Fundador

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Founder and the translation is 92% complete.
Outdated translations are marked like this.

O grupo global fundador foi criado em 27 de fevereiro de 2009. Com o objetivo de duplicar o estatuto local de steward atribuído a en:User:Jimbo Wales na Wikipédia em inglês, este grupo oferecia a Wales acesso completo à interface Special:UserRights e a outros direitos dos stewards. Foi criado após a sua confirmação para steward em 2009, como uma tentativa de promover o consenso entre grupos com várias posições discordantes (remover o estatuto de steward devido a inatividade, mover para o grupo staff, manter por se tratar de um co-fundador etc). O grupo global continha muitos dos direitos dos stewards à época de sua criação.

Em decorrência de Requests for comment/Remove Founder flag e Petition to Jimbo, Wales renunciou a quase todos esses direitos.[1] e removendo os direitos: após edições subsequentes, o grupo fundador permitia o acesso de leitura à maioria dos registros e apenas a visualização de conteúdo eliminado ou suprimido. Jimbo não possui a capacidade, por meio deste estatuto, de eliminar ou suprimir qualquer conteúdo, realizar verificações, nem alterar grupos de usuários ou direitos a eles associados. Também, atualmente, Jimbo não pode editar páginas protegidas ou semiprotegidas através das permissões deste grupo, mas esta configuração pode ser alterada mediante solicitação.

Suas funções em diversos projetos da Wikimedia ainda não estão definidas.

Jimmy Wales também detém a posição “Posto do Fundador” no Conselho Diretivo da WMF.

Ver também

Referências

  1. "[Foundation-l] Removendo questionamentos sobre mim e minha função desta discussão:" mailarchive:foundation-l/2010-May/058095.html, mailarchive:foundation-l/2010-May/058158.html.