Desenvolvimento de Capacidade Comunitária

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Community Capacity Development and the translation is 82% complete.

Other languages:


Desenvolvimento de Capacidade da Comunidade é uma iniciativa que tem como objetivo identificar as necessidades e as distintas formas para construir capacidade em diferentes comunidades da Wikimedia, e logo iniciar ações específicas para construir capacidades em comunidades interessadas.


O que é a capacidade da comunidade?

"Capacidade da comunidade" é a habilidade de uma comunidade de cumprir as suas metas. Estas metas podem ser diversas e incluir assuntos que afectam uma ou todas as comunidades da Wikimedia.
O que é desenvolvimento de habilidades?

Capacity building, Também conhecida como capacity development, é uma medida na área de desenvolvimento que envolve a identificação de desafios que impedem uma comunidade de cumprir as suas metas e então a construção, a facilitação ou o apoio a projetos para lidar com esses desafios.

What projects were done in 2016?

In this first and pilot year of the project, the Wikimedia Foundation will be working with the following three communities. Click each community to learn about the plan and the current status.

Overall pilot year evaluation

Estás interessado em construir capacidade dentro da tua comunidade?

Actualmente existem seis áreas de desenvolvimento - lê o alcance de cada habilidade, reptos, e possíveis soluções para ver se te interessa. Estas áreas foram escolhidas depois de entrevistas com dezasseis comunidades ou países (fundamentalmente do Sul Global), e aparentemente são as áreas que afectam uma grande parte das comunidades da Wikimedia.

No espaço de cada capacidade, convidamos que comentes e participes - para discutir e aclarar reptos, soluções existentes (de outras comunidades), e trabalho potencial para o trabalho futuro (e.g. investigação, treinamentos, reuniões, etc.).

O que é o projeto de desenvolvimento de capacidade comunitária?

O propósito do projeto de capacidade da comunidade é (finalmente) fazer progresso sistemático para a construção de capacidade dentro das comunidades da Wikimedia.

Este projeto começou com uma fase de Investigação comunitária, onde a Fundação Wikimedia (WMF) conduziu uma investigação qualitativa das forças, reptos e necessidades das diferentes comunidades, com o propósito de entender a amplitude e alcance da necessidade de capacidades em comunidades emergentes. Estas entrevistas foram conduzidas com dezasseis comunidades ou países.[1] Através de vídeo-entrevistas em profundidade com um grupo pequeno de membros da comunidade.

Resultados preliminares desta fase da investigação apresentado na conferência Wikimedia 2015 em Berlim em maio 2015. Os diapositivos (slides) estão em Wikimedia Commons.
Envelope alt font awesome.svg
Mantêm-me atualizado!

Se queres receber notícias sobre esta iniciativa, por favor subscreve a nossa lista de envios de mensagens global. [2] As notícias vão ser entregues na tua página Meta de discussão, em inglês.

Notas

  1. As entrevistas foram feitas pelo Sati Houston e Asaf Bartov em fevereiro e março de 2014, com pessoas das seguintes 16 comunidades/países: Indonésia, México, Filipinas, África do Sul, Turquia, Ucrânia, Índia (inglês, hindu, malaio, maratí, tamil, telugu, urdu) e a comunidade árabe.
  2. se te inscrevestes antes de 19 de agosto 2015, podes já estar na lista de distribuição.