Esperanto kaj Libera Scio

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Esperanto kaj Libera Scio and the translation is 49% complete.
Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Esperanto • ‎Frysk • ‎Nederlands • ‎català • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎português • ‎português do Brasil • ‎čeština • ‎български • ‎українська • ‎ייִדיש • ‎中文 • ‎日本語
Wikimedia ELiSo logo.svg
Representantes da ELiSo durante a Conferência Wikimedia 2014 em Berlim

Esperanto kaj Libera Scio (ELiSo, 'Esperanto e Conhecimento Livre' em português) é um grupo de wikimedistas que falam Esperanto. O grupo foi reconhecido como um Grupo de Usuários Wikimedia pelo Comitê de Afiliações da Fundação Wikimedia em 4 de abril de 2013.

O foco do grupo é unir esperantistas que editam a Wikipédia e os outros projetos Wikimedia, ou desejam apoiar o conhecimento livre de outras maneiras.

Justificativa

Esperanta Vikimanio, conferência e seminário em 2011 em Svitavy (República Checa)

Wikimedistas esperantistas são ativos em todo o mundo, nos projetos Wikimedia como a Wikipédia, nos capítulos (por exemplo NL, SK, CZ e AR) e em outro grupo de usuários (BR). Às vezes, faz sentido organizar um encontro nosso, ou coordenar o trabalho melhor, para criar e distribuir ferramentas de divulgação e capacitação, ou ter alguém que represente os wikimedistas esperantistas como um grupo - junto às demais organizações Wikimedia ou junto às organizações esperantistas. Convenções esperantistas são uma ótima oportunidade de falar sobre a Wikipédia e o conhecimento livre, para outras atividades uma convenção especial para wikimedistas esperantistas faz mais sentido.

The group is relevant to:

  • organize esperanto-wikimedia meetings;
  • improving work coordination;
  • create and distribute outreach and teaching aids;
  • communicate on Wikipedia, Wikimedia and free knowledge in Esperanto conventions;
  • finding someone who can represent the Esperanto-speaking Wikimedians as a group;

For other activities a special convention for Esperanto-speaking Wikimedians makes more sense.

Benefícios

  • Apesar de que, tecnicamente, ninguém precise do Esperanto para obter conhecimento livre, muitas pessoas usam-no para esse fim.
    A Wikipédia em Esperanto é mais lida do que, por exemplo, as Wikipédias em hindi, em letão ou em azeri. Pense também no pensionista checo que é um veterano no clube esperantista local mas não teve a oportunidade de aprender qualquer outra língua estrangeira em sua vida - para ele, o Esperanto é o que o inglês é para muitos jovens ocidentais de hoje em dia - uma janela para o mundo. Ele pode descobrir mais informações sobre assuntos como línguas ou municípios da Hungria na Wikipédia em Esperanto, do que em sua língua materna (cf. 1, 2).
"Por isso, a ELiSo saúda calorosamente a decisão de maio de 2014 de Asaf Bartov (chefe de subsídios da WMF) em não se opor, em princípio, a custear atividades da Wikimedia em Esperanto."
  • Esperantistas formam uma comunidade ágil, internacional e extraordinariamente multilíngue.
    Cada um deles é pelo menos bilíngue (língua materna e Esperanto) e muitos são poliglotas. Em termos de custo-benefício, isso faz deles as primeiras pessoas que deveriam ser convidadas para ajudar a promover a missão da Fundação Wikimedia, que inclui "apoio ao desenvolvimento de projetos wiki multilíngues". A faixa de valores compartilhados pela Wikimedia e o movimento esperantista, tais como liberdade, universalidade e neutralidade, é impressionante.
  • Cada esperantista fala pelo menos uma outra língua além do Esperanto.
    Apesar de que eles são bem poucos (estimativas apontam até 2.000.000), esperantistas podem ser encontrados em 115 países e o Esperanto vem sendo usado principalmente como uma língua auxiliar internacional, análoga ao inglês na atualidade e diferente da maioria das línguas nacionais. E pelo fato de que cada esperantista é também um falante de uma língua nacional, mesmo atividades menores conduzidas em Esperanto são naturalmente multiplicadas em inúmeras comunidades e podem alcançar ampla divulgação. Além do mais, muitos esperantistas tendem a ser membros bastante ativos e respeitáveis em suas comunidades.

Objetivos

Folheto em Esperanto, produzido em cooperação com UEA e EEU e com a autorização da WMF, 2008

Para distinguir-se de um mero WikiProjeto virtual, o grupo realiza projetos que incluem tarefas offline, tais como: organização de eventos, apresentações públicas, parcerias com instituições, trabalho de campo, correspondência. Algumas dessas atividades são uma continuação das atividades pioneiras (prévias ao grupo de usuários) desenvolvidas tanto individualmente ou dentro do grupo de trabalho informal da Wikipédia na ONG esperantista E@I.

Exemplos das atividades de prospecção do grupo incluem:

  • Promoção internacional: divulgação, palestras e treinamentos sobre a Wikipédia, outros projetos Wikimedia e sobre o conhecimento livre, organizados durante convenções esperantistas (UK, IJK, KAEST, SES) por todo o mundo, e em cooperação com clubes esperantistas e possivelmente também com o respectivo capítulo Wikimedia nacional - tais atividades possibilitam o uso do Esperanto e das estruturas existentes dentro do movimento esperantista de 127 anos, para alcançar um público muito multinacional e de educação multilíngue, incluindo países e línguas ainda incipientes ou inexistentes no mundo Wikimedia
  • Apoio à qualidade dos artigos: recrutamento de voluntários da Associação Universal de Esperanto (organizações nacionais em 70 países, membros em 121 países) e uso da interface de tradução desenvolvida pela E@I com o objetivo de destacar o artigo "Esperanto" em tantas versões da Wikipédia quanto forem possíveis, através de um esforço coordenado de tradução de um artigo modelo já disponível e destacado nas Wikipédias em checo e em eslovaco – essa abordagem, descrita am uma apresentação na Wikimania 2013, pode resultar em um novo modelo de cooperação multilíngue que pode ser generalizado no futuro para cobrir mais tópicos e ser usado também por outras comunidades Wikimedia
Sessão Wikipédia no Congresso Mundial de Esperanto em Roterdã, 2008
  • Divulgação multilíngue: auxílio às instuições GLAM mencionadas acima no recrutamento e coordenação de voluntários multilíngues dentro do grupo e da comunidade esperantista com o objetivo de traduzir artigos da Wikipédia sobre tópicos relacionados às instituições em tantas línguas quanto possíveis, e de equipar a instituição com códigos QR com ligação para os artigos
"Vikipedio por vi", um guia promocional e instrucional para novos wikipedistas, em Esperanto.
  • Defesa do conhecimento livre em uma sociedade de mesma filosofia: promoção ativa e direcionada das licenças livres - revisão dos materiais relacionados ao Esperanto disponíveis em domínio público e particularmente os materiais que foram publicados em licença livre pelo detentor dos direitos; publicidade e infraestrutura para licenças livres (palestras, artigos, ajuda para a equipe OTRS nas submissões escritas em Esperanto, criação de formatos de publicação de licenças e assistência com seu uso); campanha coordenada visando o lançamento de trabalhos sob uma licença livre pelo engajamento de membros e outros voluntários em entrar em contato com detentores de direitos de cópia (os autores esperantistas normalmente são pessoas entusiasmadas, embora mais velhas, então correspondência comum e/ou visitas pessoais podem ser necessárias) e requisitando-os a lançar seus trabalhos sob uma licença livre (e como valor agregado para outras comunidades, isso pode incluir também trabalhos escritos por eles mas sem relação com o Esperanto)
  • Tecnologia linguística: cooperação entre o desenvolvedor do mecanismo de tradução automática WikiTrans e a comunidade da Wikipédia em esperanto com o objetivo de ajudar na produção de um gadget na Wikipédia que pode simplificar a criação de novos artigos em Esperanto baseando-se na tradução automática de artigos na Wikipédia em inglês (com revisão humana) - isso pode depois ser generalizado e receber a atenção de toda a comunidade Wikimedia, já que GramTrans está introduzindo suporte para outras línguas (como o dinamarquês)
  • Documentação de abrangência mundial: coordenação de uma campanha internacional (com cooperação próxima como a pessoa dedicada da Associação Universal de Esperanto) e possível cobertura de gastos com viagens de voluntários para registrar fotografias dos objetos Zamenhof-Esperanto (monumentos relacionados por nome ou propósito ao Esperanto e/ou a seu criador) - devido a sua escassez e distribuição ao longo do mundo, qualquer reembolso provavelmente precisaria ser condicionado à contribuição simultânea do fotógrafo em outros projetos existentes e similares conduzidos no mesmo país (como fotografias de monumentos culturais, cidades e áreas protegidas nas proximidades, etc.)

Collaborations

E@I

From the very beginning of our existence have been collaborating with the non-profit organisation Education@Internet (E@I). E@I helped during whole time with much of consulting, encouragements, sharing best practices, providing its office for meetings and time during its events for presentations and trainings, media support, own work and much more. We even decided to found Esperanto and Free Knowledge during E@I's event and later subscribed the User Group Agreement in the E@I's office. E@I has long record of Wikimedia work, e.g. publishing 2 books about Wikipedia and organizing the first international (and possible any) Wikipedia training in Slovakia, in 2007 (4 years before the discussion about founding WMSK began).

There are two high representatives of Esperanto: Universal Esperanto Association (UEA) and its youth section World Esperanto Youth Organization (TEJO). With both of them we are collaborating on specific projects, mostly Wikimedia competitions. TEJO is the first Esperanto organisation to have official Wikimedian in Residence (in 2016, see in the annual report).

Partnerships

On September 13 2018 we came into formal partnership with the International Science Esperanto Association (ISAE). ISAE is the longest existing science organisation using Esperanto, and is official expert's association member of Universal Esperanto Association, the highest official representative of Esperanto. With ISAE's goal to "bring more science into Esperanto community" it greatly match with our mission to share knowledge in Esperanto. The main area of our partnership is expert terminology in Esperanto.

Relatório de atividades

Pessoas interessadas

  1. akfoss; June 2014; Iran
  2. Aleks Andre (talk)
  3. Alzinous (talk) 18:40, 8 December 2018 (UTC)
  4. Amikeco
  5. Arno Lagrange
  6. Biciklanto
  7. Blahma
  8. Capiscuas (talk) 15:31, 30 December 2015 (UTC)
  9. CasteloBrancomsg
  10. Cekli829 19:02, 6 October 2014 (UTC)
  11. Chuck SMITH (talk)
  12. Dirk Bindmann (talk) 15:17, 13 May 2014 (UTC)
  13. Fajro
  14. Fiskot
  15. Fitoschido [shouttrack] @ 10 August, 2014; 08:45
  16. gangleri aka לערי ריינהארט (Wikidata talk)
  17. Γλαύκος (talk)
  18. ITPRO.UZ|(talk)
  19. Keilana|Parlez ici
  20. KsaveroEO
  21. KuboF
  22. LaPingvino
  23. Lingveno 17:53, 14 December 2014 (UTC)
  24. Lu Wunsch-Rolshoven
  25. Marcos
  26. Marek Mazurkiewicz (talk) 00:24, 5 July 2016 (UTC)
  27. Meltingwood (talk)
  28. Mirmalov
  29. NealMcB
  30. NMaia (talk)
  31. Objectivesea
  32. Orange Mike
  33. Pavla Dvořáková
  34. Psychoslave (talk) 11:00, 5 April 2013 (UTC)
  35. Remux
  36. Robert Weemeyer
  37. Sahaquiel9102
  38. Theomanou (talk) 06:52, 15 April 2013 (UTC)
  39. ThomasPusch (talk) 23:05, 17 October 2013 (UTC)
  40. trio
  41. Venca24
  42. Yvesn (talk) 14:47, 18 February 2013 (UTC)
  43. Ziko
  44. 理查 from HongKong Richard923888 (talk) 09:17, 30 September 2018 (UTC)
  45. Rachel Helps (BYU) (talk) 21:10, 29 October 2019 (UTC)

Contato