Desenvolvimento de Capacidade Comunitária/Gerenciamento de conflitos

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Community Capacity Development/Conflict management and the translation is 100% complete.


Resumo da página: Discussões de desafios e possíveis estratégias para construir capacidade comunitária em relação a melhorar os modos de gerenciar conflitos na wiki

Escopo

O gerenciamento de conflitos abrange todas as atividades envolvidas no levantamento, na discussão e na resolução de conflitos inter-usuários e centrados no conteúdo. Isto inclui os vários espaços na wiki para a discussão de conflitos, assim como os papéis formais e informais desempenhados pelos membros da comunidade (por exemplo, mediadores, administradores, Conselhos de Arbitragem).

Desafios

  • Caminhos pouco claros para levantar preocupações, ou relatar conflitos ou assédio. Se não houver um destino claro para registrar queixas ou para pedir resolução comunitária de um conflito, colaboradores (em especial, os mais novos) podem sentir-se frustrados e arranjar maneiras próprias para atrair a atenção ao seu problema. Por exemplo, perturbando a wiki em outra página para marcar território, ou queixando-se num blog externo.
  • Escalada: Um conflito é frequentemente aumentado por ligação a “bagagem”, ou problemas, desacordos ou comportamentos passados das pessoas envolvidas. Escaladas também aumentam o campo de discordância, de modo que discussões múltiplas comecem a desenvolver-se sobre tópicos diferentes e a resolução torne-se mais difícil.
  • Resolução que não resolve: Em muitos casos, a resolução precisa de apoio comunitário alargado, que frequentemente implica que a resolução deveria ter sido o resultado de procedimentos adequados e estar de acordo com normas comunitárias e políticas. Algumas ações com o objetivo de resolver conflitos, tais como decisões individuais de bloquear um(a) usuário(a), ou colocar algo em votação em desacordo com as políticas (por exemplo, sem aviso prévio adequado ou sem notificações em páginas comunitárias próprias para assegurar que as pessoas tiveram uma oportunidade para participar) pode não cumprir as expectativas da comunidade e assim não resolver o conflito adequadamente ou completamente.
  • Concursos de popularidade: Alguns conflitos descambam para "concursos de popularidade", com decisões a ser tomadas baseadas na popularidade dos apoiadores de um lado do conflito, em vez de serem baseadas no mérito dos argumentos.
  • Acusações de sock puppet, levando a verificações, assim como má vontade, desmotivação, ou abandono de usuários acusados de sock puppet.
  • Um influxo de novos editores, que se juntam apenas para promover um ponto de vista específico, ou contribuir para uma discussão muito visível. Estes novos editores precisam de compreensão do contexto (dos projetos, políticas atuais, do movimento), e por isso não possuem o conhecimento para contribuir construtivamente. Isto cria uma discussão que rapidamente se torna difícil para a comunidade moderar ou facilitar.
  • Alimentar os trolls: A maioria das comunidades têm "trolls", pessoas que deliberadamente procuram perturbar trabalho construtivo através de vandalismo, ponto de vista único ou ataques pessoas e comportamento abusivo em páginas de discussão. Trolls causam frustração, e se conseguirem em despoletar uma reação, podem causar escalada do conflito e caos.[1]

Possíveis abordagens

  • Compilar recursos gerais de gerenciamento de conflitos, mediação, psicologia da resolução de conflitos, etc., e torná-los disponíveis em vários idiomas;
  • Compilar recursos específicos de práticas de gerenciamento de conflitos de outras comunidades, e torná-los disponíveis em vários idiomas; e
  • Planejar e fundar oficinas regionais para membros interessados sobre o gerenciamento de conflito por profissionais locais. Tópicos poderiam incluir resolução de conflitos, construção de consenso, facilitação online e offline, etc.

Esboço de um possível projeto de desenvolvimento de capacidade

Desafio
Conflitos continuam a aumentar; conflitos continuam a ser circulares em natureza / argumentos
Meta
Melhorar a capacidade comunitária no gerenciamento de conflitos
Passos principais
  1. Entender o interesse comunitário sobre treinamento de gerenciamento de conflitos
  2. Divulgações pessoais para participantes frequentes em conflitos, a fim de os tornar interessados no treinamento
  3. Manter treinamentos com experiência externa
Duração
4 a 6 meses
Significados e recursos
  1. Assistência da WMF na procura de experientes
  2. Financiamento da WMF para viajar para encontros pessoais
Avaliação
Pesquisa comunitária antes e após treinamentos, para avaliar: nível percebido de conflito (por dois grupos: os participantes em conflitos frequentes e aqueles que raramente participam), a frequência de certos tópicos de conflitos e a de certos comportamentos (ou seja, comportamento abusivo).

Recursos

Segue abaixo uma lista de recursos não compreensíveis. Por favor, acrescente quaisquer recursos que considerar úteis ou ajude a aprimorar esta lista!

Padrões de Aprendizagem

Encontra-se, a seguir, uma amostra de padrões de aprendizagem neste tema. Faça uma busca na biblioteca de padrões de aprendizagem por mais padrões de aprendizagem.

Estudos de caso

Adicionar suas ideias

Referências

  1. Se há algo que aprendemos com a Internet, é não alimentar os trolls. No entanto, falar é fácil.

Interested communities

The Wikimedia Foundation is interested in assisting interested communities in developing conflict management capacities, for instance through research, external conversation facilitation, and funding for training and face-to-face meetings.


Sign up below if you are interested in implementing this in your local community: