

  • exigir uma razão válida para o encerramento e definindo várias razões como razões válidas ou inválidas
  • colocar o procedimento nas mãos dos membros do Comitê de idiomas e decisão final do Conselho

A Comunidade já não tem autoridade sobre fechamento de projetos, mas apenas um papel de aconselhamento. Isto coloca o procedimento em conformidade com a proposta politica de idiomas, que também é dependente de Comitê de Idiomas e aprovação do Conselho. Isso significa que já não é mais fácil fechar do que abrir um projeto.

Embora a decisão é tomada por um membro do Comité de linguagem e não mais através do consenso da Comunidade, o Conselho terá autoridade final. O LangCom está convencido de que isto irá melhorar o processo de decisão e que tanto o LangCom e o Conselho são autoridades competentes para lidar com um fecho de wikis da Wikimedia.

Política

Tipos de propostas

A fim de distinguir situações rotineiras de queridos potencialmente mais complexos ou incomuns, projetos que são propostos para serem fechadas classificam-se como um dos dois tipos:

  1. Edições de idioma regular, que não tem conteúdo ou conteúdo existente é insignificante. (Note que wikis pequenas/inativas não causam geralmente mal se eles ficam abertos: spam automático é sempre bloqueada, ao contrário do passado.)
    "Por exemplo: Afar Wiktionary, Gaeilge Wikiquote, Guarani Wikibooks,..."
  2. Outras wikis (muitas vezes relativamente mais ativo) que pode ser controverso, questionável ou de outra maneira incomum.
    "Por exemplo: Quality Wikimedia, Simple English Wikiquote,..."

Definição de ações

  • O fechamento de wiki significa: o bloqueio do seu banco de dados para que ele não possa ser editado por qualquer um exceto stewards, editores de interface,Administradores de sistema, o fundador e a equipe de funcionários, mas todas as páginas são ainda visíveis ao público. Direitos de usuário (sysop,...) são removidos e podem ser restaurados na solicitação do usuário quando o wiki é re-ativado.
  • Excluir um wiki significa excluir o banco de dados, para que fique completamente indisponível na web. Um arquivo XML com o conteúdo completo do wiki ainda estará disponível para uso externo.
  • Transferir ou importar o conteúdo significa mudar artigos/páginas úteis, junto com o histórico de contribuição, para a Wikimedia incubadora, OldWikisource ou BetaWikiversity (ou outro site quando explicitamente mencionado). Veja incubator:I:Importing para mais informações.
  • Arquivos são deixados no wiki devido à falta de uma função de exportação. Quando o wiki é excluído, arquivos podem ser baixados manualmente, se necessário. Quando tal recurso torne-se disponível, os arquivos deverão ser exportados.

Propondo

Ninguém pode propor um wiki de fechamento. Deve ser feito o seguinte:

  • A proposta deve ser categorizada sob qualquer tipo 1 ou tipo 2 (veja acima).
  • Se o proponente quer o wiki para ser excluído, também, que deve ser explicitamente mencionado na proposta original.
  • Quando a proposta é apresentada, o wiki local deve ser informado logo que possível.
  • Você também deve informar principais capítulos relevantes da língua, para que eles tenham a chance de encontrar pessoas interessadas em contribuir para o projeto. Veja chapters por Wikimedia idioma (entre em contato com seus principais capítulos não entre parênteses).

Uma boa razão pela qual deve ser dada por isso que deve ser fechado ou excluídos.

    • Inatividade por si só "não" é razão válida; são problemas adicionais. Quando a incubadora Wikimedia é uma fase, onde é utilizável até certo ponto como um wiki real [1], inatividade pode tornar-se uma razão válida.
    • Ausência de conteúdo desde a criação do wiki é uma razão válida (geralmente de tipo 1).
    • Não conhecer o atual Requisitos de política linguística proposta "não" é uma razão válida.
    • Lembre-se que Wikimedia/LangCom não define o que é uma língua e o que é um dialeto. Seguimos padrões internacionais da ISO que às vezes podem ter uma interpretação ampla da linguagem. Um deve geralmente não propor um projeto para o encerramento porque supostamente é escrito em um "dialeto" ao invés de uma "língua".

Decisão

  • Durante um período de pelo menos várias semanas, a proposta é pública para a Comunidade pelos comentários e recomendações.
    No entanto, no caso em que um membro de LangCom considera uma discussão prejudiciais, sem possibilidade razoável de uma decisão de encerrar o wiki, o membro pode fechar a discussão imediatamente. Isto pode ser objecto de recurso para o membro de fechamento ou outro membro da LangCom, que pode reabri-la se o membro encontra a discussão de valor. Qualquer outro usuário WMF responsável, não afiliado com o wiki proposto para o encerramento, também pode fechar uma discussão considerada-se sem interrupções, para causa declarada, enquanto se aguarda a revisão, e o não deve ser re-aberto exceto por um membro de LangCom.
  • Qualquer membro do Comitê de língua que tem optado de cuidar da manipulação de propostas de projetos de fechamento pode trazer a proposta na lista de discussão. É discutido durante cerca de uma semana (ou mais se necessário), sem uma votação formal.
  • Depois disso, o membro LangCom inicial elabora uma decisão e notifica a Comunidade e o Conselho. A decisão será implementada uma semana após aviso prévio, a menos que os membros do Conselho, que tem a autoridade final, gostariam de retomar o assunto.

Propostas aprovadas

  • Para o primeiro tipo de proposta, conteúdo útil deve ser transferido para a incubadora. Se o conteúdo é útil é difícil de definir, mas o senso comum pode ajudar. Para o segundo tipo, uma solução diferente para o conteúdo muitas vezes é conveniente.
  • Um bug deve ser enviado para o Phabricator para solicitar o encerramento (e exclusão se for o caso).
  • O sitenotice no respectivo wiki deve ser definido para algo como:
    This wiki has been locked (see discussion). To contribute to a future wiki, see the Wikimedia Incubator project.
    Wikitexto:
    <div lang="en" dir="ltr" style="border: 3px solid #000; padding: 1em;">'''This wiki has been locked (see [[:m:Proposals for closing projects/Closure of WIKIPROJECT|discussion]]).''' To contribute to a future wiki, see the [[:incubator:Wx/xyz|Wikimedia Incubator project]].</div>
    
  • Re-abertura de projetos é feito através de pedidos de novas línguas, que usa a Meta: proposta política linguística é muito mais rigorosa do que costumava ser no passado (quando a maioria dos wikis, que são agora propostos para o encerramento, foram iniciados)

Propostas rejeitadas

  • A wiki permanece aberta.
  • Uma nova proposta deve ser apresentada se houver novas condições. Uma proposta que segue as mesmas condições, não deve ser feita em ordem de reduzir o número de duplicatas feitas sem necessidade.

Orientações para membros de LangCom

  • Desde projetos de fechamento não é nossa atividade principal, você geralmente deve esperar com pedidos incontroversos. Em vez disso, tente agrupar vários pedidos em um email para manter o volume de emails em baixo.

Retro-atividade

Como foi feito quando o proposta política linguística foi introduzida, todas as propostas que estavam abertas no momento quando esta política foi introduzida se tornaram inválidas. Qualquer um pode começar uma nova proposta no âmbito da nova política.

Referências

  1. no futuro, a incubadora Wikimedia destina-se a funcionar como um lugar para wikis normal que não são grandes o suficiente para justificar sua própria wiki (para não termos um grande número de wikis pequenas, mas sim uma incubadora normal de wiki com "virtual wikis").

Links