Communications/Resource center/Storytelling and messaging/Effectively communicating abstract topics to the public/pt-br

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search

Other languages:
English • ‎català • ‎español • ‎português • ‎português do Brasil • ‎русский
Quer ajudar a traduzir? Traduza as mensagens que faltam.
Centro de recurso para Comunicações

Compartilhando conhecimento em comunicações Wikimedia - Por favor adicione!

Como comunico com eficácia temas abstractes para o público, como "conhecimento livre"?

problema

Nós concebemos um mundo em que cadascun dos humanos possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Isto é o que queremos. A missão de Wikimedia é educativa: capacitar e envolver a gente para criar e difundir livremente o conhecimento. Isto é o que fazemos por tal de ajudar a fazer realidade a nossa visão. De aqui o termo conhecimento livre, que é basicamente uma ferramenta para a nossa missão. Por definição, é abstracte, precisamente: advocant o conhecimento livre estamos a sugerir que o conhecimento não é (basta) livre. Mas, quantas pessoas que conhecem considerariam que o seu conhecimento "não é livre"? Quantas pessoas pensariam este tipo de perguntas? Provavelmente não muitos, já que para entender que é o conhecimento livre faz falta entender o seu oposto, ... do mesmo modo que só se pode entender o conceito da saúde se entendes o que significa não ser saudável. É complementar. Um não faz sentido sem o outro.

Agora, a cada vez que defendemos o nosso conceito de conhecimento livre requeremos ao nosso público objectivo que compartilhe as nossas premisses que o conhecimento não pode ser livre. Mas, de fato, não o fazemos. No seu lugar, explicamos coisas como os direitos de autor e copyleft ou a história do domínio público, que ao seu turno são tão abstracte como conhecimento livre. Que difícil! Coisas abstractes não são intuïtives. Em general, a gente percorre a exemplos concretos para se explicar. Por sorte, a Viquipèdia é precisamente um exemplo concreto perfeito:

solução

Do mesmo modo que a gente não deve ser conscient dos aspectos não livres do conhecimento, também a) conhecem a Viquipèdia e b) gostam a Viquipèdia. Como era de esperar, a Viquipèdia é um grande ponto de partida comum para explicar os princípios do conhecimento livre. Tenta conectar o funcionamento da Viquipèdia com as experiências quotidianas do teu público objectivo. Em que estão interessats? Que os preocupa? As cinco políticas públicas sobre o acesso, a censura, os direitos de autor, a responsabilidade intermediária e a privacitat de Wikimedia são grandes recursos que podes utilizar. Faz uma ullada à explicação sobre como as políticas públicas dão apoio à Viquipèdia. Esta é a tua relação com o projecto que todo mundo conhece e gosta. Então, comprova as cinco políticas e escolhe as diversas declarações com respeito à censura, a vigilância, o (não-)acesso, os direitos de autor, etc. Estas são as tuas conexões com as preocupações do público em general. Desta guisa, em lugar de explicar o conhecimento livre num nível meta pode-se explicar uma história começando pela Wikipédia e mostrando o papel que exerce na crescente era digital, com todos os seus problemas. Em resum:

  1. explica o abstracte com exemplos concretos: A Viquipèdia é o exemplo mais exitós de conhecimento livre. A abertura, a colaboração, a compartició, a neutralitat, etc. como fortalezas sem as quais a Viquipèdia não seria possível.
  2. utiliza a nossa política pública como fonte de argumentació: A gente está preocupada sobre quem controla a informação em era-a digital. Os nossos apoios necessários e fortes em por exemplo a privacitat e a censura demonstram como a Viquipèdia é um tema que está estreitamente entrellaçat com grandes problemas do nosso tempo.
  3. "4 plantilles": Podes ir da visão de Wikimedia à nossa missão, à Viquipèdia como o exemplo mais reeixit de conhecimento livre, ao seu impacto na sociedade, como se indica ao web de política pública (lugar #web externa, para a versão Meta vejais Política pública).