Insights de Envolvimento com a Comunidade/Relatório 2018

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Community Insights/2018 Report and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.

(Please help translate to your language)

Community Engagement Insights 2018 Report: Support & Safety

Veja a apresentação sobre este relatório! O vídeo está em inglês.

Wikimedianos na Ásia se encontram no Wikimania 2018

Insights de Envolvimento com a Comunidade de 2018: Promovendo o aprendizado para melhorar o apoio às comunidades da Wikimedia

No ano fiscal de 2017–2018, um dos membros da Fundação Wikimedia eratrês áreas estratégicas de Comunidades.[1] O objetivo desta área estratégica era "aumentar a retenção de voluntários e o engajamento através de melhores programas, experiências e recursos". Desde que o plano foi escrito e aprovado no último ano fiscal, a Fundação se envolveu em vários programas para atingir esse objetivo. Saúde da comunidade foi uma iniciativa importante durante o último ano fiscal e continua a ser importante. A Fundação também se envolveu em metas de apoio e fornecimento de recursos para as comunidades da Wikimedia e, em particular, para as comunidades emergentes da Wikimedia.

Aprender sobre os resultados do trabalho da Fundação pode ser desafiador, especialmente em um movimento social e técnico como a Wikimedia. O Insights de Envolvimento com a Comunidade é uma pesquisa anual para as quais as equipes da Fundação elaboram perguntas de pesquisa com base em seus objetivos. Esta pesquisa ajuda a pintar um quadro sobre nossas comunidades e fornece informações sobre o progresso das metas da Fundação Wikimedia.

Nesta página, resumimos dados de mais de 4.000 participantes que responderam a 170 perguntas da pesquisa que estão focadas em torno de nossas metas anuais de 2016–17. Essas metas estão relacionadas a vários temas.

  • Qual é a diversidade das comunidades da Wikimedia?
  • Qual é a saúde atual das comunidades da Wikimedia? Relacionado à saúde da comunidade, as comunidades da Wikimedia são inclusivas?
  • Quais são alguns resultados ou histórias sobre nossos programas de apoio às comunidades da Wikimedia?

Para saber mais sobre como fizemos essa pesquisa, leia sobre o design da pesquisa.

Que progresso tem sido feito na diversidade das comunidades da Wikimedia?

A diversidade de colaboradores nos projetos da Wikimedia parece permanecer inalterada.

  • Entre 2017 e 2018, não foram encontradas mudanças estatisticamente significativas no gênero para os contribuintes da Wikimedia. Detectamos uma diminuição na diversidade de gêneros em comunidades emergentes, mas não temos certeza se isso é devido a uma mudança na estratégia de amostragem.No ano passado, amostramos um grupo específico de colaboradores que, além de editar em seu idioma, também foi editado na Wikipédia em inglês.Este ano, removemos esse grupo e isso pode ter contribuído para a representação em nossa amostra. Algum trabalho é necessário para aprender o que afetará essa mudança de amostragem, se houver.
  • A idade média de todos os colaboradores é entre 35 e 44 anos e aumentou ligeiramente desde 2017. Embora a média seja a medida preferida para descrever a idade, notamos um aumento na média.A idade foi agrupada em sete categorias. A idade média dessas sete categorias aumentou de 3,97 em 2017 para 4,0 em 2018, o que está mais próximo da faixa etária de 45 a 54 anos. [2]
  • Os contribuintes foram esmagadoramente do Norte Global (81%). Embora os contribuintes de países emergentes tenham diminuído, também mudamos nossa estratégia de amostragem. Suspeitamos que as mudanças na representação regional são devidas a essa mudança, mas não podemos ter certeza até que a pesquisa seja executada novamente em abril de 2019.
  • A grande maioria dos contribuintes tem educação pós-secundária. 85% dos contribuintes tem educação pós-secundária. Este é o primeiro ano em que medimos a educação no CE Insights, por isso não sabemos se isso mudou ao longo do tempo.

Olhando para a diversidade nos públicos da comunidade

  • Gênero: Tal como acontece com os dados de 2017, os organizadores do programa e os organizadores afiliados relataram uma percentagem mais elevada de mulheres em comparação com os colaboradores da Wikimedia e os desenvolvedores voluntários. Para os organizadores do programa, 36% relataram ser mulheres e, para os organizadores afiliados, 26% relataram ser mulheres. Entre os desenvolvedores voluntários, 12% relataram ser mulheres. Os organizadores do programa em nossa amostra deste ano parecem ter aumentado 10% em relação ao ano passado, enquanto os Afiliados parecem ser 2% mais baixos.
  • Idade: A idade média em todas as audiências permanece 35–44. Editores na Ásia e na Wikipédia da Índia,[3] editores das Wikipedias do Oriente Médio e da África,[4] e os desenvolvedores voluntários relataram idades menores; a resposta média foi de 25 a 34 desses grupos. Para esses três públicos, pelo menos 70% dos entrevistados tinham menos de 35 anos. Wikipédia em inglês e Wikimedista da Europa Ocidental[5] relataram maior idade. No entanto, 53% dos editores da Wikipédia em inglês e 46% dos editores das Wikipedias da Europa Ocidental relataram ter menos de 35 anos.
  • Educação: A média do nível de educação completado para cada público da comunidade é o primeiro diploma universitário. Os organizadores do programa e afiliados da Wikimedia relataram completar os níveis de ensino superior, e mais de 90% deles completaram o primeiro diploma universitário ou superior. Desenvolvedores voluntários e editores da Wikipedia do Oriente Médio/África[4] e Wikipedia na Ásia/Índia[3] relataram ter concluído menos educação do que outros. Cada um relatou menos de 70% com um primeiro diploma universitário ou superior. Esses três grupos são também os três grupos mais jovens, o que provavelmente se correlaciona com seu nível de educação completo.
  • Geografia: Nossa estratégia de amostragem é estratificada, o que significa que segmentamos especificamente determinados projetos e idiomas. A representação geográfica, portanto, é fortemente influenciada por nossa amostragem. Como no ano anterior, a representação geográfica entre afiliados, organizadores de programas e desenvolvedores é maior do que os editores.[6]

Qual é a saúde atual das comunidades da Wikimedia? Relacionado à saúde da comunidade, as comunidades da Wikimedia são inclusivas?

Entre as medidas de colaboração e engajamento, a autoconsciência dos membros da comunidade e a conscientização dos outros permanecem menores.

  • "Consciência de si e dos outros" continua a ter uma média mais baixa, de longe. "Consciência de si e dos outros" inclui declarações sobre como os contribuintes percebem a consciência emocional do outro. (por exemplo, "A maioria dos colaboradores da Wikimedia está ciente de seus preconceitos e padrões de comportamento"). Os entrevistados concordaram ou discordaram dessas declarações. A média para essa questão é de cerca de 3,05, o que é consideravelmente menor do que as outras medidas de colaboração e engajamento. Entre os organizadores do programa, houve um aumento de 45%, de 2,1 para 3,0, em uma escala de cinco, na consciência de si e dos outros.
  • As mudanças nas medidas de colaboração e engajamento parecem mínimas a partir de 2017. As mudanças parecem ser leves, entre 3 e 5%, em toda a pesquisa questiona essas medidas de saúde da comunidade.
  • Para todos os públicos entre 2017 e 2018, as percepções da liderança da Fundação Wikimedia diminuíram mais. A redação desta pergunta da pesquisa mudou minimamente.Ele teve uma mudança percentual maior do que outros construtos com alterações de texto. Houve uma redução de 5,5% na resposta média entre 2017 e 2018, o que é estatisticamente significativo. Para afiliados da Wikimedia entre 2017 e 2018, as percepções da liderança da Fundação Wikimedia diminuíram 18%. Alguns organizadores afiliados da Wikimedia podem ter participado da Wikimedia Conference, que co-ocorreu com a pesquisa, e isso pode ter influenciado os resultados.
  • Entre os desenvolvedores, houve um aumento médio de 20% em relação a 2017 para todas as medidas de colaboração e engajamento. Essa mudança precisa ser mais investigada.
  • contribuidores da Wikipedia holandeses vieram à tona várias vezes, tanto na "Colaboração e Engajamento" e construindo "Diversidade e Inclusão" como sendo menor do que vários outros projetos da Wikimedia. A Wikipédia em holandês foi menor em medidas de intenção colaborativa, consciência de si e dos outros, feedback e reconhecimento, compromisso individual com a diversidade e interações inclusivas. Cada uma dessas diferenças é estatisticamente significativa.

Embora as medidas de diversidade e inclusão sejam mistas, os organizadores do programa e os organizadores afiliados estão mostrando atitudes mais fortes em relação à diversidade.

  • Compromisso individual com a diversidade e freqüência de discriminação tem resultados favoráveis. O compromisso individual com a diversidade é maior entre as medidas, enquanto a frequência da discriminação é bastante baixa.
  • Há espaço para melhorias nas comunidades, valorizando a diversidade. A resposta média a "atitudes em relação à importância da diversidade" é de 1,5 de uma escala de 0 a 4 (esta questão é formatada de forma diferente das outras). Em comparação com os editores, os programadores e os organizadores afiliados percebem que suas comunidades valorizam mais a diversidade, cerca de 2,5 em uma escala de 0 a 4.
  • Sentimentos em relação a um sentimento de pertença e ter uma cultura inclusiva na comunidade Wikimedia foram duas das pontuações mais baixas entre as medidas de diversidade e inclusão. Os escores para esses construtos foram 3,59 e 3,57, respectivamente. Para as medições de uma cultura inclusiva, a resposta média das mulheres na pesquisa foi 8% menor do que os homens, o que é estatisticamente significativo. Diferenças semelhantes em gênero foram encontradas entre desenvolvedores e editores de baixa atividade.
  • Os editores dos projetos da Wikimedia relataram uma frequência estatisticamente significativamente menor de discriminação do que desenvolvedores, organizadores de afiliados e organizadores de programas. A causa dessa diferença é desconhecida, portanto, mais investigações seriam necessárias.

A experiência de assédio não diminuiu desde 2017 e parece permanecer estável

  • Em todo o público da Wikimedia, uma média de 22% se sentiu insegura ou desconfortável em qualquer espaço on-line ou off-line nos últimos 12 meses. Em 2017, fizemos a mesma pergunta, mas não definimos um prazo de 12 meses. Portanto, embora não se possa afirmar que o assédio diminuiu, podemos dizer com alguma confiança que isso não piorou.
  • Entre os contribuintes de projetos da Wikimedia que relataram se sentir inseguros, 71% relataram ter sofrido bullying ou assédio na Wikipedia nos últimos 12 meses. A Wikipedia foi a mais alta entre os projetos da Wikimedia. As mudanças no bullying e assédio nos projetos de 2017 foram pequenas. Depois da Wikipedia, a incidência de assédio parece diminuir acentuadamente. O segundo projeto com maior frequência de assédio ou assédio relatado é o Wikimedia Commons, onde 21% relataram ter sido assediado, seguido pelo Meta-Wiki, onde apenas 15% relataram ter sido assediado.
  • Embora 54% dos wikimedistas nos projetos concordem que são "capazes de expressar livremente meus pensamentos sem serem atacados na Wikipédia", as mulheres relataram pontuações estatisticamente menores do que os homens. A resposta média das participantes do sexo feminino foi de 2,66 (entre "Discordo" e "Nem Concordo nem Discordo") e foi significativamente menor do que os homens, que relataram uma média de 3,43 (entre "Nem Concordo nem Discordo" e "Concordo").

Quais são alguns resultados ou histórias sobre nossos programas de apoio às comunidades da Wikimedia?

As equipes da Fundação Wikimedia incluíram perguntas relacionadas a seus programas e metas. Algumas equipes estão interessadas em saber se as comunidades estão cientes do apoio que fornecem, enquanto outras podem estar procurando aprender os resultados de seu trabalho nas pessoas que apoiam. A seguir, alguns destaques de diferentes equipes.

AE = Low-activity editors, VAE = High-activity editors, DEV = Volunteer developers, PL = Program organizers, AFF = Affiliate organizers

Departamento de Comunicação: Muitos colaboradores não estão usando nenhum canal reconhecido para aprender sobre o trabalho da Fundação e as mulheres parecem usar certos canais mais do que os homens.

Entre os editores da Wikimedia, 44,8% relataram não usar nenhum canal para aprender sobre recursos e serviços da Fundação Wikimedia. Daqueles que relataram o uso de um dos canais listados, as páginas do projeto da Wikimedia foram endossadas mais. Os afiliados da Wikimedia relataram uma variedade maior de canais para aprender sobre atualizações da Fundação. Além dos projetos da Wikimedia, eles relataram usar o blog, as conferências locais e as mídias sociais mais do que as outras categorias. As mulheres parecem usar canais de maneira diferente dos homens. 68% dos homens e 80% das mulheres relataram usar um canal ou mais para aprender sobre as atualizações da Fundação. Uma proporção maior de homens usou páginas de projetos da Wikimedia. Editores de mulheres relataram um maior uso de listas de discussão, mídias sociais, o blog da Fundação Wikimedia e conferências.

Equipe de programas da comunidade: os usuários do Wikimedia Commons gostariam de ter um melhor suporte para descrições multi-idiomas de arquivos de mídia e serem capazes de descobrir facilmente arquivos de mídia novos ou inesperados

Os recursos mais frequentemente selecionados para o Wikimedia Commons, tanto para editores de alta como baixa atividade, estavam querendo melhor suporte de descrições multi-idiomas de arquivos de mídia e querendo descobrir facilmente novas ou inesperadas mídias para ilustrar outros projetos da Wikimedia (PR30). Ambos foram votados em cerca de 25% do tempo. Outras opções incluíam melhores opções para editar arquivos multimídia, melhores opções para colaborar com outros projetos como os da Wikimedia, e maneiras mais refinadas de incorporar mídia de sites externos.

Equipe de Recursos da Comunidade: Eventos locais e regionais mostram mais habilidades de aprendizado e construção como resultados importantes do que conferências globais maiores, enquanto a Wikimania se destaca na descoberta da nova

Os participantes compartilharam quais os resultados mais importantes de participar das conferências da Wikimedia,e certos eventos pareciam ser mais adequados para certos resultados:

Resultados dos participantes para as conferências da Wikimedia
  • A descoberta de novos projetos e ideias é melhor no Wikimania: Embora todas as conferências tenham tido uma alta proporção de participantes que relataram descobrir novos projetos ou idéias como o resultado mais importante, a Wikimania teve a maior proporção de todas.
  • Fazendo o trabalho em todos os tipos de eventos: Em todos os tipos de eventos, parece que uma alta proporção de participantes relatou que eles puderam iniciar ou melhorar um projeto porque participaram da conferência.
  • Resolvendo conflitos na Conferência Wikimedia e conferências nacionais ou locais: The annual Wikimedia Conference and other national or local conferences seemed have more reports of this kind of activity.
  • Aprendizagem em conferências temáticas e nacionais ou locais: Participants who attended thematic events had a higher proportion who selected learning or improving a new skill as the most important result, which was followed by national or local conferences and regional events.
  • Sentir-se reconhecido é menos frequente nas conferências: Através dos diferentes resultados, parece que a sensação reconhecida ou apreciada parecia estar na extremidade inferior.

Equipa de Aprendizagem e Avaliação: Continuando a ver uma tendência ascendente na capacidade de avaliação entre os organizadores do programa e os organizadores afiliados

LE07 & LE08: Mensuração anual da capacidade de avaliação
LE08: Medição de atividades de avaliação

Em geral, a preparação para avaliação entre os organizadores tem crescido desde 2017 (LE07). Entre 2014 e 2016, a pesquisa Avaliação do Pulso só alcançou os organizadores do programa que estiveram em contato com a Fundação por meio de vários programas.Com o CE Insights, o público expandiu-se para uma comunidade mais ampla de organizadores de programas que podem ou não ter participado dos programas de capacitação da Wikimedia Foundation. A capacidade de avaliação e gestão do programa auto-relatada aumentou entre 2014 e 2016 (em verde no gráfico). Com a mudança de público, continuamos a ver um aumento entre 2017 e 2018 (em azul).

Os resultados mostram que a estratégia da equipe de capacitação por meio de recursos on-line, ferramentas e alavancagem de redes de pares está no caminho certo. The data show that there is increase of use Program & Events Dashboard, that organizers gain skills through in-person trainings, and that program organizers mostly go to friends or to Meta-Wiki for support.This data is in line with the team's work on the Wikimedia Resource Center, learning workshops at conferences, and curating online resources for learning.

Equipe jurídica: as comunidades parecem estar confusas sobre as políticas de conteúdo relacionadas às biografias de pessoas vivas e à edição paga

Attitudes towards Biographies of Living Persons
Opinions about Foundation support to policies

De uma amostra de membros da comunidade, os resultados mostram que as opiniões divergem sobre se a Fundação "deveria estar fazendo mais para conter a edição paga na Wikipédia." Desta amostra de 184 editores, 52% concordaram com a afirmação, enquanto 32% selecionaram "nem concordam nem discordam" e 16% discordaram. Nenhuma diferença significativa foi detectada entre editores com diferentes níveis de atividade.

Os editores da Wikipédia que participaram desta pesquisa estão divididos sobre se as informações de uma pessoa devem ser removidas da Wikipedia quando essa informação é considerada privada no país de residência da pessoa. Os artigos da Wikipedia às vezes têm informações sobre pessoas vivas que são legalmente permitidas na Wikipédia, mas que seriam consideradas informações privadas onde o assunto do artigo vive. Foi perguntado aos editores da Wikipedia se as informações privadas deveriam ser removidas quando essa situação acontecesse. Os resultados também são misturados. De 516 editores, cerca de um terço concorda, um terceiro discorda e um terceiro selecionou "não sei".

Partnerships & Global Reach team: Focus on emerging communities shows through awareness of partnerships support.

Conscientização dos serviços prestados pela equipe de parcerias

The majority of affiliate organizers (61%) were unaware of the Partnerships and Global Reach team. 74% dos organizadores afiliados relataram desconhecer que a equipe Global Reach and Partnerships poderia ajudar a apoiar a criação de parcerias.

Os países emergentes informaram ter mais conhecimento (59%) da equipe Parcerias e Alcance Global do que os organizadores de programas dos países do Norte Global (41%). Perguntamos a todos os organizadores se eles sabiam que a equipe está disponível para ajudar nas parcerias. Apenas 26% de todos os organizadores relataram estar cientes desse recurso de suporte. Mais organizadores de comunidades emergentes relataram estarem cientes desse apoio (41%) do que organizadores de comunidades emergentes (19%).

Equipe de colaboração técnica: os colaboradores preferem dar feedback sobre novos recursos de software nos wikis, e a Tech News é de longe a maneira preferida de obter notícias técnicas

A Tech News é mais preferida para receber atualizações e notícias sobre o desenvolvimento de software da Fundação.

Editors reported highly preferring Tech News for receiving updates and news about WMF software development.Para os editores de alta atividade, as páginas da comunidade da Wikimedia, como as bombas das aldeias locais e os sites de notícias da Wikimedia, como o Signpost ou o Kurier , também foram altamente selecionados. As listas de discussão da Wikimedia e os produtos da Wikimedia Foundation parecem ser o terceiro grupo de sites preferidos entre os editores de alta atividade. Para editores de baixa atividade, redes sociais, o blog da Wikimedia Foundation e as páginas da comunidade foram os preferidos depois da Tech/News. As diferenças entre 2017 e 2018 da pesquisa da CE Insights foram verificadas, mas não foram encontradas diferenças significativas.

Conclusions and next steps

  • There is room for improvement in diversity of the movement, as well as in improving specific aspects of both collaboration and engagement and diversity and inclusion, which are essential for achieving knowledge equity, one of the areas of focus in the 2030 strategic direction. The focus of the strategic direction is to be the essential infrastructure for free knowledge in the world. There are two branches to this direction, and one is knowledge equity. This direction demands that we examine how well we are working to "break down the social, political, and technical barriers preventing people from accessing and contributing to free knowledge."[7] Being a diverse, inclusive community that is welcoming to all is essential to reach this goal. Awareness of self and others, a sense of belonging, and attitudes towards valuing diversity could be improved to reach this aim.
  • Onze equipes da Fundação estão trabalhando para decidir como usarão seus dados. Algumas equipes já publicaram seus próximos passos em suas páginas de relatório. Atualmente, as equipes continuam explorando os resultados e tomando decisões sobre como usar os resultados. Em todos os relatórios, as equipes estão relatando suas descobertas mais úteis e também como pretendem usar os resultados.
  • Continuar a melhorar a experiência da pesquisa, a fim de melhorar as taxas de resposta e conclusão. As taxas de resposta deste ano melhoraram para os contribuidores, mas é necessário trabalhar mais para melhorar a experiência dos usuários. Nosso objetivo é encurtar a pesquisa, bem como conduzir testes de usuários para melhorar a experiência dos colaboradores. Esta pesquisa será usada para medir aspectos da estratégia do Departamento de Envolvimento da Comunidade.

Notas

  1. Veja https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Foundation_Annual_Plan/2017-2018/Final/pt-br
  2. Para os colaboradores, os resultados de idade foram ponderados.
  3. a b Isso inclui japonês, chinês e amostragem de todos os outros idiomas originários da região Ásia/Índia.
  4. a b Isso inclui o árabe e a amostragem de outros idiomas do Oriente Médio e africanas.
  5. Inclui Italiano, Francês, Holandês e outros idiomas da Europa Ocidental. Exclui Espanha e Portugal, uma vez que esta comunidade está dividida entre a América Latina e a Europa.
  6. Os dados apresentados para essa questão em particular não são ponderados porque os dados seriam divididos bem pequenos em várias regiões.
  7. https://meta.wikimedia.org/wiki/Strategy/Wikimedia_movement/2017/Direction#Our_strategic_direction:_Service_and_Equity