Festa da Wiki-Lusofonia/Eventos/Editatonas do História na Wiki

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki

Esta é a página dos eventos do História na Wiki na Festa da Wiki-Lusofonia Aqui você encontrará as informações gerais relacionadas aos nossos eventos. Aqui também deixamos alguns links e arquivos importantes, como tutoriais de edição, links para as inscrições e um manual sobre licenças livres. Se você estiver buscando informações mais específicas relacionadas ao evento no Wikimedia Commons e ao evento na Wikipédia, você pode acessar os links que disponibilizamos em suas seções específicas. Se mesmo acessando essa página e as páginas destinadas a cada evento você ainda tiver com alguma dúvida, você pode, de preferência, deixar uma mensagem discussão dessa página. Mas você também pode nos contatar por e-mail e redes sociais. Nossos contatos estão no final da página.

Não é necessário qualquer conhecimento prévio de edições para participar dos eventos. As palestras serão gravadas e disponibilizadas no Wikimedia Commons e no YouTube.

Política de espaço amigável[edit]

Nossos eventos seguem uma política de espaço amigável. É importante que todos os editores envolvidos nos eventos tenham conhecimento deste documento. Não serão aceitos comportamentos como assédio, ataques, discriminação e interrupção e qualquer comportamento inadequado deverá ser informado aos organizadores.

O História na Wiki, através dos organizadores do evento, se compromete a seguir a política do espaço amigável, buscando a reconciliação, advertido a parte ofensora ou infratora, e até mesmo removendo e impedindo a participação nos eventos a quem não seguir o comportamento adequado.

Inscrições[edit]

Para se inscrever nos nossos eventos, faça sua inscrição no Outreach Dashboard dos eventos e responda ao nosso formulário. A inscrição no Dashboard é essencial para que possamos acompanhar as edições e identificar os cinco usuários mais ativos em cada evento, que serão premiados com uma camiseta e uma bolsa ecológica personalizadas com as logos comemorativas do História na Wiki e da Festa da Wiki-Lusofonia. Já o formulário serve para que possamos ter seu contato de e-mail para enviar a você as informações para acessar o evento, acompanhar as palestras e as aulas de edição.

Caso você ainda não tenha uma conta nas plataformas Wikimedia, não tem problema. Aqui você vai encontrar um tutorial feito pelo Wiki Movimento Brasil sobre como criar uma conta na Wikipédia e outro sobre como subir imagens no Wikimedia commons. Essa conta é unificada para todos os projetos Wikimedia, então assim que você tiver criado essa conta estará apto a se inscrever no nosso Dashboard. Se mesmo assim você encontrar dificuldades, preencha apenas o formulário. Nos dias dos eventos daremos aulas de edição para todos os participantes presentes.

Os Eventos[edit]

Upload de Fotos no Wikimedia Commons - 27/03[edit]

A Campanha de Upload de Fotos no Wikimedia Commons ocorrerá sábado, no dia 27 de março de 2021, Às 14h, online. A temática principal do evento será manifestações sociais antirracistas. Para participar não é necessário qualquer conhecimento prévio de utilização do Wikimedia Commons, mas é importante que você seja o autor das fotos e esteja disposto a compartilhá-las em uma licença livre. Caso não tenha fotos de sua autoria, não deixe de participar! Você ainda poderá assistir às palestras e carregar fotos que estejam disponíveis pela internet em licença livre. Faremos uma seleção.

As fotos que forem publicadas no Wikimedia Commons poderão ilustrar verbetes da Wikipédia e demais entradas dos projetos mantidos pela Fundação Wikimedia. Isso significa que sua foto irá circular pelo mundo todo e ajudará a ilustrar páginas para as quais estas imagens forem consideradas relevantes. Importante lembrar: a autoria das fotos será reconhecida pela licença utilizada.

Programação[edit]

  • 14h00 - Abertura do evento: apresentação do História na Wiki e da Festa da Wiki-Lusofonia
  • 14h10min - Palestra com Matheus Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • 14h40min - Palestra com Cristiane Sabino (Universidade Federal de Santa Catarina)
  • 15h10min - Aula de edição no Wikimedia Commons e retirada de dúvidas dos participantes
  • 15h40min - Acompanhamento das edições e Upload, inserção de metadados e categorização de fotos no Wikimedia Commons
  • 19h00min - Encerramento do evento

Maiores informações poderão ser encontradas na página do evento de Upload de Fotos no Wikimedia Commons.

Editatona na Wikipédia Lusófona - 24/04[edit]

A editatona (maratona de edição) organizada pelo História na Wiki na Wikipédia em Português ocorrerá no sábado, dia 24 de abril de 2021, às 14h, online. A temática principal do evento será relações étnico-raciais. Para participar do evento não é necessário qualquer conhecimento prévio de edições, nem ter qualquer edição previamente selecionada. Tudo o que você precisa é ter uma conta na Wikipédia. Na página da nossa maratona de edição você encontrará sugestões de verbetes para melhorar, criar e também sugestões de bibliografias para referenciar os verbetes.

Programação[edit]

  • 14h00 - Abertura do evento: apresentação do História na Wiki e da Festa da Wiki-Lusofonia
  • 14h10min - Palestra com Adele Vrana (Whose Knowledge?)
  • 14h40min - Aula de edição na Wikipédia e retirada de dúvidas dos participantes
  • 15h20min - Acompanhamento das edições e criação e edição de verbetes na Wikipédia em português
  • 19h00 - Encerramento do evento

Tutoriais[edit]

Você pode aprender a criar uma conta e a editar verbetes na Wikipédia assistindo a estes vídeos criados pelo Wiki Movimento Brasil. Mas lembre-se: ensinaremos você a editar na Wikipédia no dia o evento. Reservamos uma parte dele para isso.

  • Como criar uma conta Wiki

  • Como adicionar referências em um artigo na Wikipédia

  • Como utilizar as imagens do Wikimedia Commons na Wikipédia


Maiores informações poderão ser encontradas na página da Editatona.

Licença Livre[edit]

Se você tiver com qualquer dúvida em relação a licenças livres, você pode acessar este manual feito pela Creative Commons Brasil.

O que você precisa saber sobre licenças Creative Commons[edit]

Informações Adicionais[edit]

  • Para estes eventos, contamos com o auxílio financeiro da Fundação Wikimedia. O nosso pedido de Rapid Grant pode ser encontrado aqui.
  • Você pode contatar o História na Wiki pelo e-mail historianawiki@gmail.com e também pelos nossos Twitter e Instagram