Comunicações/Centro de recursos/Narração de histórias e mensagens/Transmitir a história da Wikimedia de uma forma eficaz com audiências diferentes

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
Other languages:
English • ‎català • ‎español • ‎português • ‎português do Brasil • ‎русский • ‎日本語
Quer ajudar a traduzir? Traduza as mensagens em falta.
Communications Resource Center

Sharing knowledge on Wikimedia communications — Please add!

Esforços de comunicação sem cobertura ou atenção

problema/causa
Dedicas muito esforço ao #redigir uma nota de imprensa, mas chefe médio publica a história. Por que? Depois fazes uma apresentação adiante de uma audiência de desenvolupadors. É um sucesso, mas depois de explicar a mesma história com representantes de um museu, deixa-los confundidos. Não te entendem. Por que? Que se'n sabe do convite que distribuíste por toda a cidade? enviaste-o a dezenas de lugares, mas quase não há ninguém novo à tua viquimarató. A gente recebe a informação que os enviaste de muitas maneiras diferentes. Não necessariamente sabes como interpretá-lo-ão. Existem ferramentas para melhorar a efectivitat da tua história? Foque-se em primeiro lugar no grupo alvo:
solução
Quais são as possíveis diferenças entre os diferentes públicos? No movimento Wikimedia estamos familiaritzats com as comunidades linguísticas, os voluntaris, os trabalhadores, a imprensa, os órgãos do movimento como as juntas ou a FDC, os doadores, os membros das organizações, etcétera. Estas audiências –e outras audiências em general– podem ter diferentes níveis de informação sobre um tema que queres comunicar. Alguns podem ser experts, outros podem ser novells. Alguns podem conhecer a história de um tema, enquanto que é uma novidades para os outros. Alguns podem ler as listas de correio, outros podem participar principalmente à Viquipèdia em inglês. Alguns podem assistir a acontecimentos viquipedistes, outros podem receber toda a informação sobre Wikimedia través da imprensa. Há um sem fim de diferenças quanto a formalitats, hábitos culturais ou expectativas. Não existe uma melhor maneira de fazer frente aos públicos. Depende do tema, o seu público objectivo, a sua vontade e os canais em que se comunica. Por onde terias de começar? grupo alvo
  1. Com quem é que se quer comunicar? Pense no que elas já sabem e no que não sabem sobre si e o seu assunto.
  2. Mudar perspetivas Agora avance mais um passo e imagine a "viagem" em que convida o seu grupo alvo. Como é que a sua informação chega aos mesmos? O que é que eles esperam que a sua informação contenha? O que é que eles irão pensar quando lerem/ouvirem/verem (Simplesmente imagine, está bem!)?
  3. KISS, mantenha simples e claro (veja em baixo outras variações da acrónimo). Tente não fazer suposições sobre o que o seu grupo alvo sabe. Em caso de dúvida, explique qualquer coisa. Utilize frases curtas, evite acrónimos inexplicáveis (tal como KISS) ou palavras complicadas (tal como acrónimo). Coloque as coisas o mais resumidas possíveis. As hiperligações para informação detalhada podem ajudá-lo a focar-se.
  4. Pedir ...às pessoas para fazerem algo. Que gostaria que a sua audiência fizesse depois de elas lerem/ouvirem/verem a sua informação? Se quiser que elas comentem, diga-lhes. Se quiser que elas façam algo on-line, explique-lhes como e onde. Se quiser que elas se envolvam de alguma forma, diga.lhes quais os passos a seguir.

Leitura adicional