Políticas de espaço amigável

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Friendly space policies and the translation is 97% complete.

As políticas de espaço amigável são diretrizes para reuniões pessoais e virtuais da comunidade da Wikimedia, que aconselham todos os participantes a encorajar uma experiência positiva e construtivas entre si. Relacionadas ao conceito de código de conduta, política que guia o comportamento em todos os contextos, não apenas em eventos pessoais.

Política geral de espaço amigável para eventos da Wikimedia

A comunidade da Wikimedia está dedicada a fornecer uma experiência acolhedora para todos, independentemente de gênero, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, incapacidade, aparência, raça, religião, nem licença livre preferida (e não limitada a estes aspectos). Não toleramos assédio a participantes de nosso eventos. Os participantes que violarem tais regras serão pedidos que deixem o evento a critério dos organizadores do mesmo.

Definição de assédio

Assédio inclui:

  • Comentários verbais ofensivos relacionados a gênero, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, incapacidade, aparência física, tamanho corpóreo, raça, etnia, afiliação política, nem religião.
  • Deliberada intimidação, perseguição, perseguição indesejada, fotografias ou vídeos assediadores, interrupção seguida de discursos ou outros eventos.
  • Exibição não contextual de imagens de cunho sexual, contato físico inapropriado, e atenção sexual indesejável.

Espera-se que o indivíduo para o qual a advertência foi enviada cumpra-a imediatamente.

Ações corrigíveis

Ao passo que os eventos da comunidade da Wikimedia são gerenciados por voluntários, os organizadores dos mesmos dependem da ajuda de todos os participantes em manter a Política de Espaço Amigável. Se você presenciar assédio próprio ou alheio, entre em contato com um membro ou com a equipe do evento imediatamente.

Caso um organizador preocupe-se com a conduta de um indivíduo ou caso receba uma queixa, poderão ser tomadas ações apropriadas para a situação. Isso inclui um advertência em privado ao autor; em casos mais sérios, poderá ser pedido que o mesmo se retire. Em caso de perseguição, a equipe do evento poderá fornecer escoltas.

Indivíduos com um histórico de comportamento assediador ou de perturbação do evento poderão ser pedidos para que não compareçam no mesmo.

Quaisquer preocupações com a implementação dessa política deverão ser levantadas com os organizadores do evento em primeira instância, ou com a comunidade em geral da Wikimedia.

Informações para contato

Para manter a segurança dos participantes e para entrar em contato em caso de emergências, é útil listar os seguintes números de contato:

  • Organizadores do evento (telefone 24h)
  • Segurança do hotel/local
  • Polícia local
  • Hotline local de assalto sexual
  • Serviços médicos emergenciais/não-emergenciais locais
  • Companhia de táxi local

Ver também

Políticas semelhantes para tipos de eventos em particular:

Políticas e páginas relacionadas:

Políticas on-line para o espaço amigável: