Segurança da comunidade/Perguntas frequentes

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Community Safety/Frequently Asked Questions and the translation is 98% complete.
Community Safety - Quarterly Data from the Wikimedia Movement

Perguntas frequentes

Porque está a ser realizado o inquérito?

Está a ser realizado em resposta a uma ideia proposta no esboço de aplicação do comité de redação liderado pela comunidade para as UCoC para fortalecer a auto-governação da comunidade local, especificamente: “Recomendamos que a Fundação trabalhe para criar um sistema onde os contribuintes possam expressar com segurança se se sentem seguros num projeto específico ou não.”

As conclusões serão partilhadas publicamente com as comunidades para análise.

Porque estou a ver este inquérito?

Está a ver o inquérito porque foi selecionado aleatoriamente pelo Ferramenta QuickSurveys. A ferramenta visa uma percentagem de visualizadores num determinado wiki e, se tiverem sessão iniciada e atingirem o limiar de edição de contagem, o inquérito será apresentado. A QuickSurveys foi escolhida para o Inquérito de Segurança da Comunidade para garantir o anonimato dos inquiridos. A amostragem pela ferramenta não está relacionada com o seu nome de utilizador(a), mas sim com uma Token de sessão gerada quando visita um website. No entanto, isto significa que se estiver a utilizar um dispositivo diferente, ou tiver apagado os cookies do seu navegador, poderá encontrar o inquérito mais do que uma vez. A probabilidade de isso acontecer é baixa, mas, no entanto, é possível.

Se lhe for apresentada a pergunta do inquérito e decidir responder, lembre-se de que a pergunta pretende questioná-lo(a) sobre as suas interações no espaço wiki específico onde viu a pergunta aparecer e não sobre as suas interações mais amplas nos espaços Wikimedia. Isto para que possamos analisar como os contribuintes seguros se sentem a participar em espaços wiki específicos.

Porque devo responder a este inquérito?

A participação neste inquérito ajudará os espaços Wikimedia inquiridos a saber quão seguros os seus contribuintes se sentem envolvidos nestas comunidades ao longo do tempo. O objetivo do inquérito é comunicar às comunidades para que possam avaliar as suas próprias necessidades de intervenção; para avaliar se os projetos existentes (incluindo iniciativas comunitárias locais como as RfCs mudando as práticas de autogovernação, programas de apoio por afiliadas, o Código de Conduta Universal, Proteção IP, e outros) estão a trabalhar para aumentar o sentido de segurança dos contribuintes; e servir como um potencial “sinal de aviso” se houver picos súbitos nos inquiridos que se sintam inseguros ou desconfortáveis numa determinada comunidade.

Qual é a pergunta do inquérito?

A pergunta do inquérito é adaptada a cada espaço Wikimedia pesquisado.

Wikimedia Space Formulação de perguntas e opções de resposta em inglês Tradução para o idioma principal
Wikipédia em persa In the last 30 days, have you felt unsafe or uncomfortable contributing to Wikipedia (fa.wikipedia.org)?

- Yes
- No
- I'm not sure
Coming soon
Wikipédia em catalão In the last 30 days, have you felt unsafe or uncomfortable contributing to Wikipedia (ca.wikipedia.org)?

- Yes
- No
- I'm not sure
Coming soon
Wikipédia em inglês In the last 30 days, have you felt unsafe or uncomfortable contributing to Wikipedia (en.wikipedia.org)?

- Yes
- No
- I'm not sure
Not Applicable
Wikipédia em francês In the last 30 days, have you felt unsafe or uncomfortable contributing to Wikipedia (fr.wikipedia.org)?

- Yes
- No
- I'm not sure
Coming soon
Wikipédia em português In the last 30 days, have you felt unsafe or uncomfortable contributing to Wikipedia (pt.wikipedia.org)?

- Yes
- No
- I'm not sure
Coming soon
Wikipédia em espanhol In the last 30 days, have you felt unsafe or uncomfortable contributing to Wikipedia (es.wikipedia.org)?

- Yes
- No
- I'm not sure
Coming soon

Porque inclui o URL para diferentes Wikipedias?

Queremos que os utilizadores respondam à pergunta com base na comunidade Wikipedia onde lhes foi mostrado o inquérito, em vez de se basearem em interações mais amplas em Wikipedias de outros idiomas. Muitos editores mais recentes não sabem que existem várias Wikipedias, enquanto os contribuintes mais experientes contribuem frequentemente para Wikipedias de vários idiomas. Para poder começar com uma pergunta universalmente aplicável que possa ser mostrada em diferentes espaços Wikimedia para se alinhar com a nossa configuração de inquérito e ser capaz de gerar automaticamente a tradução correta no idioma do Interface do Utilizador do utilizador, optámos por incluir o URL para especificar qual o espaço de idioma que queremos dizer.

De que forma é diferente da pergunta do semelhante do inquérito de Opiniões da Comunidade?

O objetivo dos dados do inquérito Perspetivas da Comunidade é ser representativo do nosso movimento global mais amplo, independentemente dos espaços Wikimedia para os quais alguém contribui. O objetivo do inquérito de Segurança Comunitária é ser representativo do espaço Wikimedia específico no qual o inquérito é distribuído (por exemplo, “Wikipedia inglesa”, “Wikidata”, “Wikipedia portuguesa”). O texto das perguntas em ambos os inquéritos é propositadamente semelhante, para que possamos comparar os dados destes dois inquéritos para triangular a fiabilidade. Este piloto também está a explorar uma nova forma de convidar pessoas a participar, usando QuickSurveys em vez de mensagens em massa através de páginas de conversas ou e-mails do utilizador.

As comunidades wiki foram informadas sobre este inquérito?

Informámos as comunidades wiki que foram selecionadas para fazerem parte da fase de teste do inquérito como parte deste projeto exploratório aqui:

As comunidades selecionadas para as linhas de base serão informadas do processo assim que conseguirmos avaliar os resultados dos nossos testes da ferramenta de Inquérito Rápido e pergunta sobre as Wikipedias catalã e persa. Atualizaremos as ligações abaixo à medida que publicarmos as nossas mensagens para as comunidades:

Porque foram escolhidas estas comunidades wiki?

  • Os critérios de seleção para as primeiras rondas do inquérito de Segurança Comunitária começaram com o tamanho das wikis: uma comunidade precisava de ser suficientemente grande para poder ser inquirida 4 vezes por ano sem causar um fardo indevido para os voluntários ao inquirir repetidamente as mesmas pessoas. Com base numa estimativa de taxas de resposta de 20 % da participação anterior em tais esforços, determinámos que as 12 maiores wikis através da contagem mensal única de editores eram viáveis para realizar o inquérito.
  • Escolhemos estas 5 comunidades uma vez que os seus contribuintes vivem em amplas regiões geográficas e incluem os maiores projetos por comunidade, a Wikipedia de idioma inglês e por volume de contribuição, a Wikidata. Tenha em atenção que a Wikidata pode não funcionar com a configuração atual dos Inquéritos Rápidos e pode ter de ser excluída até que possamos atualizar a ferramenta; saberemos mais em janeiro.
  • Para os pilotos, queríamos garantir que temos espaço para “erros” à medida que lançamos um projeto de inquérito totalmente novo usando uma ferramenta menos utilizada (Inquéritos Rápidos), bem como espaço para aprender a partir de diferentes contextos e idiomas e como podem afetar a conceção do inquérito.
  • Se este projeto for bem-sucedido e útil para as comunidades, afiliadas e para a Fundação, pretendemos expandir este inquérito a outros espaços no futuro!

É seguro responder a este inquérito?

O inquérito foi concebido para que qualquer pessoa que veja os dados, incluindo os investigadores, não possa associar uma resposta a um utilizador individual ou saiba que pessoas foram questionadas. O inquérito é regido por este declaração de privacidade. Os dados em bruto deste inquérito não serão partilhados publicamente e as respostas ao mesmo não serão utilizadas para identificar qualquer utilizador ou pessoa. Leia as perguntas posteriores para saber mais sobre que dados são recolhidos, como são recolhidos e durante quanto tempo serão mantidos.

Que dados são recolhidos utilizando este inquérito e como são tratados?

Quando um utilizador responde ao inquérito, além da resposta ao inquérito, a informação recolhida inclui o título da página e a ID em que o utilizador responde, a plataforma (web/android/ios), idioma do utilizador, editar a contagem “bucket” (ou seja, intervalos de “5-99 edições” | “100-999 edições” | “1000+ edições” em vez de contagens de edição individuais), endereço IP e código do país. As informações identificáveis para qualquer utilizador específico, como nome de utilizador ou ID, não são recolhidas através do inquérito.

A ferramenta QuickSurveys será utilizada para administrar o inquérito, que por sua vez depende do EventLogging, uma extensão que lhe permite recolher dados estruturados sobre como os utilizadores interagem com os sites MediaWiki. Quando o inquérito é iniciado, todas as propriedades são listadas no esquema de iniciação, e quando um utilizador responde, todas as propriedades do esquema de respostassão capturadas.

Os dados JSON não tratados são importados para o HDFS a partir do Kafka, e, em seguida refinados para tabelas com suporte de parquéHive. Os dados são inicialmente armazenados na base de dados de eventos de Hive. De acordo com a WMF Política de Privacidade e a Diretrizes de Retenção de Dados, os dados do evento passam por um processo de higienização automática que elimina todas as informações potencialmente sensíveis contidas na base de dados de eventos Hive com mais de 90 dias. A base de dados de eventos_higienizados armazena os dados higienizados, onde serão armazenados indefinidamente. Consulte a Wikitech Página de retenção de Dados de Eventos para obter mais informações.

Para poder analisar as alterações ao longo do tempo, a equipa de Dados e Opiniões Globais irá reter indefinidamente os conjuntos de dados em bruto dos inquéritos de Segurança da Comunidade. Este conjunto de dados não será armazenado em bases de dados que possam ser consultadas e só estarão disponíveis a colaboradores e contratantes específicos da WMF que tenham assinado um acordo de não divulgação.

Como serão utilizados os resultados deste inquérito?

Após a limpeza e análise de dados, as respostas agregadas serão reportadas no separador Relatórios por espaço de cada comunidade. Não publicaremos quaisquer estatísticas a menos que os dados associados sejam suficientemente comuns.

Esperamos que as comunidades participantes utilizem estes dados para acompanhar a forma como os sentimentos de segurança mudam ao longo do tempo e para responder em conformidade, possivelmente investigando mais aprofundadamente o motivo pelo qual os seus resultados parecem a forma como se comportam, realizando conversas comunitárias e, potencialmente, planeando intervenções específicas do espaço, se necessário. Acreditamos que as comunidades são os especialistas nas suas próprias experiências e contextos e que são mais qualificadas para avaliar as suas situações e como podem ser melhoradas.

Os dados serão ainda utilizados para ajudar a monitorizar se colaborações e parcerias contínuas, tais como iniciativas orientadas por estratégias de movimento, como o Código de Conduta Universal, a ocultação de IP e o sistema de relatório planeado de incidentes (consulta original à comunidade 2019), estão na realidade a ajudar a melhorar as perceções de segurança nos espaços participantes.

Por quanto tempo são guardados estes dados do inquérito?

Para poder analisar as alterações ao longo do tempo, a equipa de Dados e Opiniões Globais irá reter indefinidamente os conjuntos de dados em bruto dos inquéritos de Segurança da Comunidade. Este conjunto de dados não será armazenado em bases de dados que possam ser consultadas e só estarão disponíveis a colaboradores e contratantes específicos da WMF que tenham assinado um acordo de não divulgação. Atualizaremos esta secção à medida que descobrirmos mais sobre que dados serão necessários para realizar análises ao longo do tempo e que dados podem ser eliminados.

Para cumprir a Política de Privacidade e as Diretrizes de Conservação de Dados da WMF, os dados conservados no Hive com mais de 90 dias passam por um processo de higienização automática, durante o qual todas as informações potencialmente sensíveis são eliminadas. As informações sensíveis incluem, mas não se limitam a informações de identificação pessoal e informações de navegação. Os dados higienizados são mantidos indefinidamente. Por favor, verifique esta página Wikitech sobre a retenção de dados de eventos para mais informações.

Como é que eu rejeito esta pesquisa?

Figura 1. Como rejeitar esta pesquisa.

Conforme apresentado na Figura 1, pode assinalar a marca de cruz para abandonar o inquérito se mesmo lhe for apresentado.

Tenha em atenção que, ao rejeitar o inquérito opta por não participar nesta ronda de recolha de dados, podendo receber aleatoriamente novas amostras em futuras recolhas de dados. Existe igualmente a possibilidade de voltar a ser mostrado na mesma ronda se limpar os cookies do seu navegador ou mudar de plataforma.

Devido ao aspeto dos Inquéritos Rápidos centrado na privacidade, em que os utilizadores recebem amostras anonimamente e o inquérito não está associado ao seu nome de utilizador, infelizmente não podemos fornecer uma funcionalidade de autoexclusão permanente.

Foi-me colocada a pergunta do inquérito duas vezes esta semana, porque é que isto aconteceu e como é que isso irá afetar a qualidade dos dados?

Lamentamos que lhe tenha sido pedido que responda ao mesmo inquérito duas vezes. Isto pode acontecer se um utilizador estiver ativo em vários dispositivos/navegadores ou tiver limpo os seus cookies do navegador. Uma vez que o inquérito não foi concebido para captar informações de identificação sobre o utilizador, como o nome de utilizador, não podemos evitar totalmente a duplicação. A duplicação não deve ter impacto na qualidade dos dados, uma vez que a probabilidade de os utilizadores responderem sim ou não à pergunta que é feita mais do que uma vez é a mesma.

E se me tiver sido perguntado mais do que uma vez por ano, ou num espaço Wikimedia diferente?

Lembre-se de que este inquérito é realizado quatro vezes por ano para medir as alterações ao longo do tempo. Se lhe foi colocada novamente a pergunta do inquérito, mas não no mesmo mês, considere que este é um inquérito separado. Sinta-se bem-vindo(a) para responder à pergunta ou optar por não participar, como normalmente. Da mesma forma, se lhe foi colocada a pergunta do inquérito num espaço wiki diferente, considere-os como inquéritos separados, uma vez que se destinam a medir os sentimentos de segurança ao mesmo tempo que contribuem para o espaço wiki específico e não para um sentido geral de segurança entre as comunidades wiki.

A tradução da pergunta ou das respostas da pesquisa está errada, como é que eu a posso corrigir?

Lamentamos que a tradução esteja errada. Envie uma mensagem para página de conversação com as seguintes informações: idioma, o texto que deve ser corrigido e para o que deve ser corrigido.

Se tiver mais perguntas, ou se quiser sugerir melhorias ao projeto, envie-nos uma mensagem na página de conversação, ou envie-nos um e-mail para surveys(_AT_)wikimedia.org.