Comunicações/Logo Sonoro/FAQ

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Communications/Sound Logo/FAQ and the translation is 100% complete.
Quer ajudar a traduzir? Traduza as mensagens em falta.
Logo sonoro

O que é um logo sonoro?

Um logo sonoro é uma breve coleção de sons, como um pequeno arranjo musical mnemônico, com geralmente entre 3 a 5 segundos de duração, usado para identificar um conteúdo via aparelho de som. Um logo sonoro oferece uma nova maneira de identificar o conteúdo da Wikimedia por meio de uma ampla gama de usos possíveis, além disso, oferece flexibilidade ao poder ser adequado ao longo do tempo a diferentes tipos de conteúdo, enquanto continua a construir associação com a Wikimedia. Isto proporcionará uma maior conscientização sobre o conteúdo da Wikimedia, do trabalho da comunidade Wikimedia e das oportunidades de aumento da participação em nosso movimento.

Como será utilizado o logo sonoro?

O principal caso de utilização é para melhorar a identificação do conteúdo da Wikimedia para pesquisas que utilizam a tecnologia de interface voz-usuário. Há um amplo valor estratégico para a Wikimedia no aumento do reconhecimento público do seu conteúdo à medida que este é reutilizado em plataformas de terceiros e num vasto número de aparelhos de som. Esperamos que os benefícios a longo prazo sejam significativos.

Embora a intenção imediata seja a de utilização em pesquisa feitas com assistentes de voz, existem outros casos de utilização, incluindo: notificações em apps da Wikimedia e de terceiros que reutilizam o conteúdo da Wikimedia; feedback sonoro nas interfaces de usuário da Wikimedia e de terceiros; e em termos de marca, em conteúdos audiovisuais da Wikimedia em vídeo, TV, filme, podcasts e eventos. Nosso objetivo é co-criar este logo sonoro com nossas comunidades. A adoção do logo sonoro ocorrerá assim que este projeto estiver concluído. Agradecemos sugestões de outros casos de uso geral e comunitário.

Por que estamos criando um logo sonoro para a Wikimedia?

Sabemos há algum tempo que o tráfego direto para nossos projetos mudou ao longo do tempo. Há alguns anos, tivemos que nos adaptar às mudanças que refletem o mundo ao nosso redor e nos adaptar à tecnologia móvel. A busca de informações continuou a mudar desde então, com a voz emergindo como uma interface líder.

O mercado de assistentes de voz tornou-se substancial e parece estar à beira de um grande crescimento multilíngue. Em 2015, havia cerca de 544,1 milhões de usuários únicos de assistentes de voz ativos em todo o mundo, dos mercados consumidor e empresarial. Em 2021, o número de usuários ativos [$url cresceu para 2,6 bilhões]. Atualmente, 27% da população mundial online usa a pesquisa por voz em seus dispositivos móveis e muitos mais usam assistentes de voz não móveis através de alto-falantes inteligentes.

Empresas de tecnologia que oferecem pesquisa de voz, como Google, Apple e Amazon, tendem a responder a consultas de pesquisa de conhecimento geral raspando dados de uma variedade de fontes. O conteúdo da Wikimedia é majoritário entre os apresentados por esses meios. Um estudo descobriu que o conteúdo da Wikimedia foi usado para responder entre 81 e 84% das consultas comuns de conhecimento via desktop através do mecanismo de busca do Google, e que [as taxas de https://nickmvincent.com/static/wikiserp_cscw.pdf eram similares] para buscas no Bing e DuckDuckGo. Na ausência de identificação do conteúdo da Wikimedia, os usuários frequentemente assumem que o conhecimento vem, na realidade, da plataforma de busca, por exemplo, Google. Criar um logo sonoro para a Wikimedia é uma importante forma de preservar a reputação global da Wikimedia, particularmente em termos sonoros.

E o "de acordo com a Wikipédia"?

Logo sonoros geralmente se beneficiam de simplicidade, flexibilidade e adaptabilidade da plataforma, e a maioria evita texto ou linguagem por este motivo. Um logo sonoro baseado em sons que não sejam palavras faladas será viável em muitos tipos de conteúdo e não será limitado a resultados de pesquisa de voz, como pode ser o caso com o "de acordo com a Wikipedia".

As plataformas de busca podem nos ajudar a alcançar novos públicos e cumprir com a nossa missão de ser a infra-estrutura do conhecimento livre, mas nem todas as empresas identificam eficaz ou consistentemente que determinado conteúdo vem da Wikimedia. Atualmente, a identificação do conteúdo da Wikimedia por assistentes de voz é inconsistente. Especialmente em:

  • Sourcing, mais especificamente a forma pela qual várias grandes plataformas tecnológicas utilizam dados do conteúdo da Wikimedia para responder a consultas de voz.
  • Identificação, em particular a maneira como as principais plataformas tecnológicas se comunicam com os consumidores de conhecimento quando estão fornecendo conteúdo da Wikimedia.
  • Estilo de identificação, especificamente a forma pela se reconhece (ou não) que a informação é proveniente da Wikimedia.

Quando o conteúdo da Wikimedia é usado nas respostas das buscas por voz, é importante que os usuários(as) saibam de onde vem a informação. Um logo sonoro ajudará a melhorar a consciência dos ouvintes de que o conhecimento que eles recebem e valorizam vem da Wikimedia — e dos milhares de pessoas voluntárias de todo o mundo que criam e compartilham esse conhecimento.

Como criaremos este logo sonoro?

A equipe organizadora, parte da Fundação Wikimedia, quer organizar um concurso global para criar o logo sonoro da Wikimedia. Esperamos proporcionar um momento emocionante e participativo para todo o movimento... e mais, em que todos(as) são convidados(as) a criar e participar. Este concurso inspira-se em concursos de logos anteriores, dos projetos da Wikimedia, e talvez em outros concursos. Outros logos da Wikimedia, como o logo do globo de quebra-cabeça, o logo da Wikidata, o logo da MediaWiki e outros foram desenvolvidos por pessoas membras da comunidade que competiram em concursos e votaram nos trabalhos umas das outras com base em critérios específicos.

O áudio é uma mídia fundamentalmente diferente daquele das imagens e exigirá diferentes meios técnicos de produção, formatos e critérios de concurso. Este projeto seguirá os princípios-base da comunidade - de consulta, contribuição e participação - ao passo que se adapta ao novo contexto de áudio. Isto é novidade para nós e estamos entusiasmados(as) em aprender juntos(as). As consultas pré-lançamento da comunidade (maio-junho de 2022) formarão a espinha dorsal das fases subsequentes, ao mesmo tempo em que garantem que a seleção final atenda a critérios legais de qualidade sonora profissional.

Como este projeto se alinha com o movimento Wikimedia?

Nossa reputação é importante para que possamos continuar a aumentar a participação em nosso movimento, expandir nosso conteúdo e garantir que nossas plataformas sejam confiáveis e utilizadas. Os(as) usuários(as) do conhecimento devem saber que a informação que estão recebendo vem da Wikimedia e associá-la a nossos valores e práticas: conhecimento aberto e livre, criação global de conteúdo voluntário, confiabilidade, neutralidade e confiabilidade.

Como as pessoas consumidoras de conhecimento - nossas leitoras e, agora, também ouvintes -, cada vez mais, acessam o nosso conteúdo via plataformas de busca de terceiros, em vez de diretamente de nosso website ou app, precisamos encontrar novas maneiras de moldar nossa reputação nesses espaços. Um logo sonoro melhorará a frequência e a consistência de identificação do nosso conteúdo, conectando-o assim aos valores e ideias importantes sobre a Wikimedia.

A recomendação estratégica do movimento sobre Inovação em conhecimento livre convoca mais iniciativas que "apoiem modos mais diversos de consumo e contribuição para nossos projetos (por exemplo, texto, áudio, visual, vídeo, geoespacial, etc.)". Desta forma, apoiar o consumo de nossos projetos exige não apenas que disponibilizemos nosso conteúdo livremente (e via fácil acesso em nossas plataformas) mas que engajemos com novas formas de tecnologia, facilitando às pessoas usuárias conhecer e valorizar de onde vem o conteúdo que elas consomem.

Como impactará as comunidades?

O som impacta as pessoas ao nível visceral, envolvendo profundamente o ouvinte. O som impacta as pessoas ouvintes de forma visceral, envolvendo-nas profundamente. Ele tem o poder de desencadear tanto respostas emocionais positivas quanto memórias associativas, pois, como estudos demonstraram, as mesmas partes do nosso cérebro são usadas quando ouvimos música.

Logos eficazes são poderosos na medida em que provocam uma resposta positiva no cérebro e, com o tempo, fortalecem sua associação positiva com o que representam. Outra vantagem do logo sonoro é ajudar a construir estruturas de memória, aumentando a probabilidade de novas pessoas usuárias se lembrarem, de uma forma positiva e não invasiva, de que o conhecimento que estão consumindo vem da Wikimedia. Isto é crucial ao converter uma pessoa leitora em uma editora.

Prevemos que o logo sonoro não mudará os processos pelos quais as pessoas editoras criam e curam o conhecimento em nossas plataformas, mas que ele terá um impacto positivo na forma como seu trabalho coletivo é identificado quando utilizado em plataformas de áudio. A longo prazo, esperamos que uma melhor identificação de nosso conteúdo motivará mais pessoas a se tornarem editoras e compartilharem da/na soma de todo o conhecimento. Convidamos todos as pessoas entusiastas do som e membros da comunidade afeitos à música a participar da criação do logo sonoro da Wikimedia. Esperamos que o laboratório de som seja um ponto de partida para que possamos construir juntos(as) durante as semanas e meses subsequentes, quando o concurso começar.

O logo sonoro abarcará todos os projetos da Wikimedia?

Para a paridade entre os casos de uso, um logo sonoro abarcará todas as versões linguísticas dos projetos da Wikimedia. Acreditamos ser importante ter um logo sonoro singular para representar todos os projetos, pois nosso objetivo é melhorar o reconhecimento do conteúdo da Wikimedia globalmente - entre milhões e potencialmente bilhões de pessoas usuárias de conhecimento - onde uma única identidade é muito mais fácil de ser identificada. Um logo sonoro singular pode ser adaptado ao longo do tempo para se adequar a diferentes tipos de conteúdo enquanto continua a construir associação com a Wikimedia sem cansar ou confundir o ouvinte.

Existem organizações parceiras neste concurso?

A criação de um logo sonoro é um esforço novo e tecnicamente complexo para o movimento Wikimedia. O movimento tem grande experiência na organização de grandes concursos abertos, como para fotografia ou para logos dos projetos. No entanto, nenhum se relacionou ao som. Para suprir as necessidades técnicas desta iniciativa, a Fundação Wikimedia fez uma parceria com uma agência profissional e experiente em som chamada MassiveMusic. Como especialista internacional líder em logos sonoros, a MassiveMusic fornecerá orientação e feedback para encontrar esse som distinto com orgulho do movimento, amplo apelo e um alto nível de recordação.

Pode um logo sonoro gerar atribuição?

Os artigos da Wikipedia e a maioria dos conteúdos dos outros projetos são publicados sob licenças Creative Commons que requerem atribuição para reutilização. A maioria dos projetos da Wikimedia usa uma licença CC BY-SA 3.0, com exceções da Wikidata (CC0) e WikiNews (CC BY 2.5). As licenças Creative Commons e a orientação da organização Creative Commons (em inglês) não consideram explicitamente como a atribuição pode ou deve funcionar em um contexto de áudio, embora especifiquem que a atribuição pode ser feita "de qualquer forma razoável com base no meio, meios e contexto".

O logo sonoro não substitui a atribuição correta da Creative Commons quando o conteúdo da Wikimedia é usado por dispositivos de áudio. O caso de uso primário ocorre quando a atribuição pode não ser legalmente exigida (como quando o conteúdo da Wikidata é usado), mas ainda assim gostaríamos que os usuários finais soubessem que a informação está sendo obtida de projetos Wikimedia.

Em muitos casos, o tipo e a quantidade de conteúdo que um dispositivo de áudio utiliza pode não ser suficiente para acionar uma exigência de atribuição. Meros fatos não são passíveis de direitos autorais, e uma certa quantidade de uso é permitida pelo fair use, fair dealing, e limitações similares. Mesmo que a atribuição não seja legalmente exigida, é proveitoso que os dispositivos de áudio (e todos os outros) possam identificar a fonte quando encontrarem informações nos projetos Wikimedia. Ao criar um logo sonoro, forneceremos uma maneira nova e mais fácil de identificação do conteúdo Wikimedia. A atribuição em plataformas de áudio é um tópico vital e interessante que exploraremos no futuro.

Como isso se ajusta a nossas regras atuais de licenças?

A maioria dos conteúdos criados na Fundação Wikimedia, com poucas exceções, é lançada sob uma licença CC BY-SA 3.0 ou 4.0. Fazemos um longo caminho para compartilhar diretrizes de marca acessíveis com indivíduos e grupos em todo o movimento. Protegeríamos um logo sonoro como uma marca registrada. Embora as marcas sonoras sejam uma nova área de prática para a Fundação, nossa assessoria jurídica explorará isso e fornecerá orientação sobre a proteção de direitos autorais e formas de reutilização do logo sonoro pelas pessoas wikimedistas.